Código: | LGE1424 | Sigla: | EE |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 2 ECTS | 15 | 53 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Docência - Horas
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Português
OBJETIVOS
Proporcionar conhecimentos de Ética Empresarial e Deontologia profissional que permitam identificar os principais problemas da atualidade causadores de dificuldades no desenvolvimento das empresas.
Capacitar o aluno a identificar principais áreas e domínios de intervenção da Ética e da Deontologia
Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento dominante da Ética Empresarial
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Conceber Código de Ética de uma empresa e/ou organização
Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial
Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética
Implementar as alterações tendenciais e normativas num Código de Ética.
Apresentar um Código de Ética e destacar os pontos críticos.
RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Saber distinguir entre Ética e Deontologia no dia a dia das empresas e organizações. Compreender os problemas de Ética empresarial, nomeadamente as questões de concorrência, produção e preços e seu impacto na sociedade. Identificar a Ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais. Conhecer os organismos de organização superior e a sua capacidade de influenciar o poder dominante e as políticas nacionais e internacionais.
Conhecer o desafios que se colocam á Ética no desenvolvimento empresarial e no dia-a-dia das empresas e quais as tendências mais marcantes. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado e nas empresas e organizações.
Parte I
1. Objeto e conceito de ética e deontologia profissional
2. Regras éticas
3. Comportamento ético
4. Dilemas éticos
5. A ética nas empresas
6. A ética na atividade profissional
6.1. Ética e tomada de decisão
6.2. Ética em contabilidade
6.3. Ética em auditoria
6.4. Ética na gestão
7. Responsabilidade Social
8. As competências das Organizações Profissionais
9. Códigos deontológicos
Parte II
1. A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas como organismo profissional
1.1 A Profissão de Técnico Oficial de Contas
1.2 Funções
1.3 Atos próprios dos TOC
2. O exercício da função de Técnico Oficial de Contas
2.1. Modos de exercício da atividade
2.2. Limites ao exercício da atividade: a pontuação
2.3. Identificação dos Técnicos Oficiais de Contas
3. Os órgãos da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas
3.1. Organização e competências
4. Direitos e deveres dos Técnicos Oficiais de Contas
4.1. Direitos
4.2. Deveres gerais
4.3. Angariação de clientela: publicidade
4.4. Deveres para com as entidades a quem prestem serviços
4.5. Deveres para com a administração fiscal
4.6. Deveres recíprocos dos Técnicos Oficiais de Contas
4.7. Deveres para com a Ordem
4.8. Dever de denúncia: participação de crimes públicos
5. Inscrição de sociedades de Técnicos Oficiais de Contas, registo do
responsável técnico das sociedades de contabilidade
ANTÓNIO DA SILVA ROCHA;ÉTICA, DEONTOLOGIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL, VIDA ECONÓMICA, 2010 |
João César das Nves;INTRODUÇÃO à ÉTICA EMPRESARIAL, PRINCIPIA, 2010 |
Timothy R. Hinkin;Cases in Hospitality Management, 1995 |
Henrique Gomes de Araújo;Ética, Economia e Educação, Fundação Engº António Almeida, 1998 |
Recorrer-se-á a aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão os conceitos, princípios e elementos essenciais do Código de Ética Empresarial.
Os conceitos e princípios dominantes serão exemplificados por via da resolução de problemas e da análise de casos.
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os vários temas da Ética Empresarial em contexto de sala da aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e que será aplicada na resolução e defesa de casos práticos. Para o efeito, utilizar-se-ão as exposições teóricas com recurso ao data-show. Será ainda fomentada a elaboração de relatórios de apresentação oral dos resultados obtidos em contexto simulado de reuniões de direção de empresa.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 15 | |
Total: | 15 |
2 testes ( 2 x 45%)
Prova Final (100%)
Total de Horas :53H