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Introdução à Gestão

Código: LTU1101    Sigla: IG

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 4 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU11SD1

Teórico-Práticas: 0

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspectiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
- Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
- Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
- Entender, resumidamente, como funciona a gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
- Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objectivos.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
- Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
- Saber encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e saber conduzir o “leme do barco” rumo à maximização da sua eficiência e eficácia;
- Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;

Programa

1 INTRODUÇÃO
1.1 - Conceitos básicos
1.2 – As organizações
1.3 – A gestão e os gestores

2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
2.1 – As teorias clássicas
2.2 – As teorias comportamentalistas
2.3 – As teorias pragmáticas
2.4 – Perspectivas de evolução do pensamento teórico

3 O PROCESSO DE GESTÃO
3.1 – Planeamento
3.1.1 – Objectivos, tipos e ferramentas do planeamento
3.1.2 – A gestão estratégica
3.1.3 – A tomada de decisão
3.2 – Organização e Direcção
3.2.1 – A estrutura organizacional
3.2.2 – Motivação e liderança
3.2.3 – O processo de comunicação
3.3 – Controlo
3.3.1 – Fundamentos do controlo
3.3.2 – Modelo do Controlo
3.3.3 – Instrumentos e princípios do controlo

4 PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO
4.1 – Gestão da Produção
4.1.1 – Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 – Gestão de stocks
4.1.3 – Controlo de qualidade
4.2 – Gestão de Recursos Humanos
4.2.1 – Estratégia de recursos humanos
4.2.2 – Liderança e estilos de gestão
4.2.3 – Produtividade do trabalho
4.3 – Marketing e Gestão comercial
4.3.1 – O marketing-mix
4.3.2 – A segmentação dos mercados
4.3.3 – A estratégia comercial
4.4 – Gestão Financeira
4.4.1 – Objectivos e estratégia financeira
4.4.2 – Instrumentos de informação contabilística
4.4.3 – Principais indicadores de análise financeira

5 A EMPRESA E O MEIO ENVOLVENTE
5.1 – A análise SWOT
5.2 – A responsabilidade social

Bibliografia Principal

MARQUES PINTO, CARLOS et al.;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010
SOUSA, ANTÓNIO ;Introdução à Gestão – Uma abordagem sistémica, Editorial Presença, 1999
TEIXEIRA, SEBASTIÃO ;Gestão das Organizações. 2ª Edição, Verlag Dashofer, 2011

Bibliografia Complementar

ARMSTRONG, MICHAEL ;Como Ser Ainda Melhor Gestor, Biblioteca Exame, 2005

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua;

2 Testes escritos individuais: 2X40%
1 Trabalho prático de grupo: 20%

Total: 100%

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:

Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 107 horas

a) Contacto com o docente
- Teórico práticas: 30 horas
- Seminários: 2 horas
- Outras: 4 horas

b) Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 6 horas
- Trabalho de grupo: 20 horas
- Estudo pessoal autónomo: 45 horas