• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE1423

Contabilidade Analítica I

Código: LGE1423    Sigla: CAI

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE22SD1

Teórico-Práticas: 51,00
Outro: 0,00

TGE22SN1

Teórico-Práticas: 51,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade Analítica é cada vez mais necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contato com os aspetos fundamentais de Contabilidade Analítica, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de:
- Resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial;
- Implementação da Contabilidade Analítica nas empresas comerciais, industriais e de serviços;
- Resolução de problemas ao nível contabilístico com impacto na tomada de decisões.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final da unidade curricular aluno deve ser capaz de:

- Reconhecer a importância da Contabilidade Analítica como sistema de informação;
- Identificar os modelos e objetivos da Contabilidade Analítica;
- Caracterizar os diferentes tipos de gastos;
- Caracterizar os componentes do custo de produção;
- Caracterizar as formas de imputação e base de repartição dos gastos gerais de fabrico;
- Caracterizar os sistemas de contas existentes;
- Aplicar os sistemas monistas e dualistas a casos concretos;
- Distinguir o método direto do método indireto no apuramento do custo de produção e interpretar a informação proporcionada por cada um dos métodos;
- Caracterizar os vários sistemas de custeio;
- Conhecer a forma de aplicação de cada um dos sistemas e saber interpretar as diferenças de resultados pela utilização alternativa de cada um deles.

Programa

Capítulo I - Enquadramento da Contabilidade Analítica
1.1. Âmbito e objetivos da Contabilidade Analítica
1.2. Enquadramento normativo da Contabilidade Analítica


Capítulo II - Os custos. Análise e relação com os resultados
2.1. Conceito de custos/gastos e sua diferenciação dos conceitos de perda, despesa e pagamento
2.2. Custo dos seus objetos
2.3. Classificação de custos segundo o seu objetivo
2.4. Formação do custo dos produtos e serviços


Capítulo III - Análise, contabilização e controlo dos elementos do custo total
3.1. Matérias-primas
3.2. Mão-de-obra direta
3.3. Gastos gerais de fabrico
3.4. Gastos não industriais


Capítulo IV - Os sistemas de articulação contabilística e a determinação do custo dos produtos.
4.1. Sistemas de articulação contabilística: sistemas monistas versus sistemas dualistas
4.2. Método de cálculo de custos
4.2.1. Método direto (por encomenda ou ordem de fabrico)
4.2.2. Método indirecto (por processo)
4.2.3. Método misto


Capítulo V - Os sistema de custeio
5.1. Sistema total ou de obsorção
5.2. Custeio variável
5.3. Custeio racional


Bibliografia Principal

Caiado, A. C. Pires;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2011

Bibliografia Complementar

Pereira, C. C. e Franco, V. S;Contabilidade Analítica , Rei dos Livros, 2001
Pereira, C. C. e Franco, V. S;Contabilidade Analítica - Casos práticos, Rei dos Livros, 2001

Métodos de Ensino


Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 (50% + 50%)

Avaliação Final

Prova escrita individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

TEMPO DE TRABALHO TOTAL DO ALUNO: 160 horas:

Contato com o docente:
- Teórico-Práticas: 45h
- Outras: 15h

Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 4h
- Estudo pessoal autónomo: 96h