Código: | LGE1637 | Sigla: | CG |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 3º | 3 ECTS | 31,5 | 80 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
O desenvolvimento de atividades ligadas ao cumprimento de objetivos a atingir por parte dos gestores das organizações lucrativas e não lucrativas continua a suscitar informações não imediatamente disponíveis pela contabilidade financeira cuja a perspetiva de análise não coincide com a contabilidade analítica ou de gestão. Neste sentido, a contabilidade de gestão torna-se cada vez mais importante como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular pretende-se colocar os alunos em contato com alguns aspetos fundamentais de Contabilidade de Gestão.
É objetivo da Unidade Curricular proporcionar o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial, abordando o planeamento e orçamento da atividade, assim como a importância da contabilidade de gestão para a estratégia da empresa e para o processo de tomada de decisão.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
O aluno deve ser capaz de:
- Identificar os tipos de planeamento de uma empresa e elaborar orçamentos anuais;
- Identificar o âmbito e objetivos da contabilidade de gestão estratégica;
- Aplicar os sistemas de preços de transferência interna como instrumento de gestão;
- Analisar situações de benchmarking como esforço de melhoria;
- Analisar o desempenho usando indicadores quantitativos e qualitativos;
- Conhecer a importância do balanced scorecard na gestão empresarial;
- Utilizar os modelos mais recentes de gestão de stocks;
CAPÍTULO I - Orçamentos como um instrumento de apoio à tomada de decisões
1.1 Planeamento;
1.2 Natureza da gestão orçamental;
1.3 Elaboração do orçamento anual;
1.4 Controlo de gestão.
1.5 Orçamento de tesouraria e financeiro
CAPÍTULO II - Contabilidade de Gestão estratégica
2.1 Contabilidade analítica e de gestão estratégica;
2.2 Os preços de transferência;
2.3 Avaliação de desempenho;
2.4 O Benchmarking;
2.5 O balanced Scorecard;
2.6 Modelos alternativos de gestão de stocks: JIT - Just in time; QOQ - Economic Orden Quantitaties, TQM - Total Quality Management.
Com esta unidade curricular pretende-se colocar os alunos em contato com alguns aspetos fundamentais de Contabilidade de Gestão e proporcionar-lhes o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial, abordando o planeamento e orçamento da atividade, assim como a importância da contabilidade de gestão para a estratégia da empresa e para o processo de tomada de decisão.
Franco, V. S.; Morais, A. I.; Oliveira, A. V; Major, M. J.; Serrasqueiro, R.; Jesus, M. A. e Oliveira, B. J.;Temas de contabilidade de gestão: gestão orçamental e medidas financeiras de avaliação de desempenho, Livros Horizonte, Livros Horizonte, 2012 |
Gama, António Pimenta;Performance Empresarial, Porto Editora, 2012. ISBN: 978-972-0-34015-3 |
Heizer, J. e Render B;Operations Management 8th ed., Prentice Hall, 2006 |
Nabais, C. e Nabais, F;Prática Financeira II, LIDEL - Edições Técnicas, Lda, 2011 |
Carvalho, O.;Benchmarking: uma ferramenta para a melhoria contínua, Instituto Português da Qualidade, Instituto Português da Qualidade, 2001 |
Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Estudo | 9 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 45,5 | |
Total: | 80 |
Testes escritos individuais: 2 x 40%
Trabalho de Grupo: 20%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito individual: 100 %
As metodologias consideradas têm em consideração da unidade curricular.
Durante as sessões, os alunos são estimulados a complementar os conhecimentos teóricos lecionados com a resolução de exercícios.