Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa colocar o aprendente com a língua francesa em conformidade com as diretivas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A1(elementar). Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa básica em francês de forma a realizar interacções simples e quotidianas, na escrita e na oralidade assim como favorecer o contacto com aspectos socioculturais em contexto profissional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM Com esta unidade curricular pretende-se preparar o apredente a interagir eficientemente em situações simples, sobre assuntos familiares e em contextos profissionais específicos de forma a responder adequada e agilmente a necessidades comunicativas imediatas. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos: - Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto; - Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos; - Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER No final da unidade curricular os alunos deverão ser capaz de: - Compreender um locutor nativo que se expressa de forma clara, num registo normativo, com um débito normal; - Interagir de forma fluída, usando um repertório lexical e ferramentas gramaticais simples, sobre assuntos e em contextos profissionais familiares; - Produzir textos simples por escrito como notas e relatórios breves; descrições; cartas/e-mails; - Comparar fenómenos e aspetos socioculturais e sócio profissionais; Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos: - Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto; - Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos; - Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.
Programa
Entrar em contacto
Preencher um formulário Obter um documento Abordar alguém para obter alguma coisa Conhecer alguém Falar de si Conversar ao telefone Deixar uma mensagem Redigir um e-mail, um sms Reservar e comprar Interagir num hotel Orientar alguém e orientar-se Falar do seu quotidiano Explicar hábitos Dar tarefas para serem realizadas e solicitar explicações
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A1 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).
Bibliografia Principal
MIQUEL; Claire;Vite et Bien 1 A1/A2 , CLE International, 2018. ISBN: 978-2-09-038523-6
RANGEL, Helena; MARTINS, Fernanda;Apprends et révise la grammaire, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-313289-1
Métodos de Ensino
Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada do método comunicativo/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Teste escrito
Teste/Exame
3
Outras
Participação Presencial
8
Estudo Autónomo
Estudo
66
Total:
107
Avaliação Contínua
Um trabalho em E-Learning: 15%
Dois testes escritos: 35% + 35%(gramática e expressão escrita)
Uma prova oral : 15%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1.
A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e,
caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de
sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será
automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. 2.
Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos
elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º
é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco)
valores. 3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação
inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será
automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4.
Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5
valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova
escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação
na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios,
estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin,
disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de
similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame escrito: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura: O(s)
trabalho(s) práticos ou teórico práticos referidos na alínea b) do nº 2
do artigo 36º poderão também ser considerados, com uma ponderação
correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua,
desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do
preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no
momento da realização da prova escrita; c) Uma prova oral à qual terá
acesso o estudante classificado com nota final de 8 ou 9 valores e
tenha obtido uma nota mínima de 8 valores no(s) elemento(s) de avaliação
referidos nas alíneas a) e b) anteriores (artigo 38º).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso.