• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Pessoal > Jorge Lopes

Jorge Lopes

Fotografia de Jorge Manuel Neves Gomes Lopes
Nome: Jorge Manuel Neves Gomes Lopes
Sigla: JL
Estado: Activo
ORCID 0000-0002-2417-0659
CIÊNCIAVITAE BF11-4D09-3BEA

Email: jorge.lopes@isag.pt
Extensão Telefónica: 220303267

Categoria: Professor Adjunto
Área: Marketing

Apresentação Pessoal

Formação académica
Doutoramento em Ciências da Empresa - Universidad Rey Juan Carlos
Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses - Universidade Nova de Lisboa
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Universidade dos Açores

Área de Investigação
Ciências Empresariais

Unidades de Investigação/Centros
CICET - FCVC

Publicações (mais relevantes)
Revistas Científicas
Pinto Borges, A., Lopes, J.M., Carvalho, C., Vieira, B. M. & Lopes, J. (2021). Education as a key to provide the growth of entrepreneurial intentions. Education + Training, 63(6), 809-832.
Rodrigues, I., Soares, N., Lopes, J. M., Oliveira, J. & Lopes, J. (2021). Gamification as a New Trend in the Co-creation Process. Revista de Administração Mackenzie, 22(4), 1-33.
Lopes, J. M., Oliveira, M., Lopes, J. & Zaman, U. (2021). Networks, Innovation and Knowledge Transfer in the Tourism Industry: an Empirical Study of SMEs in Portugal. Social Sciences, 10(5), 159.
Borges, A., Cunha, C., Lopes, J. (2020) The Main Factors that determine the intention to revisit a music festival. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events.
Braga, J. L. & Lopes, J. M. (2020). The Public Sector's Role in Fostering Development in Low-Density Areas: The Case of Housing Tourism. In Kala, D, & Bagri S. (Eds.), Global Opportunities and Challenges for Rural and Mountain Tourism (pp. 207-227). IGI Global
Vieira, E., Borges, A. & Lopes, J. (2020). The Role of Intangible Factors in the intention of Repeating a Tourist Destination. International Journal of Tourism Policy, 10(4), 327-350

Livros e Capítulos de Livros
Braga, J. L., & Lopes, J. M. (2020). The Public Sector's Role in Fostering Development in Low-Density Areas: The Case of Housing Tourism. In D. Kala, & S. Bagri (Eds.), Global Opportunities and Challenges for Rural and Mountain Tourism (pp. 207-227). IGI Global. doi: 10.4018/978-1-7998-1302-6.ch012
Lopes, J. (2017). O Marketing Cultural - Os Desafios da Gestão de Marcas Culturais. In J. Remondes (Eds.), Marketing Insights (pp. 127-151). Chiado Editora.

Conferências/Workshops e Proceedings
Borges, A. P., Cunha, C. & Lopes, J. (2021). The influence of the Factors Push and Publl in the Intention to Return to the Musical Event: The Essential Information to Define Marketing Strategies. Abstract published at Proceedings International Workshop Tourism and Hospitality Management.
Aldeia, S., Monteiro, M., Lopes, J., & Conde, R. (2021). Corporate Social Responsibility and Socially Committed Entrepreneurship: a Contemporary Overview [paper presentation]. European Conference on Innovation and Entrepreneurship.
Rodrigues, I., Soares, N., Ferraria, A., Correia, P., Lopes, J. & Lopes, J. (2020). Co-creation gaming, a plausible tool for the portuguese companies? Abstract published at Proceedings International Conference Applied Business and Management.
Borges, A. P., Cunha, C., & Lopes, J. (2019). The influence of the Factors Push and Pull in the Intention to Return to the Musical Event: The Essential Information to Define Marketing Strategies. Abstract published at Proceedings International Workshop Tourism and Hospitality Management (pp. 139-141).
Lopes, J., Pereira, L., Silva, O., & Braga, J. (2017). Sustainability and Authenticity as Differentiating Factors in Porto's Off-Peak Tourism. Proceedings Tourism and Hospitality Management (p.12).

Outras Publicações
Lopes, J. (2023). O Regresso às Lojas!. Vida Económica.
Lopes, J. (2022). Ensinar/hoje: uma Abordagem Humanista. Vida Económica.
Lopes, J. (2022). O ensino universitário e as grandes crises globais. Vida Económica.
Lopes, J. (2021). Os Professores no Século XXI: Os Desafios da Sobrevivência. Vida Económica.
Lopes, J. (2020). Os Docentes Perante os Desafios Tecnológicos: Ameaça ou Oportunidade? Vida Económica.
Lopes, J. (2019). O Marketing Cultural, os Eventos e o Turismo. Revista Marketeer.
Lopes; J. (2019). Um Novo Perfil para os Estudantes do Século XXI. Vida Económica.
Lopes, J. (2019). A Oferta Educativa e as Exigências do Mercado. Vida Económica.
Lopes, J. (2019). Os Festivais de Cinema, as Cidades e o Turismo. Vida Económica.
Lopes, J. (2018). O(s) Consumidor(es) de Cultura. Vida Económica.
Lopes, J. (2018). O Financiamento das Indústrias Culturais. Vida Económica.
Lopes, J. (2017). Os Desafios do Marketing Cultural. Vida Económica.
Lopes, J. (2017). Os Eventos Culturais como Polos de Atração Turística. Vida Económica.
Lopes, J. (2017). O Marketing Cultural, o Cinema e a Memória Cinéfila. Vida Económica.

Experiência profissional
- Membro do Conselho Técnico-Científico do ISAG e Coordenador do Curso de Relações Empresariais, desde 2017.
- Docente na Universidade Lusíada Porto, de 2016 a 2017.
- Formador na Associação Empresarial do Baixo-Ave, de 2009 a 2012.
- Docência, Coordenação de Áreas Científicas, Orientação de Projetos, Orador em Eventos Instituto Português de Administração de Marketing (Porto), de 2001 a 2013.
- Docência, Coordenação de Áreas Científicas e Assessoria de Direção no Instituto Português de Administração de Marketing (Lisboa), de 1993 a 2001.