• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE1106

Informática de Gestão

Código: LGE1106    Sigla: IG

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 4 ECTS 45 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE11SD1

Práticas: 0

Docência - Horas

Práticas: 2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo:

Utilização do Excel e de Access como ferramentas apropriadas para a manipulação de dados, informação e gestão de base de dados num contexto empresarial e ligados à gestão.

Objetivos e Resultados de Aprendizagem:

Pressupõe-se que o aluno já conhece os conceitos fundamentais do mundo da informática, já detém uma noção geral de como funcionam os computadores (hardware e software) de forma a conhecer a tecnologia e a tomar decisões quanto à sua aquisição e que sabe utilizar os sistemas operativos Windows como suporte para as ferramentas de produtividade que irá aprender a utilizar. Assim sendo, e titulados com este conjunto de conhecimentos, que no início da unidade curricular serão diagnosticados, e dentro do possível colmatados nos casos em que estiverem em falta, o aluno continuará o seu conhecimento na área das TIC com a aprendizagem de ferramentas de produtividade.

Pretende-se aprofundar os conhecimentos de Excel dos alunos explorando todas as suas potencialidades, nomeadamente no uso de fórmulas financeiras e criação de fórmulas próprias e na automação de tarefas.


Competências a desenvolver:


O aluno deverá também adquirir competências na temática de Base de dados, estando familiarizado com o conceito e sendo capaz de desenhar uma base de dados simples em Access.

Programa

Revisão sobre o uso básico de Excel. Referências absolutas e relativas. Funções Matemáticas, Estatísticas, Lógicas, Financeiras, Engenharia, Informação e Texto. Introdução à criação de funções e Macros de Comandos. Ferramentas “Atingir Objetivo” e “Solver”. Modelos de Simulação e proteção de folhas. Tabelas e gráficos dinâmicos e Funções de consulta. Base de dados. Tabelas em bases de dados. Consultas em bases de dados. Formulários em bases de dados.

Bibliografia Principal

M. Sousa;Domine a 110% Excel 2010, FCA - Editora Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-706-8
M. Carvalho;Exercícios Resolvidos com Excel para Economia & Gestão – 4ª Edição Atualizada e Aumentada, FCA - Editora Informática, 2008. ISBN: 978-972-722-729-7
S. Sousa;Domine a 110% Access 2010 , FCA - Editora Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-707-5

Bibliografia Complementar

J. Alves;Access 2010 Depressa & Bem, FCA - Editora Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-689-4

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. A parte mais expositiva dos conteúdos será lecionada oralmente, no quadro e suportada em apresentações multimédia. A parte mais prática da matéria será exposta pelo Professor recorrendo principalmente a software de conferência virtual em sala de aula e a equipamentos de projeção de vídeo. Esta última parte da matéria contará com uma considerável fração da aula para a realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. O Professor agirá como tutor nessa parte da aula, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

Dois testes escritos individuais. Cada um com ponderação de 50%.

Avaliação Final

Prova escrita individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160h

Contato com o docente:

- teórica/prática: 45h

- orientações tutoriais: 10h

Trabalho autónomo do aluno:

- avaliação: 5h

- estudo autónomo do aluno: 100h