Código: | LGE2226 | Sigla: | EIDIG |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto | 2º | 4 ECTS | 42 | 107 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Microsoft Powerpoint
A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA INDUSTRIAL
1.1 Conceitos básicos
1.2 Estruturas de mercado
1.3 Evolução do paradigma Estrutura-Comportamento-Resultados
2. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
2.1 Contexto histórico
2.2 A terceira revolução industrial
2.3 A indústria 4.0
3. DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
3.1 Tendências e impactos
3.2 Plataformas Industriais digitais
3.3 Novos modelos de negócios e customização
3.4 Inovação digital e estandardização
3.5 Internet das coisas e o desenvolvimento inteligente
4. GESTÃO DO CONHECIMENTO
4.1 Recolha, tratamento e gestão de dados
4.2 Cibersegurança e confiança na rede
4.3 Futuro do Capital Humano
4.4 Inteligência artificial
5. COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO MERCADO DIGITAL
5.1 Entrada no mercado
5.2 Interação e Competitividade
5.3 Fusões e Aquisições
5.4 Oportunidades e desafios
6. CASE STUDIES
O 1º objetivo "Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial" é abordado no capítulo 1 do programa, onde é identificada a forma de organização dos mercados de concorrência imperfeita, considerando a evolução do paradigma da nova economia industrial.
O 2º objetivo "Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial" é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza os aspetos mais importantes da preparação para a quarta revolução industrial, com base nas revoluções precedentes.
O 3º objetivo "Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria" é atingido no 3º capítulo do programa que incide sobre os impulsionadores tecnológicos da transformação industrial.
O 4º objetivo "Compreender a importância da gestão do conhecimento" é abordado no 4º capítulo, que realça a importância da gestão e utilização dos recursos e da informação, com base nas novas tecnologias de computação.
Por último, o 5º objetivo "Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança" desenvolve-se nos 5º e 6º capítulos, em que se expõe a necessidade de contante adaptação do comportamento estratégico das empresas, refletindo-se sobre alguns casos práticos.
Marques, A., Macedo, D., Pereira, D., Leal, P. & Neves, S.;Economia Industrial: teoria e prática, Edições Almedina, 2018. ISBN: 978-972-40-7483-2 |
Schwag, K.;A Quarta Revolução Industrial, Levoir, 2016. ISBN: 978-989-682-709-0 |
Varum, C., Valente, H., Resende, J., Pinho, M., Sarmento, P. & Jorge, S.;Economia Industrial - Teoria e Exercícios Práticos (2ª Edição), Edições Sílabo, 2018. ISBN: 978-972-618-933-6 |
Meffert, J. & Mendonça, P.;Digital Scale, Planeta Manuscrito, 2017. ISBN: 978-989-777-012-8 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
2 Momentos de Avaliação Individual | Teste/Exame | 3 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Desenvolvimento e apresentação de trabalho de grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 9 | |
Estudo Autónomo Individual | Estudo | 62 | |
Total: | 107 |
Três momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Realização de trabalho prático de grupo, a expor no formato de poster científico, sobre casos práticos de transformação digital no setor industrial, com uma ponderação de 20%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Prova escrita: 100%
O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos aplicados ao setor industrial, visando também a preparação dos posters científicos a apresentar em sala de aula.