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"A importância do site na estratégia de marketing digital" por Professor Bruno Miguel Vieira

Artigo de Opinião

Professor Bruno Miguel Vieira fala-nos sobre "A importância do site na estratégia de marketing digital", no seu artigo de opinião publicado no semanário Vida Económica.

"Considera-se, atualmente, que um negócio que não utilize a internet de forma eficaz esteja a colocar de parte cerca de 80% do seu potencial de atuação e consequente faturação. A decisão de ter uma presença ativa nos meios digitais deixou de ser uma opção, as empresas que pretendem ostentar um crescimento efetivo e sustentado devem encarar o meio digital como parte integrante dos seus negócios. O número de empresas que encaram estes novos desafios está, sem dúvida, a crescer e, apesar de ainda se verificar que a adaptação não é, na generalidade, realizada da forma mais organizada, começam a vislumbrar-se alguns resultados bastante interessantes. A aposta que atualmente se verifica em formação adequada e o consequente aumento do número de profissionais da área do marketing digital é um dos fatores que contribui significativamente para esses resultados. As empresas que decidem integrar na sua estratégia global de atuação uma aposta planeada no marketing digital deparam-se com a seguinte questão fundamental: Face à diversidade de plataformas disponíveis para promoção dos negócios na internet, será assim tão importante ter um site? A resposta a esta questão não podia ser mais clara: o site deve funcionar indubitavelmente como o eixo de uma estratégia mais geral de marketing digital, abrangendo todas as plataformas que acrescentam valor a uma determinada instituição e a projetam nos meios digitais onde o potencial cliente e as oportunidades de negócio proliferam. O site é, apenas e só, a chave para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida porque todos os outros componentes devem direcionar os potenciais clientes para o seu site para que possam ser efetivamente convertidos em leads e posteriormente em clientes reais. Aqui a construção do site deve ser uma tarefa meticulosa de forma a que a sua estrutura proporcione boas experiências aos visitantes, porque visitantes de um site que não proporcione uma boa experiência dificilmente darão uma segunda oportunidade a esse site fazendo-lhe uma nova visita. Neste sentido, deve imperar a velha máxima de que não há segunda oportunidade para criar uma primeira impressão, e a primeira impressão é a que fica. Um bom site deve projetar a empresa, apresentar conteúdo de alta qualidade e ser fácil de navegar, mas é certo que não resolve tudo por si só, atraindo automaticamente o público certo para seu negócio, revertendo lucros. Uma das atividades essenciais consistirá em medir a performance do seu conteúdo e, em bom rigor, um site sem SEO (search engine optimization) efetivo não aparecerá organicamente nos primeiros lugares de um SERP (search engine results page) e, portanto, não gerará muitos cliques do Google, Bing e outros motores de busca, cliques esses que se apresentam como fundamentais na geração de tráfego concreto para o site. Na verdade, apesar de se apresentar como um elemento fundamental, mesmo o site mais bonito será provavelmente ineficaz sem o uso adequado do SEO."

- in Semanário Vida Económica, 30 de novembro de 2017