Código: | LTU1209 | Sigla: | GOT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 1º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 0 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
1.1. A natureza do turismo, recreio e lazer2. Território e Turismo
1.2. A articulação territorial do sistema turístico
1.3. Modelos de fluxos e de desenvolvimento espacial do turismo
2.1. Conceitos chave da geografia3. Clima
2.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos
2.3. Turismo e ambiente
3.1. Tipos de clima e zonas climáticas4. Cartografia turística
3.2. A influência do clima nas atividades turísticas
3.3. Alterações climáticas
4.1. Noções básicas de localização e orientação5. O Turismo no Mundo
4.2. Linguagem dos mapas
4.3. Mapa turístico
5.1. Regiões de turismo a nível mundial6. O Turismo em Portugal
5.2. Geografia dos fluxos turísticos internacionais
5.3. Perspetivas futuras
6.1. Fases de consolidação do turismo nacional
6.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos em Portugal
6.3. Padrões de fluxos turísticos
6.4. Caracterização dos mercados de origem
7. Os transportes
7.1 Implicações dos transportes nos destinos
7.2 Turismo e mobilidade
Boniface, B. & Cooper, C. ;Worldwide destinations: The geography of travel and tourism, Butterworth-Heinemann, 2005 |
Burton, R. ;Travel geography , Pitman Publishing, 1995 |
Calabuig, J. & Ministral, M. ;Manual de geografía turística de España , Síntesis, 1999 |
Fridgen, J. D. ;Dimensions of tourism, Institute AM&MA, 1991 |
Hudman, L. & Jackson, R.;Geography of travel and tourism , 1995 |
Lavery, P. ;Travel and tourism , ELM Publications, 1990 |
Mill, R. C. & Morrison, A. M.;The tourism system: An introductory text, Prentice-Hall, 1985 |
OMT;Turismo Internacional: Uma perspectiva global, Bookman, 2003 |
Page, S. ;Transport and tourism, Longman, 1999 |
Pearce, D. ;Tourist today: A geographical analysis, Longman Scientific & Technical, 1987 |
Williams, S. ;Tourism geography, Routledge, 1998 |
Pina, P.;Portugal: O turismo no século XX., Lucidus, 1988 |
Pearce, D. ;Tourist development, John Wiley and Sons, 1989 |
Gomez Martin, M. B. ;Weather, climate and tourism: A geographical perspective, Annals of Tourism Research, 32(3), pp. 571-591., 2005 |
Viner, D. e Nicholls, S.;Climate Change and its Implications for International Tourism. , Elsevier, 2005 (In Buhalis, D. e Costa, C. (Eds.). Tourism Management Dynamics: Trends, Managemnt and Tools (pp. 39-50)) |
OMT;Climate Change and Tourism: Responding to Global Challenges, OMT, 2008 |
Goeldner, C., e Ritchie, J.;Tourism: Principles, Practices, Philosophies , John Wiley & Sons Inc, 2002 |
Turismo de Portugal;Estudo de Avaliação da Atratividade dos Destinos Turísticos de Portugal, Turismo de Portugal, 2009 |
Ministério da Economia e da Inovação;PENT - Plano Estratégico Nacional do Turismo, MEI, 2006 |
Fonseca, M. L. (coord.) ;Desenvolvimento e território: Espaços rurais pós agrícolas e novos lugares de turismo e lazer, Centro de Estudos Geográficos (UNL), 2006 |
Leiper, N. ;Tourism management, Pearson Education , 2004 |
Mathieson, A. & Wall, G.;Tourism: Economic, physical and social impacts, Longman, 1982 |
Wall, G. e Mathieson, A.;Tourism: Changes, impacts and opportunities, Pearson Prentice Hall. , 2006 |
As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais associadas às temáticas da geografia e ordenamento do turismo, na sua vertente de natureza mais teórica.
O recurso a estudos de caso, a pesquisa e análise de dados e à elaboração de trabalhos no decurso das aulas permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos apreendidos e, simultaneamente, promover processos de debate crítico e de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. A este nível, pretende-se promover uma análise e aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos e das metodologias associadas às temáticas lecionadas.
Decorrerão, em simultâneo, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.
Avaliação distribuída com exame final
De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 70%
Tempo de trabalho total do aluno - 160 horas
Teórico-práticas: 45 h
Outros: 12 h
Avaliação: 10 h
Estudo pessoal autónomo: 93 h