Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular está estruturada para familiarizar o aluno com conceitos e ferramentas de cálculo fundamentais para um futuro gestor de empresas, e indispensáveis para a compreensão de conteúdos que serão tratados durante o curso. Nesse sentido, foi concebida para fornecer ao aluno uma primeira abordagem de temas importantes da prática corrente nas empresas e de informação básica no domínio das finanças.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Apreender conceitos básicos na área da gestão de empresas;
2. Utilizar procedimentos de cálculo de suporte a abordagens em unidades curriculares subsequentes;
3. Dominar conceitos e ferramentas matemáticas necessários a um incremento de skills de literacia financeira;
4. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económico-empresariais;
5. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos em fontes externas ou internas das empresas.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
2. O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico;
3. A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;
4. Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;
5. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos e empresariais;
6. Aplicar os conceitos e princípios estudados à resolução de problemas da prática empresarial.
Programa
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS a. População, amostra e classificação de dados b. Tabela de Frequências
c. Medidas de Estatística Descritiva d. Medidas de localização: média, moda, mediana e quartis e. Medidas de dispersão: variância e desvio-padrão f. Medidas de assimetria g. Medidas de concentração
2. NÚMEROS ÍNDICES a. Índices simples b. Índices agregados c. Os índices PSI e o IPC
3. TAXAS ABSOLUTAS E RELATIVAS a. Variação absoluta, variação relativa, taxa de crescimento ou taxa de variação b. Variações de um valor relativo: percentagens e pontos percentuais c. Taxas de variação discreta e contínua d. Taxas de variação média e global e. Taxas de variação homólogas
4. TAXAS DE JURO a. Taxas equivalentes e proporcionais b. Taxas efetivas e nominais c. Taxas brutas e líquidas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Em relação ao primeiro objectivo, será alcançado no ponto de introdução à analise de dados (ponto 1), na abordagem ao números de índices (ponto 2), nas taxas de absolutas e relativas (ponto 3) e por fim no ponto 4 (taxas de Juros).
O segundo objectivo, será alcançado com todos os tópicos do programa, dado que em todos eles, será necessário procedimentos de cálculo:
Em relação ao terceiro objectivo, dominar conceitos e ferramentas matemáticas , será alcançado nos pontos 2,3 e 4 do programa.
O quarto objectivo será alcançado em todos os pontos do programa, dado que em todos eles, se irá utilizar formulações matemáticas e estatísticas.
Por fim, o último objectivo, o quinto, será alcançado nos pontos 1, 2, 3 e 4 do programa, dado que em todos eles será necessário recorrer a dados numéricos, que serão obtidos quer utilizando fontes externas ou internas das empresas.
Bibliografia Principal
Chaves, C., Maciel, E., Guimarães, P., & Ribeiro, J.;Instrumentos Estatísticos de Apoio à Economia: Conceitos Básicos, McGraw-Hill, 1999
Murteira, B., Ribeiro, C.S., Andrade e Silva, J. e Pimenta, C.;Introdução à Estatística. , Escolar Editora, Lisboa., 2010
Reis, E. ;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2009
Bibliografia Complementar
Anderson, David Ray; Sweeney, Dennis J. ; Willams, Thomas A.;Estatística aplicada à administração e economia. 2ª ed.., Thomson Learning, 2018
Silvestre, A. ;Análise de Dados e Estatística Descritiva, Escolar Editora, 2007
Métodos de Ensino
Os alunos são sensibilizados para a leitura, formas de tratamento e interpretação de dados económicos e financeiros, através da análise de quadros e gráficos.
A abordagem de instrumentos analíticos para exploração de modelos matemáticos básicos é sempre exemplificada com recurso a exemplos de situações reais e atuais.
Na componente teórica da matéria, os conceitos estudados são apresentados em paralelo com exemplos de aplicação direta nas áreas em causa, procurando-se mostrar a relevância dos conteúdos programáticos como suporte a decisões de gestão.
Na componente prática, são apresentados e resolvidos casos práticos direcionados para o cálculo matemático, sendo tarefa do aluno a seleção do método mais adequado à resolução do problema, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pelo conteúdo da unidade curricular, e ilustrar a sua utilidade através de situações reais.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Avaliação
Teste/Exame
3
Seminário
Participação Presencial
2
Outras
Participação Presencial
4
Estudo Autónomo
Estudo
67
Total:
106
Avaliação Contínua
2 Testes escritos individuais: Com ponderação de 40% cada
1 Ficha de trabalho submetida por E-Learning: 15%
1 Ficha de trabalho submetida por E-Learning: 5%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame escrito individual: 1 (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos e ferramentas de análise exploratória de dados e estatística descritiva. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na compreensão dos fenómenos económico-empresariais, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.