Controlo Interno de Operações
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE1ERASM
LGE1D
LGE1N
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas princípios científicos de Controlo Interno de Operações nas Organizações tendo como foco a produção de bens e serviços colocados no mercado. O Controlo Interno de Operações específica de que modo a empresa utilizará as suas
capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da sua estratégia no mercado. O Planeamento e Controlo das Operações associado
à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística,
Garantir uma melhor compreensão do Controlo Interno de Operações em sistemas transformadores e
de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os
conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores
organizações transformadoras e de serviços.
As empresas devem dispor de um sistema de controlo das suas operações internas, quer dos seus ativos para perceber em que condições estão a ser transacionados, ou como estão a ser usados na atividade operacional.
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos acerca dos Key Process Information (KPI¿s) das suas operações internas incluindo os indicadores económicos e financeiros.da empresa.
OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular:
- Interpretar o Controlo Interno de Operações de um sistema transformador e produtor de bens e serviços para o mercado
- Identificar as principais variáveis que influenciam o desempenho de uma organização;
- Identificar as caraterísticas fundamentais de um processo de transformação;
- Identificar as medidas de controlo interno de operações;
- Caraterizar as operações de transformação;
- Caracterizar os diferentes tipos de ativos de uma empresa;
- Perceber a importância dos KPI¿s na avaliação de uma empresa;
- Identificar a necessidade de tomada de decisões em função dos valores dos KPI¿s.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender a importância e aplicação dos controlos internos nos diferentes ciclos.
Programa
1. Conceito e evoluções
2. Aplicação do controlo aos nos
diferentes ciclos:
.Meios financeiros líquidos
. Compras, gastos com o pessoal e
dividas a pagar
. Inventários
. Vendas, prestações de serviços e
dívidas a receber
. Ativos fixos tangíveis
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos compreendam a importância dos sistemas de controlo interno de operações, bem como quais são os seus principais mecanismos. A um nível micro, pretende-se que caracterizem operações de transformação que possibilitam a avaliação de desempenho das empresas e identifiquem a um nível mais macro, que analisem e interpretem a dinâmica das empresas no que se refere ao controlo interno que resulta dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.
Bibliografia Principal
Nigel Slack, Stuart Chambers, and Robert Johnston ; OPERATION MANAGEMENT, McGraw-Hill., 2018 (OPERATION MANAGEMENT¿, 2018 PDF FREE BOOK) |
Bibliografia Complementar
Foundations of the Balanced Scorecard¿, 2012, Harvard Business School PDF FREE BOOK;Foundations of the Balanced Scorecard, Harvard Business School , 2012 |
Métodos de Ensino
Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias abordadas nas aulas
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Testes escritos |
Teste/Exame |
2 |
|
Estudo autónomo |
Teste/Exame |
68 |
|
|
Total: |
100 |
Avaliação Contínua
Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 45%)
Ficha e-learning submetido través da plataforma E-Learning ( com ponderação de 10%)
Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame escrito individual: 1 (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de procedimentos e documentos essenciais ao funcionamento das empresas. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na avaliação da relevância dos sistemas de controlo interno, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.