Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.
Objectivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação de conhecimentos deve permitir: - Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas. - Promover a experimentação e o teste de hipóteses. - Conceber modelos de negócio. - Saber construir um plano de negócios.
Competências a desenvolver
No final os alunos devem ser capazes de: - Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio. - Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio. - Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades. - Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.
Programa
1. As tendências nos mercados globais 1.1 Principais driving-forces 1.2 Evolução do empreendedorismo
2. As funções de gestão 2.1 As novas funções de gestão para start up's
3. A criação do modelo de negócio 3.1 As questões legais e sociais da pequena empresa 3.2 Da ideia ao mercado.Tipos de negócio 3.3 A identificação de oportunidades/problemas 3.4 As soluções e teste de hipóteses 3.5 As métricas chave 3.6 Proposta de valor 3.7 Vantagem competitiva 3.8 Os canais e comunicação 3.9 Os custos e as fontes de receitas
4. O Plano de Negócio 4.1 Sumário executivo 4.2 Resumo da empresa 4.3 Descrição dos produtos/serviços 4.4 Estratégia do negócio 4.5 Operacionalização do negócio 4.6 Estrutura e liderança 4.7 Monitorização e avaliação do desempenho.
5. Repensar o negócio.
Bibliografia Principal
Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015
Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self Desenvolvimento Pessoal, 2016
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self Desenvolvimento Pessoal, 2016
Bibliografia Complementar
Ries, Erick;Lean Start Up, Prime Books, 2012
Ries, Erick;Lean Start Up, Prime Books, 2012
Costa, Horácio;Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel - Edições Técnicas, 2010
Costa, Horácio;Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel - Edições Técnicas, 2010
Métodos de Ensino
As aulas consistem na apresentação dos elementos e nos fundamentos do empreendedorismo. Estes serão suportados pela análise e resolução de casos, comentários de vídeos e elaboração de trabalhos práticos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Avaliação Contínua
- Dois testes escritos individuais: 60% - Apresentação e defesa de um trabalho final (Business Plan): 40%
Os termos do regulamento da licenciatura: . A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Teste escrito individual: 100%. Nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura:
- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.