Short CV
Formação académica
Doutoramento em Ciências Empresariais - Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Mestrado em Gestão de Empresas - Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto (atual PBS)Licenciatura em Economia - Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Área de Investigação
Gestão da Marca
Marketing e Estratégia
Unidades de Investigação/Centros
NIDISAG - Núcleo de Investigação do ISAG
Publicações (mais relevantes)
Revistas Científicas
Oliveira, R., Tavares, V., & Cunha, C. (2017). Análise das Motivações e Intenções de Revisita dos Frequentadores do Festival de Música MEO SUDOESTE. European Journal of Applied Business and Management, Special Issue, 218-228.
Sousa, A. F. A., & Tavares, V. (2016). Brand Management Challenges in the Context of Recession. European Journal of Applied Business and Management, 2(1), 1-11.
Tavares, V. (2015). Brand Management in SMEs: Conceptualization of Differences and Research Agenda. European Journal of Applied Business and Management, 1(1), 128-153.
Livros e Capítulos de Livros
Cunha, C., & Tavares, V. (2018). âme moi. In Abreu, J. (Coord.), Empresariato - Branding. Vila Nova de Famalicão: Editora IDIOTEQUE.
Tavares, V. (2016). Gestão de Marcas - Uma abordagem empreendedora para as PME vencerem em mercados. Lisboa: Escolar Editora.
Conferências/Workshops e Comunicações
Santos, J., & Tavares, V. (2020). Importance of employer branding for the success of the corporate brand in the SME context. ICABM2020.
Borges, A. P., Vieira, E. P., Rodrigues, P., & Tavares, V. (2019). Evaluation of the brand of a regional food product. In Vieira, E. P., & Borges, A. P. (Eds.), Proceedings of the Workshop Tourism and Hospitality Management (pp. 204-205), ISAG - European Business School, Porto. ISBN: 978-989-54164-1-7.
Outras Publicações
Tavares, V. (2020). Vamos (re) construir as marcas para o Turismo 4.0? Marketeer.
Tavares, V. (2020, dezembro). Agenda digital para o Ensino Superior. Vida Económica.
Tavares, V. (2020, abril). Começar de novo. Vida Económica.
Tavares, V. (2019, março). As novas tecnologias e a confiança. Vida Económica.
Tavares, V. (2017, outubro). Os próximos mercados: Gerações Z e Alfa. Vida Económica.
Tavares, V. (2018, junho). Profissões do futuro. Vida Económica.
Tavares, V. (2017, fevereiro). Desafios dos negócios e marcas na era digital. Vida Económica.
Experiência profissional
Investigador do Projeto Políticas de Responsabilidade Social e envolvimento com a marca cidade do Porto, desde 2017.
Investigador do Núcleo de Investigação do ISAG (NIDISAG), desde 2009.
Docente do ISAG, desde 1987 (Professor Coordenador, desde 2007).
Coordenador do Mestrado em Direção Comercial e Marketing
Consultor nas áreas da Gestão da Marca, Marketing e Estratégia, desde 1980.
Membro da Comissão Científica da International Conference of Applied Business and Management (ICABM), nas edições de 2016 e 2018.
Membro da Comissão Científica do Workshop Tourism and Hospitality Management, nas edições de 2017 e 2019.
Diretor de Serviços na Área Administrativa dos Serviços Sociais da Universidade do Porto, de 1981 a 1989.
Formador da Câmara dos Revisores Oficiais de Contas em vários cursos de formação abordando matérias de Gestão de Empresas, de 1990 a 1994.