• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1210

Estatística

Código: LTU1210    Sigla: EST

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU12SD1

Teórico-Práticas: 0
Outro: 4,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da Estatística Descritiva, encarada como método e prática de apoio à decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de tomada de decisão. Exploram-se os procedimentos de recolha de dados  e principais métodos e técnicas de análise estatística descritiva, aplicados à gestão das organizações.        
É enfatizada a ligação ao meio exterior, favorecendo o estudo, resolução e análise de situações reais. Dá-se especial atenção à crítica e interpretação dos resultados.

OBJETIVOS
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
• desenvolver conceitos de recolha de dados, conceção e organização de questionários; sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de dados de diferentes naturezas e proveniências;
• saber aplicar os procedimentos de recolha de dados – Amostragem e Questionários
• introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
• mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
• identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
• saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema;  
• interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
• compreender a importância e dinâmica da regressão linear e correlação simples;
• compreender e saber aplicar o método dos mínimos quadrados e interpretando os coeficientes da reta de regressão;
• ser capaz de efetuar previsões através do modelo de regressão linear.

COMPETÊNCIAS
Criar e desenvolver competências que permitam:
• aplicar os procedimentos de recolha de dados – Amostragem e Questionários;
• compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
• desenvolver competências na implementação da análise de dados com software.
• aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.

Programa

1. Procedimentos de recolha de dados:
- Amostragem
- Questionários

2. Estatística Descritiva:
- Conceitos fundamentais e Método estatístico
- Distribuição de Frequências
- Redução de dados
- Medidas de Estatística Descritiva
- Associação entre duas variáveis
- Regressão Linear e Correlação Simples

Bibliografia Principal

Hill, M.M.; Hill, A;Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo, 2000
Silvestre, A; Análise de Dados, Estatística Descritiva, Lisboa: Escolar Editora, 2007
ALEA; Dossiers Didácticos , (http://alea.ine.pt)

Bibliografia Complementar

Reis, E; Estatística Descritiva, Lisboa: Edições Sílabo, 2008

Métodos de Ensino

As aulas são teórico–práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras ou software específico (Excel).


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais:  2 (40%+30%)
Realização, apresentação e discussão de um trabalho práticos (de grupo) sobre tema indicado pelo docente (30%). O trabalho será realizado em grupo mas a nota será atribuída individualmente.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 1 (100%)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas

Contacto com o Docente:
Teórico-Práticas – 45h
Outros: 15 horas


Trabalho autónomo do aluno:
Avaliação – 4h
Estudo pessoal autónomo – 96h