• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Pessoal > Márcia Lemos

Márcia Lemos

Fotografia de Márcia Diana Fernandes Lemos
Nome: Márcia Diana Fernandes Lemos
Sigla: MDFL
Estado: Activo

Contactos

Email: marcia.lemos@isag.pt

Funções

Categoria: Professor Adjunto Convidado
Ligação: Prestação de Serviço - Parcial
Área: Línguas Modernas

Short CV

Formação académica
Doutoramento em Estudos Anglo-Americanos (especialidade de Literatura Inglesa) - Universidade do Porto
Mestrado em Estudos Anglo-Americanos (especialidade de Literatura Inglesa) - Universidade do Porto
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Franceses e Ingleses (Ramo Educacional) - Universidade do Porto

Área de Investigação
Línguas e Literaturas
Estudos Anglo-Americanos

Unidades de Investigação/Centros
NIDISAG - Núcleo de Investigação do ISAG
CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies

Publicações (mais relevantes)
Revistas Científicas
Lemos, M. (2014). In Search of Contemporary Revolutionary Writing: A Reading of Ohran Pamuk's Snow. Spaces of Utopia: An Electronic Journal, 2(3), 84-95.
Lemos, M. (2013). Pequod or 'the black tragedy of the melancholy ship': A Reading of Herman Melville's Moby-Dick. Via Panorâmica: Revista Electrónica de Estudos Anglo-Americanos/ An Anglo-American Studies Journal, 3 (2), 58-73.
Lemos, M. (2012).Vestir Identidades: Uma Leitura de The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood. Etopia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia,13. ISSN 1645-958X.
Lemos, M. (2012). 'Every Telling Has a Tailing': Narrative vs. Narrativity in Finnegans Wake. Papers On Joyce,17/18, 349-370.
Lemos, M. (2010). Finnegans Wake and the Art of Punishing the English Language. Papers On Joyce,16, 49-66.

Livros e Capítulos de Livros
Lemos, M. & Pinho, Jorge Almeida e (2020). Literature and the Arts since the 1960s: Protest, Identity and the Imagination, eds., Cambridge, Cambridge Scholars Publishing.
Lemos, M., & Gomes, M. (2017). Exchanges between Literature and Science from the 1800s to the 2000s: Converging Realms,eds.Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.
Lemos, M. (2017). To Make Soundsense and Sensesound: On the Challenges of Translating Finnegans Wake. In Ramalhete Gomes, M. (Ed.), Translation, the Canon and its Discontents: Version and Subversion (pp. 176-192). Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.
Homem, R. C., Louro, T., Silva, J. B., Gomes, M. R., & Lemos, M. (2012). Postmodern Shifts: Narrative and the Arts (introduction to part IV of Relational Designs). In Homem, R. C. (Ed.), Relational Designs in Literature and the Arts: Page and Stage, Canvas and Screen (pp. 327-331). New York and Amsterdam: Rodopi, IFAVL collection.
Lemos, M. (2012). Dr. 'Jeems Joker' Or: How I Learned to Stop Worrying and Love Finnegans Wake. In Alonso, María Alonso, Mota, Jeannette Bello, Muíños, Alba de Béjar & Mariñas, Laura Torrado (Eds.), Weaving New Perspectives Together: Some Reflections on Literary Studies (pp. 74-93). Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.

Conferências/Workshops e Comunicações
Lemos, M. (2019). Writing Dublin: Joyce, Bloomsday and Tourism in the Irish Capital
comunicação apresentada em International Conference Touring Travel Writing: Between Fact and Fiction, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Lemos, M. (2019). After the Flood: A Reading of José Eduardo Agualusa's Life in the Sky, comunicação apresentada em International Conference More Meals to Come, Universidade do Porto.

Outras Publicações
Lemos, M. (2019). Via Panoramica: Revista Electrónica de Estudos Anglo-Americanos / A Journal of Anglo-American Studies, 3rd series, Vol.8, No. 2, ed., 'A Prefatory Note' de Márcia Lemos, pp.8-9. ISSN 1646-4728. https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/issue/view/479
Lemos, M. (2019). Via Panoramica: Revista Electrónica de Estudos Anglo-Americanos / A Journal of Anglo-American Studies, 3rd series, Vol.8, No. 1, ed., 'A Prefatory Note' de Márcia Lemos, pp.8-9. ISSN 1646-4728. https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/issue/view/476

Experiência profissional
Diretora executiva da revista Via Panoramica: Revista Electrónica de Estudos Anglo-Americanos | A Journal of Anglo-American Studies, ISSN 1646-4728 (http://ojs.letras.up.pt/), desde 2019.
Investigadora de diversos projetos financiados por fundos do FEDER e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, entre 2010 e 2019.
Examinadora da Cambridge para Speaking, Writing e General Marking, Cambridge English for Schools (Projeto Preliminary for Schools), 2015.
Professora de inglês do ensino básico e secundário, de 2014 a 2019.
Membro da Comissão Executiva do Departamento de Estudos Anglo-Americanos (FLUP), de 2010 a 2013.
Membro da Comissão de Acompanhamento do Curso de Doutoramento em Estudos Anglo-Americanos (FLUP), de 2010 a 2013.
Membro da Unidade de I&D Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS - FLUP), desde 2008.

Ligações
ORCID: 
 https://orcid.org/0000-0002-9708-329X
Ciência ID: 
F115-7FF2-9579