Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem Com esta unidade curricular pretende-se preparar os alunos com conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos: -1 Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor; -2 Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio; -3 Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo; -4 Compreender os princípios base do funcionamento da gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira; -5 Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa. Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos.
Competências a desenvolver No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para: - Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão; - Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas; - Adotar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado; - Encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e procurar a maximização da sua eficiência e eficácia; - Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho; - Compreender que o crescimento da empresa deve assentar em bases sustentáveis, de forma a assegurar a sua continuidade no mercado; - Entender que o sucesso da empresa não depende exclusivamente de uma boa gestão interna, mas também de uma boa relação com o ambiente externo à organização.
Programa
1 INTRODUÇÃO
1.1 - Definição e níveis de gestão 1.2 - Funções dos gestores 1.3 - Aptidões e capacidades dos gestores 1.4 - Ética e responsabilidade social na gestão 1.5 - Novas tendências na gestão
2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO 2.1 - As teorias clássicas 2.2 - As abordagens contemporâneas 2.3 - As novas abordagens à teoria da gestão
3 O PROCESSO DE GESTÃO 3.1 - Planeamento 3.1.1 - Objetivos, níveis e ferramentas do planeamento 3.1.2 - A gestão estratégica 3.1.3 - A tomada de decisão 3.2 - Organização 3.2.1 - Determinantes da estrutura organizacional 3.2.2 - Tipos de estruturas organizacionais 3.3 - Direção 3.3.1 - A motivação 3.3.2 - A Liderança 3.3.3 - O processo de comunicação 3.4 - Controlo 3.4.1 - Importância do controlo de gestão 3.4.2 - O processo de Controlo 3.4.3 - Níveis e tipos de controlo
4 PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO 4.1 - Gestão da Operações/Produção 4.1.1 - Organização dos sistemas produtivos 4.1.2 - Gestão de operações 4.1.3 - Controlo de qualidade 4.2 - Gestão de Marketing 4.2.1 - Conceito, processo e funções de marketing 4.2.2 - A segmentação, targeting e posicionamento 4.2.3 - Marketing-mix 4.2.4 - Novas tendências do Marketing 4.3 - Gestão Financeira 4.3.1 - Papel da Contabilidade e da informação contabilística 4.3.2 - Funções do gestor financeiro 4.3.3 - Principais indicadores de análise financeira 4.4 - Gestão de Recursos Humanos 4.4.1 - Gestão estratégica de recursos humanos 4.4.2 - Planeamento da gestão de recursos humanos 4.4.3 - Compensação, incentivos e benefícios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1 na medida em que apresenta os conceitos fundamentais da gestão
- O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, que tem como objetivo o conhecimento da evolução da gestão
- O capitulo 3 permite aceder ao objetivo 3 a fim de conhecer as organizações e o processo de gestão, bem como atribuições e áreas de atuação
- O capitulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consistem no reconhecimento e enquadramento do meio envolvente da empresa
Bibliografia Principal
MAÇÃES, Manuel Alberto Ramos ;Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática, Actual Editora, 2014
Reis, Felipa Lopes;Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2018
Bibliografia Complementar
Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Escolar Editora, 2013
MARQUES PINTO, CARLOS et al. ;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e métodos interrogativos para a reflexão sobre os conteúdos. As aulas, além de teóricas, também irão assumir uma componente prática dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica e a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Avaliação
Teste/Exame
4
Trabalhos de grupo
Projectos
28
Seminário
Participação Presencial
2
Outras
Participação Presencial
4
Estudo pessoal
Estudo
39
Total:
107
Avaliação Contínua
- Duas provas escritas individuais, com uma ponderação de 70% na classificação final (35% cada prova); - Um trabalho prático individual de pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning, com uma ponderação de 30% na classificação final.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
- Prova escrita individual: 100%.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas, apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programar tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).