Código: | LTU1210 | Sigla: | EST |
Área de Ensino: | Matemática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 1º | 6 | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 0 |
Outro: | 4,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade
curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da
Estatística Descritiva, encarada como método e prática de apoio à
decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o
papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de
tomada de decisão. Exploram-se os procedimentos de recolha de dados e
principais métodos e técnicas de análise estatística descritiva,
aplicados à gestão das organizações.
É enfatizada a ligação
ao meio exterior, favorecendo o estudo, resolução e análise de situações
reais. Dá-se especial atenção à crítica e interpretação dos resultados.
OBJETIVOS
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
•
desenvolver conceitos de recolha de dados, conceção e organização de
questionários; sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de
dados de diferentes naturezas e proveniências;
• saber aplicar os procedimentos de recolha de dados – Amostragem e Questionários
• introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
• mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
• identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
• saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema;
• interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
• compreender a importância e dinâmica da regressão linear e correlação simples;
• compreender e saber aplicar o método dos mínimos quadrados e interpretando os coeficientes da reta de regressão;
• ser capaz de efetuar previsões através do modelo de regressão linear.
COMPETÊNCIAS
Criar e desenvolver competências que permitam:
• aplicar os procedimentos de recolha de dados – Amostragem e Questionários;
• compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
• desenvolver competências na implementação da análise de dados com software.
• aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.
1. Procedimentos de recolha de dados:
- Amostragem
- Questionários
2. Estatística Descritiva:
- Conceitos fundamentais e Método estatístico
- Distribuição de Frequências
- Redução de dados
- Medidas de Estatística Descritiva
- Associação entre duas variáveis
- Regressão Linear e Correlação Simples
Hill, M.M.; Hill, A;Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo, 2000 |
Silvestre, A; Análise de Dados, Estatística Descritiva, Lisboa: Escolar Editora, 2007 |
ALEA; Dossiers Didácticos , (http://alea.ine.pt) |
Reis, E; Estatística Descritiva, Lisboa: Edições Sílabo, 2008 |
As aulas são teórico–práticas, sendo apresentados os conceitos de base
seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios
práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras ou software específico (Excel).
Avaliação distribuída com exame final
Testes escritos individuais: 2 (40%+30%)
Realização, apresentação e
discussão de um trabalho práticos (de grupo) sobre tema indicado pelo
docente (30%). O trabalho será realizado em grupo mas a nota será
atribuída individualmente.
Teste escrito individual: 1 (100%)
Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
Contacto com o Docente:
Teórico-Práticas – 45h
Outros: 15 horas