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Princípios de Turismo

Código: LTU1103    Sigla: PT

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU11SD1

Teórico-Práticas: 0

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular apresenta um caráter introdutório à Licenciatura em Turismo, pelo que se pretende dotar os discentes das necessárias bases teóricas e conceptuais que enquadrem o Turismo enquanto atividade económica abrangente e sistémica.
Os discentes serão inseridos nas várias temáticas associadas ao Turismo, nomeadamente os seus conceitos de base, a sua evolução histórica, a identificação da dimensão económica do sector em Portugal e no mundo, os elementos que compõem o Turismo, como este se organiza em termos institucionais e que impactos tem na economia, ambiente e sociedade. Será, ainda, parte da unidade curricular, o estímulo ao debate sobre o futuro do sector, abordando áreas chave como a globalização, as PMEs turísticas, a constituição de redes e parcerias no âmbito do desenvolvimento turístico, etc.

A disciplina de Princípios de Turismo irá dotar os alunos de conhecimentos teóricos, práticas, instrumentos e metodologias que constituam uma base sólida de interação e complemento às restantes unidades curriculares do curso. 

OBJECTIVOS
São objectivos específicos desta unidade curricular que os discentes:
  1. Compreendam os conceitos fundamentais relativos ao Turismo;
  2. Identifiquem o processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional, identificando os momentos chave do seu desenvolvimento;
  3. Identifiquem e utilizam os principais indicadores estatísticos que permitem caracterizar a dimensão e expressão quantitativa do Turismo a nível mundial e em Portugal;
  4. Reconheçam a perspetiva sistémica do sector do Turismo, identificando e caracterizando os elementos da oferta que o compõem;
  5. Compreendam os fatores e determinantes associados á procura turística;
  6. Reconheçam os tipos de organizações do sector do Turismo e identifiquem a organização institucional do Turismo em Portugal;
  7. Avaliem os impactes do sector do Turismo nas suas várias dimensões;
  8. Debatam e questionem tendências e questões fundamentais do futuro do sector do Turismo.
COMPETÊNCIAS
Pretende-se, no decurso da unidade curricular, desenvolver nos alunos as seguintes competências de natureza técnica, académica e comportamental:
  • Sensibilizar os alunos para a importância e dimensão do sector do turismo a nível internacional e nacional, fornecendo-lhes um corpo teórico de conhecimento sólido associado com os conceitos e questões fundamentais lecionadas, bem como fornecer-lhes instrumentos metodológicos que lhes permita aplicar a teoria à prática;
  • Desenvolver capacidades analíticas e de avaliação, de pesquisa e investigação;
  • Desenvolver competências de criatividade e inovação no processo de desenvolvimento do turismo;
  • Fomentar o trabalho em equipa, a coordenação de ideias e liderança;
  • Fomentar a criatividade e responsabilidade na resolução de problemas e gestão de obstáculos;
  • Desenvolver competências de responsabilidade, motivação, autonomia e adaptação à realidade do sector do turismo, que garanta um desempenho de elevada qualidade;
  • No âmbito desta unidade curricular, pretende-se dotar os alunos de conhecimento e competências técnicas que contribuam para a prática de atividades profissionais que se enquadrem em qualquer um dos subsectores da atividade turística.

Programa

1. Turismo: enquadramento teórico e conceptualização
1.1 Conceitos fundamentais associados ao Turismo e às Viagens
1.2 A natureza e características do Turismo
1.3 Classificações
1.4 Tipos de Turismo

2. A evolução histórica do Turismo
2.1 A nível mundial
2.2 Em Portugal

3. O Turismo como atividade económica: análise de indicadores de caracterização
3.1 Dimensão e crescimento do sector do Turismo
3.2 A importância do Turismo na economia
3.3 Tendências do turismo internacional
3.4 Perspetivas de crescimento do turismo

4. O Sistema Turístico: a oferta
4.1 Conceito de Destino Turístico; Tipologias.
4.2 Conceito de Produto Turístico
4.3 Composição e elementos da oferta turística
4.3.1 Alojamento
4.3.2 Restauração
4.3.3 Transportes
4.3.4 Recursos e Atrações
4.3.5 Distribuição (Agências de Viagem e Operadores Turísticos)

5. A Procura Turística
5.1 Conceito e formação da procura
5.2 Fatores determinantes da procura
5.3 Motivações associadas à procura turística

6. Fontes de informação relevantes no sector do Turismo

7. A Organização Institucional do Sector do Turismo
7.1 Organizações do turismo a nível internacional, nacional, regional, local
7.2 Organizações públicas e privadas
7.3 Organização do Turismo em Portugal
7.3.1 Atribuições e competências dos diferentes organismos

8. Os impactes do Turismo
8.1 Impactes económicos
8.2 Impactes sociais e culturais
8.3 Impactes ambientais

9. Questões atuais e tendências no sector do Turismo
9.1 Empresas e PMEs
9.2 Globalização
9.3 Redes
9.4 O futuro do sector

Bibliografia Principal

Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S. ;Tourism - principles and practice, Prentice Hall, 2008
Cunha, L.;Introdução ao Turismo, Editorial Verbo, 2001
Leiper, N. ;The Framework of Tourism: Towards a Definition of Tourism, Tourist, and the Tourist Industry. Annals of Tourism Research, 6 (4), 390-407., 1979
Mathieson, A. & Wall, G.;Tourism - Economic, Physical and Social Impacts,, Longman, 1982
Goeldner, C. R. & Ritchie, J. R. B. ;Tourism: Principles, Practices, Philosophies, John Wiley & Sons, 2009
Medlik, S.;Understanding tourism, Butterworth-Heinemann, 1997
Mill, R. C. & Morrison, A. M. ;The tourism system: An introductory text, Prentice-Hall, 1985
Pina, P. ;O turismo no século XX, Lucidus, 1988
World Tourism Organisation;Introducción al Turismo, WTO, 2001
Lickorish, Leonard J. & Jenkins, Carson L.;An introduction to tourism, Butterworth-Heinemann, 1997
Cunha, L.;Economia e Política do Turismo, Verbo, 2006

Bibliografia Complementar

Beni, M. C. ;Análise Estrutural do Turismo, Editora Senac, 2001
Cooper, C. & Hall, C. M. ;Contemporary Tourism: An International Approach, Elsevier, 2008
Hall, C. M. & Page, S. J. ;The Geography of Tourism and Recreation: Environment, Place and Space, Routledge, 2002
Holloway, J. ;The business of tourism, Longman, 1995
Theobald, W.;Global Tourism, Elsevier, 2005
Tribe, J.;The Economics of Recreation, Leisure and Tourism, Elsevier, 2004
World Tourism Organisation;Social Impacts of Tourism, WTO, 1997
WTO, OECD, UN & Comission of the European Communities ;Tourism Satellite Account (TSA): Recommended Methodological Framework, , OECD Publishing, 2001
Lickorish, L. J. & Jenkins, C. L.;Introdução ao Turismo, Editora Campus, 2000
Vanhove, N. ;The Economics of Tourism Destinations, Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005
Ryan, C.;Recreational Tourism: Demand and Impacts, Channel View Publications, 2003
Medlik, S.;Dictionary of Travel, Tourism and Hospitality, Butterworth-Heinemann, 2003
Sharpley, R.;Travel and tourism, Sage Publications, 2006

Métodos de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas.
O recurso a pesquisa e análise de dados, a análise de textos científicos relevantes e à elaboração de trabalhos no decurso das aulas permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos apreendidos e, simultaneamente, promover processos de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. A este nível, pretende-se promover uma análise e aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos e das metodologias associadas às temáticas lecionadas, nomeadamente no que concerne às temáticas lecionadas nesta unidade curricular que, pela sua natureza introdutória, constituirão uma importante base para as restantes unidades curriculares integrantes do plano de estudos. Neste âmbito, serão fornecidos e desenvolvidos conjuntamente com os discentes importantes metodologias e instrumentos de apoio à elaboração de trabalhos, de análise crítica de temas, de pesquisa e análise de informação relacionada com o sector do turismo, que serão da maior utilidade no decorrer do curso de Licenciatura em Turismo.
Decorrerão, ainda, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

De acordo com a Secção II do Capítulo VI do Regulamento Interno, serão elementos da avaliação contínua:

2 testes escritos individuais, com a ponderação de 40% cada na avaliação final
Realização de trabalhos práticos, com a ponderação de 20% na avaliação final

Avaliação Final

De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo de trabalho total do aluno - 160 horas
Teórico-práticas: 45 h
Outros: 12 h
Avaliação: 5 h
Estudo pessoal autónomo: 93 h
Avaliação: 5 h