Código: | LTU5224 | Sigla: | PCET |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 6 | 57 | 160 |
Práticas: | 54,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta Unidade Curricular (UC) pretende desenvolver os principais conceitos da área da cultura e do património, bem como, proporcionar a identificação dos principais elementos culturais e patrimoniais associados ao turismo. A UC pretende igualmente dotar os estudantes dos princípios éticos e das regras de protocolo que lhes permitam incrementar as suas competências comportamentais.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo geral desta disciplina consiste em proporcionar uma visão integrada da cultura, património, ética e protocolo aplicados ao turismo. É esperado que os alunos sejam capazes de compreender os principais conceitos da área, assim como, identificar os elementos subjacentes como fatores diferenciadores de um destino turístico e da sua própria postura enquanto futuros profissionais do turismo. Os objectivos especificos são:
1.Conhecer os conceitos de cultura e património
2.Reconhecer a cultura como base da identidade
3.Identificar o significado das terminologias existentes na área da ética, sustentabilidade e acessibilidades físicas, comunicacionais e atitudinais.
4.Aplicar os princípios de ética, sustentabilidade e acessibilidade no setor do turismo
5.Identificar e aplicar regras do protocolo oficial português
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Concluída a unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
-Conhecer e compreender os principais conceitos na área da cultura aplicada ao sector turístico;
-Reconhecer e saber analisar os principais elementos da cultura e do património material e imaterial com relevância para o desenvolvimento turístico;
-Adquirir competências comportamentais baseadas nos princípios da ética;
-Conhecer e desenvolver capacidades individuais na aplicação das principais regras de protocolo.
1. Cultura
1.1. Património
1.2. Património cultural
1.3. Património, Cultura e Turismo
2.Ética
2.1.Ética, moral e deontologia
2.2.Código Mundial de Ética do Turismo da OMT
2.3.Desenvolvimento económico e social pelo turismo
2.4.Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável
3. Regras de protocolo em turismo
3.1. Técnicas de protocolo
3.2. Símbolos e precedências
3.3. Comunicações oficiais
3.4. Protocolo em refeições e viaturas
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta aos objetivos 1 e 2, ao enquadrar a cultura enquanto ícone identitário de sociedades e destinos;
- o tema 2 propõe-se a dar conhecimentos no domínio da ética, dando assim resposta aos objetivos 3 e 4.
- o tema 3 apresenta conteúdos sobre protocolo, incluindo técnicas e situações práticas, com vista a alcançar o objetivo número 5.
Katsoni, V.e Stratigea, A. (Eds.);Tourism and culture in the age of innovation, Springer, 2016 |
Moore, N. & Whelan, Y. (Eds.) ;Heritage, memory and the politics of identity., Ashgate., 2007 |
Serrano, J. ;O livro do protocolo, A esfera dos livros, 2011 |
Torres, H. e Casanova, S.;Protocolo Empresarial. , Lidel - Edições Técnicas, 2015 |
UNWTO;Tourism and Culture Synergies, UNWOT Publications, 2018 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho prático | Trabalho laboratorial ou de campo | 10 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Estudo autónomo | Estudo | 90 | |
Total: | 160 |
- Realização de 1 trabalho e-learning individual: 20%
- 2 Testes: Realização de prova escrita individual: 2x40%
Teste escrito individual: 100%
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.