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Geografia e Ordenamento em Turismo

Código: LTU1209    Sigla: GOT

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU12SD1

Teórico-Práticas: 0
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR


A Geografia é fundamental para o estudo do turismo. O Turismo ocorre no território, envolvendo fluxos e atividades entre os diferentes espaços. É uma atividade que engloba e depende largamente das caraterísticas físicas, sociais das inter-relações que ocorrem entre o território, as atividades e os indivíduos. Esta unidade curricular considera, globalmente, três conceitos fundamentais: a dimensão espacial, as componentes geográficas do sistema turístico e a interação especial entre estas componentes, que resultam em impactes económicos, ambientais, culturais e sociais. Pretende-se, com esta unidade curricular, enquadrar os discentes no meio físico e humano que os rodeia e que configure o espaço turístico, bem como fornecer os meios de interpretação e informação tendo em consideração o ordenamento dos territórios turísticos.

OJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
  • Definir e caracterizar turismo, recreio e lazer enquanto componentes da organização do território, contribuindo para ampliar e consolidar conhecimentos sobre as abordagens geográficas do turismo
  • Compreender os conceitos de áreas geradoras, de trânsito e de destino
  • Caracterizar, do ponto de vista do turismo, as diversas regiões do mundo, identificar os mercados emissores e os mercados recetores
  • Analisar a estreita relação de interdependência e articulação sistémica entre o território e turismo, enaltecendo o papel dos transportes no desenvolvimento dos destinos e a influência do clima
  • Fornecer ferramentas para a compreensão da cartografia turística
  • Identificar, no contexto português, o significado e o papel da componente turismo na consolidação do processo de desenvolvimento e na estruturação territorial
  • Fornecer conhecimentos sobre os principais instrumentos de gestão territorial que permita fazer uma análise critica acerca do papel do planeamento estratégico no desenvolvimento dos destinos
  • Compreender a importância da gestão estratégica enquanto instrumento de acompanhamento e monitorização do desenvolvimento económico, social e territorial
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
  • Sensibilizar os alunos para a importância das temáticas a abordar na disciplina e fornecer o conhecimento e os instrumentos metodológicos necessários que lhes permitam estabelecer a ligação entre a geografia, a gestão do território e a área do turismo. 
  • Dotar os alunos de uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender os conhecimentos administrados na disciplina, e desenvolver capacidades técnico-científicas no sentido da aplicação desses conhecimentos em situações práticas.
  • Facultar o desenvolvimento de ferramentas de análise necessárias à articulação da gestão sócio-económica com as lógicas territoriais.
  • Desenvolver capacidade de auto-motivação, empenho e autonomia na execução dos trabalhos propostos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos adquiridos nas aulas.
  • Incentivar a criatividade e a capacidade de iniciativa na elaboração das tarefas propostas, bem como estimular o trabalho em equipa, de modo a que os alunos partilhem as suas ideias e opiniões, e sejam recetivos às ideias dos outros.

Programa

1. Enquadramento concetual da geografia do Turismo 
1.1. A natureza do turismo, recreio e lazer
1.2. A articulação territorial do sistema turístico
1.3. Modelos de fluxos e de desenvolvimento espacial do turismo

2. Território e Turismo
2.1. Conceitos chave da geografia
2.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos
2.3. Turismo e ambiente

3. Clima 
3.1. Tipos de clima e zonas climáticas
3.2. A influência do clima nas atividades turísticas
3.3. Alterações climáticas

4. Cartografia turística
4.1. Noções básicas de localização e orientação
4.2. Linguagem dos mapas
4.3. Mapa turístico

5. O Turismo no Mundo 
5.1. Regiões de turismo a nível mundial
5.2. Geografia dos fluxos turísticos internacionais
5.3. Perspetivas futuras

6. O Turismo em Portugal
6.1. Fases de consolidação do turismo nacional
6.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos em Portugal
6.3. Padrões de fluxos turísticos
6.4. Caracterização dos mercados de origem

7. Os transportes
7.1 Implicações dos transportes nos destinos
7.2 Turismo e mobilidade

Bibliografia Principal

Boniface, B. & Cooper, C. ;Worldwide destinations: The geography of travel and tourism, Butterworth-Heinemann, 2005
Burton, R. ;Travel geography , Pitman Publishing, 1995
Calabuig, J. & Ministral, M. ;Manual de geografía turística de España , Síntesis, 1999
Fridgen, J. D. ;Dimensions of tourism, Institute AM&MA, 1991
Hudman, L. & Jackson, R.;Geography of travel and tourism , 1995
Lavery, P. ;Travel and tourism , ELM Publications, 1990
Mill, R. C. & Morrison, A. M.;The tourism system: An introductory text, Prentice-Hall, 1985
OMT;Turismo Internacional: Uma perspectiva global, Bookman, 2003
Page, S. ;Transport and tourism, Longman, 1999
Pearce, D. ;Tourist today: A geographical analysis, Longman Scientific & Technical, 1987
Williams, S. ;Tourism geography, Routledge, 1998
Pina, P.;Portugal: O turismo no século XX., Lucidus, 1988
Pearce, D. ;Tourist development, John Wiley and Sons, 1989
Gomez Martin, M. B. ;Weather, climate and tourism: A geographical perspective, Annals of Tourism Research, 32(3), pp. 571-591., 2005
Viner, D. e Nicholls, S.;Climate Change and its Implications for International Tourism. , Elsevier, 2005 (In Buhalis, D. e Costa, C. (Eds.). Tourism Management Dynamics: Trends, Managemnt and Tools (pp. 39-50))
OMT;Climate Change and Tourism: Responding to Global Challenges, OMT, 2008
Goeldner, C., e Ritchie, J.;Tourism: Principles, Practices, Philosophies , John Wiley & Sons Inc, 2002
Turismo de Portugal;Estudo de Avaliação da Atratividade dos Destinos Turísticos de Portugal, Turismo de Portugal, 2009
Ministério da Economia e da Inovação;PENT - Plano Estratégico Nacional do Turismo, MEI, 2006

Bibliografia Complementar

Fonseca, M. L. (coord.) ;Desenvolvimento e território: Espaços rurais pós agrícolas e novos lugares de turismo e lazer, Centro de Estudos Geográficos (UNL), 2006
Leiper, N. ;Tourism management, Pearson Education , 2004
Mathieson, A. & Wall, G.;Tourism: Economic, physical and social impacts, Longman, 1982
Wall, G. e Mathieson, A.;Tourism: Changes, impacts and opportunities, Pearson Prentice Hall. , 2006

Métodos de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais associadas às temáticas da geografia e ordenamento do turismo, na sua vertente de natureza mais teórica.
O recurso a estudos de caso, a pesquisa e análise de dados e à elaboração de trabalhos no decurso das aulas permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos apreendidos e, simultaneamente, promover processos de debate crítico e de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. A este nível, pretende-se promover uma análise e aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos e das metodologias associadas às temáticas lecionadas.
Decorrerão, em simultâneo, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

De acordo com a Secção II do Capítulo VI do Regulamento Interno, serão elementos da avaliação contínua: 
Componente teórica (70%): realização de dois testes teóricos (35% cada)
Componente teórico-prática (30%): realização de um trabalho prático

Avaliação do trabalho prático: 
- Relatório: 80%
apresentação/layout – 10%
sintaxe/ortografia – 10%
citações e referências – 10%
recolha e análise de informação – 70%
- Apresentação oral: 20%

NOTA: Todos os elementos de avaliação terão uma nota mínima de 8 (oito) valores.

Avaliação Final

De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 70%

Componente teórico-prática (30%): realização de um trabalho prático

Avaliação do trabalho prático: 
- Relatório: 80%
apresentação/layout – 10%
sintaxe/ortografia – 10%
citações e referências – 10% 
recolha e análise de informação – 70%
- Apresentação oral: 20%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo de trabalho total do aluno - 160 horas
Teórico-práticas: 45 h 
Outros: 12 h
Avaliação: 10 h
Estudo pessoal autónomo: 93 h