Código: | LGE1423 | Sigla: | CAI |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade Analítica é cada vez mais necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contato com os aspetos fundamentais de Contabilidade Analítica, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de:
- Resolução de problemas no âmbito da gestão empresarial;
- Implementação da Contabilidade Analítica nas empresas comerciais, industriais e de serviços;
- Resolução de problemas ao nível contabilístico com impacto na tomada de decisões.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
- Reconhecer a importância da Contabilidade Analítica como sistema de informação;
- Identificar os modelos e objetivos da Contabilidade Analítica;
- Caracterizar os diferentes tipos de gastos;
- Caracterizar os componentes do custo de produção;
- Caracterizar as formas de imputação e base de repartição dos gastos gerais de fabrico;
- Caracterizar os sistemas de contas existentes;
- Aplicar os sistemas monistas e dualistas a casos concretos;
- Distinguir o método direto do método indireto no apuramento do custo de produção e interpretar a informação proporcionada por cada um dos métodos;
- Caracterizar os vários sistemas de custeio;
- Conhecer a forma de aplicação de cada um dos sistemas e saber interpretar as diferenças de resultados pela utilização alternativa de cada um deles.
Capítulo I - Enquadramento da Contabilidade Analítica
1.1. Âmbito e objetivos da Contabilidade Analítica
1.2. Enquadramento normativo da Contabilidade Analítica
Capítulo II - Os custos. Análise e relação com os resultados.
2.1. Conceito de custos/gastos e sua diferenciação dos conceitos de perda, despesa e pagamento
2.2. Custo dos seus objetos
2.3. Classificação de custos segundo o seu objetivo
2.4. Formação do custo dos produtos e serviços
Capítulo III - Análise, contabilização e controlo dos elementos do custo total
3.1. Matérias-primas
3.2. Mão-de-obra direta
3.3. Gastos gerais de fabrico
3.4. Gastos não industriais
Capítulo IV - Os sistemas de articulação contabilística e a determinação do custo dos produtos.
4.1. Sistemas de articulação contabilística: sistemas monistas versus sistemas dualistas
4.2. Método de cálculo de custos
4.2.1. Método direto (por encomenda ou ordem de fabrico)
4.2.2. Método indireto (por processo)
4.2.3. Método misto
Capítulo V - Os sistema de custeio
5.1. Sistema total ou de absorção
5.2. Custeio variável
5.3. Custeio racional
Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos tenham uma visão ampla da contabilidade analítica. A um nível micro, pretende-se que saibam contabilizar operações diárias das empresas e, a um nível mais macro, que analisem e interpretem a informação contabilística que resulta dessas operações. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.
Trancoso, Tiago e Gomes, Sofia;Princípios de Contabilidade de Gestão, 2018 |
Caiado, António C. Pires;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2015 |
Pereira, C. C. e Franco, V. S.;Contabilidade Analítica - Casos práticos, Rei dos Livros, 2001. ISBN: 972-51-0992-9 |
Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Dois testes escritos | Teste/Exame | 3 | |
Outros | Participação Presencial | 15 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 97 | |
Total: | 160 |
Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 40%)
Ficha de trabalho: 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para a unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do n.º 5 do Art. 38.º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do Art. 39.º, é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal), poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Exame escrito individual: 1 (100%)
As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.