• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1103

Informática de Gestão

Código: LRE1103    Sigla: INGE

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 45 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE11S

Práticas: 33,50

Docência - Horas

Práticas: 2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Informática de Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular serão utilizadas ferramentas de folhas de cálculo, como Microsoft Excel e outras, em formato open source.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Conhecer as funcionalidades básicas de uma folha de cálculo;
2. Aprofundar os conhecimentos de Excel dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
3. Utilizar as diferentes fórmulas e funções existentes no Excel;
4. Proceder à análise e gestão de dados com recurso ao Excel;
5. Implementar tarefas automatizadas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Manusear o Microsoft Excel e outras folhas de cálculo existentes;
2. Saber implementar fórmulas e funções;
3. Saber reconhecer e aplicar análise e gestão de dados, bem como automatizar tarefas.

Programa

1. Funcionalidades das folhas de cálculo;
1.1. Folhas de cálculo Open Source
1.2. O Microsoft Excel
1.2.1. Ambiente de trabalho
1.2.2. Edição e manipulação de células
1.2.3. Configuração de páginas e impressão
2. Fórmulas e funções
2.1. Introdução às fórmulas e funções
2.2. Funções matemáticas
2.3. Funções de estatística
2.4. Funções financeiras
2.5. Funções de data e hora
2.6. Funções lógicas
2.7. Funções de pesquisa e referência
2.8. Funções de texto e de informação
2.9. Funções de bases de dados
3. Análise e Gestão de dados
3.1. Gráficos
3.2. Operações sobre tabelas
3.3. Filtros de dados
3.4. Tabelas e gráficos dinâmicos
3.5. Análise de hipóteses
3.6. Ferramentas de análise
4. Automatização de tarefas
4.1. Macros de comandos
4.2. Funções definidas pelo utilizador

Bibliografia Principal

RODRIGUES, L.;Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-669-6
SOUSA, M.;Domine a 110% Excel 2010, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-706-8

Bibliografia Complementar

CARVALHO, A.;Exercícios resolvidos com Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-729-7

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Prova teórico-prática individual: 2 (50%+50%)

Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.

Avaliação Final

Prova teórico-prática individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 106h

Contacto com o Docente:
- Teórico-Práticas: 30h
- Outros: 15h
- Avaliação: 4h

Estudo pessoal e autónomo: 57h