Código: | LGE1420 | Sigla: | EI |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 4 ECTS | 42 | 107 |
Teórico-Práticas: | 33,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 33,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Economia Internacional constitui um ramo da ciência económica, fundamental para conseguir compreender as interações das economias nacionais no contexto mundial. Neste ramo económico são abordadas matérias ligadas essencialmente ao processo de globalização e funcionamento do comércio internacional, organização dos sistemas monetários e financeiros internacionais, progressivo processo de integração europeia no contexto de crise económica e financeira e opções estratégicas das empresas na abordagem aos mercados externos
OBJETIVOS
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da economia internacional, realçando os aspetos teóricos do processo de globalização e do comércio internacional;
2. Descrever a política comercial internacional como elemento estratégico para maximizar os benefícios das relações comerciais com o exterior;
3. Entender o funcionamento do sistema monetário internacional, o processo de integração económica, monetária e política da União Europeia, e as causas e consequências da crise económica e financeira;
4. Descrever o processo de internacionalização de uma empresa, focando os principais desafios, riscos e incerteza que a mesma poderá enfrentar durante o processo.
COMPETENCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos. Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos.
1. A ECONOMIA INTERNACIONAL E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
1.1 Globalização: abordagem introdutória.
1.2 O comércio e as finanças internacionais.
2. O COMÉRCIO INTERNACIONAL
2.1 Principais abordagens teóricas.
2.2 A política comercial: protecionismo vs comercio livre.
3. POLÍTICA MACROECONÓMICA INTERNACIONAL
3.1 O Sistema Monetário Internacional (SMI).
3.2 A União Económica e Monetária Europeia.
3.3 A crise económica e financeira: causas e consequências.
4. PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: A EMPRESA NO MERCADO GLOBAL
4.1 A importância da internacionalização.
4.2 Preparação do processo de expansão internacional.
4.3 O acesso aos mercados.
4.4 Estratégia financeira e operacional.
4.5 Estratégias de internacionalização: casos práticos.
FERREIRA, M., REIS, N. & SERRA, F.;Negócios Internacionais, Lidel, 2011 |
KRUGMAN, P. & OBSTFELD, M.;Economia Internacional ¿ teoria e política (8ª edição), Prentice Hall, 2010 |
TEIXEIRA SEBASTIÃO, H.;Estratégias de internacionalização, Publisher team, 2005 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ;Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2012 |
FREIRE, A. ;Internacionalização desafios para Portugal, Verbo, 1998 |
WATERS, M. ;Globalização, Celta editora, 1999 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e efetuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas exemplificativas. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
2 testes escritos - 2x35%.
Teste escrito - 100%.
Tempo total de trabalho do aluno: 107h
Contacto com o Docente:
Teórico-práticas: 30 h
Trabalho de Grupo: 4 h
Seminários: 3 h
Avaliação: 4 h