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Sociologia do Lazer e do Turismo

Código: LTU1211    Sigla: SLT

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU12SD1

Teórico-Práticas: 0
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR


Esta unidade curricular visa abordar os conceitos e os paradigmas concretos desta área científica, bem como as técnicas específicas de recolha e interpretação dos dados relativos aos fenómenos turísticos das sociedades contemporâneas. Procura demonstrar o turismo como um fenómeno sociocultural, político e económico complexo que requer uma investigação sociológica sistemática.

 

OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM


- Ser capaz de aplicar os conhecimentos interiorizados na análise crítica dos fenómenos turísticos.
- Compreender as razões de procura do lazer e do turismo na sociedade contemporânea.
- Identificar e analisar os impactos socioculturais do lazer e do turismo na sociedade actual.
- Conhecer as técnicas específicas desta área disciplinar para recolher e tratar a informação disponível.

 

 COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER


- Capacidade crítica para recolher e tratar a informação.
- Operacionalização dos conhecimentos apreendidos.

Programa

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Sociologia do turismo: objecto e definição.

1.1. Tempo, Lazer, Recreio e Ócio.

1.2. Evolução histórica do Lazer.

1.3. As mudanças socioculturais e o pós-modernismo.                                

2. O Turismo como fenómeno sociocultural.

2.1. O turismo na sociedade contemporânea.

2.2. O perfil dos turistas.

2.3. Diferentes vertentes de turismo.

2.4. Turismo e Património.

3. Os impactos sociais, culturais e ambientais do Turismo.

3.1. Prevenção dos impactos do Turismo.

3.2. Mudanças sociais e culturais da sociedade portuguesa e impactos no Turismo.

3.3. Perspectivas futuras da Sociologia do Turismo.

Bibliografia Principal

BARRETTO, Margarita;Turismo y Cultura. Relaciones, contradicciones e expectativas, Tenerife: Pasos, IV serie, 2007. ISBN: 84-88429-11-8
DUMAZEDIER, Joffre;Sociologia Empírica do Lazer, São Paulo: Perspectiva! , 1999
FORTUNA, Carlos;Identidades, Percursos, Paisagens Culturais, Oeiras: Celta Editora, 1999. ISBN: 972-774-033-2
GIDDENS, Anthony;Sociologia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. ISBN: 972-31-0887-9
KRIPPENDORF, Jost,1989;Sociologia do Turismo. Para uma nova compreensão do lazer e das viagens, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989
RUBIO GIL, Ángeles;Sociologia del Turismo, Barcelona: Ariel Turismo, 2003. ISBN: 84-344-3635-3
TEBOUL, René;Culture et Loisirs dans la Société du Temps Libre, La Tour dAigues: Editìons de LAube., 2004
URRY, John;O olhar do turista. Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. , São Paulo: Livros Studio Nobel / SESC , 1996

Bibliografia Complementar

[AAVV];Geografía mundial del turismo, Madrid: Ed. Sintesis, 2009. ISBN: 978-84-773885-6-2
FORTUNA, Carlos;“Turismo, autenticidade e cultura urbana” in Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, nº 43, p. 11-45, 1995. ISBN: 0254-1106
HENRIQUES, Cláudia;Turismo, cidade e cultura. Planeamento e gestão sustentável, Lisboa: Ed. Sílabo, Ldª, 2003. ISBN: 972-618-314-6
LANQUAR, Robert; RAYNOUARD;Le tourisme social, Paris: PUF, 1978. ISBN: 2 13 039612 7
MALTA, Paula;“Das relações entre tempo livre, lazer e turismo” in Cadernos do Noroeste, Braga: vol. 13 (1), p. 219-239, 2000. ISBN: 0870-9874
CUNHA, Licínio;Introdução ao Turismo, Lisboa e São Paulo: Ed. Verbo, 2009. ISBN: 978-972-22-2085-9
HAZEBROUCQ, Jean-Marie;Management dos projectos de Turismo e de Lazer, Lisboa: Instituto Piaget, 2003. ISBN: 972-771-691-1

Métodos de Ensino

Cada ponto do programa pressupõe uma abordagem teórica prévia mas susceptível de promover o debate em sala de aula, recorrendo-se sistematicamente a cronologias, mapas, quadros, gráficos, documentos escritos e imagens. Realização de trabalhos de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Trabalho (30%).
Testes escritos individuais (2x35%).

Avaliação Final

Exame final (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo de trabalho total do aluno: 160h
- Teórico-Práticas: 45h,
- Outros: 12h,
- Avaliação: 4h,
- Estudo pessoal autónomo: 99h