Código: | LRE1103 | Sigla: | INGE |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 1º | 4 ECTS | 45 | 107 |
Práticas: | 0 |
Docência - Horas
|
Português
Resumo:
Utilização do Excel e de Access como ferramentas apropriadas para a manipulação de dados, informação e gestão de base de dados num contexto empresarial e ligados à gestão.
Objetivos e Resultados de Aprendizagem:
Pressupõe-se que o aluno já conhece os conceitos fundamentais do mundo da informática, já detém uma noção geral de como funcionam os computadores (hardware e software) de forma a conhecer a tecnologia e a tomar decisões quanto à sua aquisição e que sabe utilizar os sistemas operativos Windows como suporte para as ferramentas de produtividade que irá aprender a utilizar. Assim sendo, e titulados com este conjunto de conhecimentos, que no início da unidade curricular serão diagnosticados, e dentro do possível colmatados nos casos em que estiverem em falta, o aluno continuará o seu conhecimento na área das TIC com a aprendizagem de ferramentas de produtividade.
Pretende-se aprofundar os conhecimentos de Excel dos alunos explorando todas as suas potencialidades, nomeadamente no uso de fórmulas financeiras e criação de fórmulas próprias e na automação de tarefas.
Competências a desenvolver:
O aluno deverá também adquirir competências na temática de Base de dados, estando familiarizado com o conceito e sendo capaz de desenhar uma base de dados simples em Access.
Revisão sobre o uso básico de Excel.
Referências absolutas e relativas.
Funções Matemáticas, Estatísticas, Lógicas, Financeiras, Engenharia, Informação e Texto.
Introdução à criação de funções e Macros de Comandos.
Ferramentas “Atingir Objetivo” e “Solver”.
Modelos de Simulação e proteção de folhas.
Tabelas e gráficos dinâmicos e Funções de consulta.
Base de dados.
Tabelas em bases de dados.
Consultas em bases de dados.
Formulários em bases de dados.
Relatórios em bases de dados.
S. Sousa;Domine a 110% Access 2010 , FCA - Editora Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-707-5 |
M. Sousa;Domie a 110% Excel 2010, FCA - Editora Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-706-8 |
M. Carvalho;Exercícios Resolvidos com Excel para Economia & Gestão – 4ª Edição Atualizada e Aumentada, FCA - Editora Informática, 2008. ISBN: 978-972-722-729-7 |
J. Alves;Access 2010 Depressa & Bem, FCA - Editora Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-689-4 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. A parte mais expositiva dos conteúdos será lecionada oralmente, no quadro e suportada em apresentações multimédia. A parte mais prática da matéria será exposta pelo Professor recorrendo principalmente a software de conferência virtual em sala de aula e a equipamentos de projeção de vídeo. Esta última parte da matéria contará com uma considerável fração da aula para a realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. O Professor agirá como tutor nessa parte da aula, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Dois testes escritos individuais. Cada um com ponderação de 50%.
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
Tempo total de trabalho do aluno: 107h
Contato com o docente:
- teórica/prática: 30h
- outras: 15h
Trabalho autónomo do aluno:
- avaliação: 5h
- estudo autónomo do aluno: 57h