Código: | LGEN105 | Sigla: | INFGE |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso nº13913/2011) | 1º | 6 ECTS | 1 | 1 |
Práticas: | 0 |
Docência - Horas
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Português
Pressupõe-se que o aluno já conhece os conceitos fundamentais do mundo da informática, já detém uma noção geral de como funcionam os computadores (hardware e software) de forma a conhecer a tecnologia e a tomar decisões quanto à sua aquisição e sabe utilizar os sistemas operativos Windows como suporte para as ferramentas de produtividade com que virá a aprender a utilizar.
Assim sendo, e titulados com este conjunto de conhecimentos, que no início da unidade curricular serão diagnosticados, e dentro do possível colmatados nos casos em que estiverem em falta, o aluno continuará o seu conhecimento na área das TIC com a aprendizagem de ferramentas de produtividade.
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências de utilização autónoma e auto-suficiente de software de processamento de texto, de criação de folhas de cálculo e de apresentações electrónicas, e de utilização eficiente da Internet e dos seus serviços. Os objectivos desta unidade curricular passam não só pelo conhecimento e domínio das diversas ferramentas, aplicações e tecnologias informáticas utilizadas, mas também pela aspiração de que os alunos possam assumir-se, com benefícios pessoais óbvios, como “motores” das suas organizações na procura de um aumento de eficácia e eficiência das actividades profissionais que vierem a realizar.
OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O aluno deve ser capaz de conhecer e saber utilizar a um nível elevado, as aplicações de processamento de texto, de folhas de cálculo, de criação de apresentações electrónicas, e algumas outras pequenas aplicações que lhes venham a ser úteis na operacionalização e automatização de diversos procedimentos que poderão vir a realizar nas suas actividades profissionais e académicas.
Deve ser capaz de utilizar a Internet e os seus principais serviços.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Formatação de texto e elaboração de documentos com elevada qualidade gráfica.
Criação de apresentações multimédia.
Utilização eficaz de diversas pequenas aplicações informáticas que agilizam processos de trabalho genéricos.
Esquematizar rapidamente processos e procedimentos na forma de mapa mentais electrónicos.
Construir rapidamente um cadastro electrónico de actividades a desenvolver e/ou controlar.
Pesquisar eficientemente informação na World Wide Web.
Utilizar eficazmente o correio electrónico como meio de comunicação em ascensão.
Processamento avançado de texto. Utilização de folhas de cálculo. Criação de gráficos. Criação de apresentações multimédia. Internet e World Wide Web. Motores de Pesquisa – Google. Correio electrónico. Criação de mapas mentais em formato electrónico. Eficiente e completa utilização de um Outliner.
CARVALHO, A. ;Exercícios Resolvidos com Excel para Economia & Gestão, FCA Editores, 2007 |
SOUSA, M.J.;Fundamental do Powerpoint 2010, Lisboa: FCA - Editora de Informática, 2010 |
VAZ, I. ;Domine a 110% Word 2007, FCA - Editora de Informática, 2008 |
HAHN, H.;The Internet Complete Reference. 2ª ed, Osborne – McGraw Hill, 1996 |
PEREIRA, A. e POUPA, C.;Como escrever uma tese, monografia ou livro científico: usando o Word. 2ª ed, Sílabo, 2003 |
SOUSA, M.J. ;Domine a 110 % Excel 2007, FCA - Editora de Informática, 2008 |
TYSON, H.L.;Microsof Word 2007 Bible, Wiley, 2007 |
URBANO, M. ;Google Guia de Consulta Rápida - 3ª Edição Actualizada, FCA Editores, 2008 |
VANDERVEER, E.A.;PowerPoint 2007: The Missing Manual, O'Reilly Media, 2006 |
WALKENBACH, J. ;Excel 2007 Bible, Wiley, 2007 |
Documentação adicional disponível no grupo de trabalho online da unidade curricular
Manuais das Aplicações em formato eletrónico
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. A parte mais expositiva dos conteúdos será leccionada oralmente, no quadro e suportada em apresentações multimédia. A parte mais prática da matéria será exposta pelo Professor recorrendo principalmente a software de conferência virtual em sala de aula (MS Netmeeting) e a equipamentos de projecção de vídeo. Esta última parte da matéria contará com uma considerável fracção da aula para a realização de actividades de aplicação dos conteúdos leccionados. O Professor agirá como tutor nessa parte da aula, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
O Professor agirá como tutor nessa parte da aula, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
Será proposto um projecto que pretende ser representativo de uma actividade profissional real que envolva a utilização das ferramentas informáticas estudadas.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Elementos da Avaliação Contínua (Secção II do Capítulo V do Regulamento):
Participação activa nas sessões de contacto (com a ponderação de 10%);
Trabalho/Projeto do semestre (com a ponderação de 30%);
Dois testes individuais (cada teste tem a ponderação de 30%)
Elementos da Avaliação Final (Secção III do Capítulo V do Regulamento):
Teste individual (com a ponderação de 100%);
Tempo total de trabalho do aluno: 160 h
Contacto com o Docente
Teórico-práticas: 45 h
Trabalho autónomo do aluno
Avaliação: 5h
Trabalhos de grupo: 20h
Estudo pessoal autónomo: 90h