• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Pessoal > Rui Rosa Dias

Rui Rosa Dias

Fotografia de Rui Rosa Dias
Nome: Rui Rosa Dias
Sigla: RRD
Estado: Activo
ORCID 0000-0002-5934-8429
CIÊNCIAVITAE 0518-BB15-E293

Email: ruirosadias@isag.pt

Categoria: Professor Adjunto
Área: Marketing

Apresentação Pessoal

Formação Académica
Doutorado em Economia Agrária, Especialização em Marketing - Escola Técnica dos Engenheiros Agrónomos de Madrid.
Mestre em Marketing Agroalimentar - Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza
Licenciado em Gestão e Marketing - IPAM
Especialista em marketing e tendências de comportamento de consumo agroalimentar. Entusiasta da biodiversidade. Amante e estudioso dos momentos filosóficos de degustação alimentar

Área de Investigação
Economia - Especialização em Marketing

Unidades de Investigação/Centros
CICET - FCVC

Publicações (mais relevantes)
Revistas Científicas
Dias, R. R. (2021). Metodologias Emergentes de Investigación : El Caso Delphi en el Mundo Empresarial. Universidade de Sonora no México.
Real, H., Rosa, R., Graça, P. (2020). Mediterranean Diet conceptual model and future trends of its use in Portugal. Health Promotion International, 36(2). doi: 10.1093/heapro/daaa056

Livros/Capítulos de Livros

Dias, R.R.(2023). Produção de alimentos. In J. Santos, A. Andreghetto & P. Feliciano (Eds.) Alimentação: avanços e controvérsias (pp.73-79). Alexa Cultural.
Dias, R.R. (2023). Transparência. Porto: Vida Económica
Briz, J., Filipe, I. e Dias Rosa, R. et al (2010). A cadeia de valor agroalimentar: análise internacional de casos reais. Editora: Editorial Agrícola.
Dias Rosa, R. e Briz, J., Mili, S. (2009). Producción y Mercado de Leche Ecológica en Portugal: Estrategias y Tendencias. Editorial Novembro.

Conferências/Workshops e Proceedings

Dias, R. R., Nogueira, M., & Azinheira, F. (2021). Spirituality in Agri-food Sector: A Complementary Vision of Slow Food Principles. Proceedings International European Forum on System Dynamics and Innovation in Food Networks. http://centmapress.ilb.uni-bonn.de/ojs/index.php/proceedings/article/view/2102
Dias, R. R. (2021). Filosofia Agroalimentar, Marketing e Tendências: uma Aproximação à "Produção Autóctone". Proceedings Congresso Nacional da Caprinicultura. https://www.drapc.gov.pt/base/documentos/livro_de%20comunicacoes_jccc_caprinicultura.pdf
Rosa R., Nogueira M., (2019). Agri-food Trends for Portugal based on the slow food principles: a new approach [paper presentation]. International European Forum em Systems Dynamics and Innovation in Food Networks.
Dias Rosa, R., Tiago, C. (2013) - Tendências Económico-sociais no consumo de café em Portugal para 2021 [paper presentation]. Congresso promovido pela Associação Portuguesa de Economia Agrária.
Dias Rosa, R., et al (2009). Consumer and Supply Chain Dynamics in the Portuguese Organic Milk Market [paper presentation]. III conferência Internacional do Fórum Europeu Systems Dynamics and Innovation in Food Networks.
Dias Rosa, R., et al. (2008). The Future of Organic Milk in Portugal [paper presentation]. XVI Congresso Mundial de Agricultura Biológica.

Outras publicações:
Dias, R. R. (2022). O Marketing Agroalimentar da verdade: tendência ou utopia?. Revista Marketeer.
Dias Rosa, R. (2021). O sentido de Missão, Visão e Valores e o marketing 5.0. Vida Económica
.
Dias Rosa, R. (2020). O ¿pandemónio¿ da pandemia e o lado bom da coisa. Vida Económica
.
Dias Rosa, R. (2018). Scientific Handbook Food Trends. Tendências agroalimentares em Portugal para 2027 segundo os princípios Slow Food. Slow Food
.
Dias Rosa, R. e Alas, J. (2016). Os Trilhos do Marketing Agroalimentar. Vida Económica.
Dias Rosa, R. et al (2015). Marketing Agroalimentar: Fundamentos e casos de estudo. Vida Económica.

Experiência profissional recente
2006/2015 - Diretor de Marketing, Inovação e Agricultura Biológica - AGROS. Planeamento e implementação da produção, recolha e venda de leite biológico. Responsável pelo planeamento e implementação da estratégia de procurement para o Grupo AGROS. Participou ativamente na estratégia de reposicionamento da AGROS, e das empresas do Grupo AGROS. 
2010/2013 - Docente convidado por várias Universidades para integração de júri em candidaturas - Título Especialista
2009 - 2015 - Referee convidado, por indicação do Professor Gerald Shively Editor in Chief, Agricultural Economics - Purdue University, West Lafayette, Indiana EUA. Arbitragem de artigos em áreas como: Agricultura Biológica, Alimentação Saudável, Comportamento de Consumo e Economia Agrária.
2014 - Fundador da Associação Slow Food Porto.
Membro do Movimento Slow Food, desde 2001. Planeamento da candidatura de criação do Slow Food Porto submetida com êxito a Itália. Coordenação de diversos projetos: hortas nas escolas, lançamento de duas sandes Slow Food e organização do 1.º Congresso Internacional do Slow Food em Portugal: www.foodfutures.pt 
Desde 2004 - Consultor de Marketing
Investigador principal do IPAM no projeto: Perspetivas atuais e futuras do consumo Agroalimentar no norte de Portugal segundo os Princípios do Slow Food. Laureate University.
Autor de diversos livros sobre marketing agroalimentar
Consultor. 
Referee em arbitragem de papers científicos
Membro do comité Editorial do Journal of Albania Veterinary Society. Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Tirana. Albânia.
Membro do Conselho Consultivo - Portugal Dubai 2020 - Agroalimentar e gastronomia.