Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular Atualmente um dos principais objetivos do marketing consiste na criação de valor para os clientes, na construção de relacionamentos e na captação de valor para as organizações. Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing, considerando as suas componentes estratégica e operacional, tendo em conta o contexto dinâmico e global. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem 1. Definir o conceito de marketing e reconhecer a sua importância para o crescimento de uma organização/empresa. 2. Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico. 3. Compreender o comportamento de compra do consumidor e o seu processo de tomada de decisão. 4. Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta. 5. Identificar e desenvolver estratégias no âmbito das diferentes variáveis mix de marketing. 6. Combinar os diferentes elementos de marketing num plano coerente e saber como implementá-lo.
Competências a desenvolver - Dominar o conceito de Marketing e o seu contributo para as organizações/empresas. - Compreender a perspetiva evolucionista e as envolvências do Marketing. - Conhecer o processo de decisão e de compra e os principais fatores que influenciam o comportamento dos consumidores. - Compreender a segmentação do mercado consumidor. - Compreender o posicionamento como estratégia de Marketing. - Desenvolver e relacionar as variáveis do Marketing-Mix. - Desenvolver a elaboração de um plano de Marketing.
Programa
1 Introdução ao Marketing 1.1 O conceito de Marketing 1.2 A Evolução do conceito: do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0 1.3 Novos paradigmas de Comunicação 1.4 As novas realidades do marketing 1.5 Elementos definidores 1.5.1 Os 5 A do percurso do consumidor 1.5.2 O Marketing de Conteúdos 1.5.3 O Marketing de Envolvimento 1.6 O Marketing Holístico 1.6.1 O Conceito de Marketing Holístico 1.6.2 As 4 Dimensões do Marketing Holístico 2 Estratégia e planeamento de Marketing 2.1 Importância do planeamento estratégico na organização 2.1.1 Missão 2.1.2 Visão 2.1.3 Valores 2.2 O Plano de Marketing 2.3 Instrumentos para o planeamento e gestão de marketing 2.3.1 Matriz BCG 2.3.2 Modelo de Porter 2.3.3 Análise SWOT 3 Ambiente de Marketing 3.1 Principais forças do macro ambiente da empresa 3.1.1 Análise PESTAL 3.1.1.1 Fatores Político/Legais 3.1.1.2 Fatores Económicos 3.1.1.3 Fatores Socioculturais 3.1.1.4 Fatores Tecnológicos 3.1.1.5 Fatores Ecológicos /Ambientais 3.2 Principais forças do microambiente da empresa 3.2.1 Fornecedores 3.2.2 Concorrentes 3.2.3 Públicos 3.2.4 Clientes 4 O consumidor e o comportamento de compra 4.1 A Ciência das Compras 4.2 A dinâmica do processo de tomada de decisão 4.3 A demografia das compras 4.4 O fator experiencial 4.5 A configuração do espaço físico 4.5.1 O Caso da Nespresso 4.5.2 O Caso da Toys R Us 5 Processo de Segmentação, Targeting e Posicionamento 5.1 Segmentação, Targeting e Posicionamento de Mercado 5.2 Processos e critérios de segmentação e targeting 5.3 Posicionamento Estratégico 6 Gestão do Marketing-mix 6.1 O Marketing-mix 6.2 Os 4 P do marketing-mix 6.2.1 O Produto 6.2.2 A Distribuição 6.2.3 O Preço 6.2.4 A Comunicação 6.3 Os 4 P do marketing atual 6.4. As Marcas 7. O Marketing Colaborativo 7.1 A Era da Participação 7.1.1 O caso da Procter and Gamble 7.2 O Marketing e as redes sociais 7.3 Estratégias de marketing colaborativo 7.4 O Marketing Intelligence 8. O Plano de Marketing 8.1 Integração e reflexão crítica acerca dos conteúdos abordados na unidade curricular 8.2 Importância da implementação de estratégias de Marketing e controlo 8.3 O Marketing Operacional 8.3.1 Ações de marketing 8.3.2 Sistemas de controlo e avaliação 8.3.3 Plano de contingência
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- O objetivo 1 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 1;
- O objetivo 2 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulos 2 e 3;
- O objetivo 3 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 4;
- O objetivo 4 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 5;
- O objetivo 5 será alcançado com os conteúdos programáticos abordados no Capítulo 6;
- O objetivo 6 será alcançado com os conteúdos programáticos dos objetivos previamente abordados e os temas do Capítulo 7.
Bibliografia Principal
Kotler, P., & Armstrong, G.;Principles of Marketing, Global Edition, 17th, Harlow: Pearson Education, 2018. ISBN: 10: 1-292-22017-1
Ferreira, B:, Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L., e Rodrigues, M.;Fundamentos de Marketing (3º Edição), Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-812-4
Bibliografia Complementar
Kotler, P.;Marketing 4.0, Editora Atual, 2017
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., e Rodrigues, V. ;Mercator 25 Anos - O Marketing na Era digital (17ª Edição)., D. Quixote., 2019. ISBN: 978-972-20-6591-7
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Seminário
Participação Presencial
3
Avaliação
Teste/Exame
3
Outras
Participação Presencial
12
Trabalho de Grupo
Projectos
10
Estudo autónomo
Estudo
49
Total:
107
Avaliação Contínua
Avaliação Contínua - Prova Escrita I: 35%. - Prova Escrita II: 35%. - Trabalho de Grupo I: 30% a) Diagnóstico de Marketing: 5%: submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin b) Versão final do Plano de Marketing 25%: submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin
Nos termos do Regulamento da Licenciatura: a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%.
Provas e Trabalhos Especiais
Trabalho de Grupo: o trabalho referenciado corresponde à preparação e apresentação oral da estruturação de um Plano de Marketing, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. A empresa a estudar poderá ser sugerida pelos alunos ou recomendada pelo docente.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais). No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.