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Abílio Vilaça

Nome: Abílio da Cunha Vilaça
Sigla: ACV
Estado: Não Activo

Sem informação a apresentar

Apresentação Pessoal

Formação académica
Especialista na Área científica de Turismo e Lazer (CNAEF812) com Provas Públicas (Artigo. 6º do DL nº 206/2009 de 31 de agosto , alterado pelo Decreto lLei nº27/2021, de 16 de abril, pelo IPLeiria.  IP Beja, ESHTEstoril, 
Especialista com Provas Públicas (Artigo. 6º do DL nº 206/2009) em Estratégia e Empreendedorismo pelo IPCA, IPVC e  IPL
Especialista com reconhecimento pelo CTC da Instituição proponente (ISAG) em Turismo 
Mestre em Gestão de Empresas, Especialização em Marketing - Universidade do Minho
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática - Universidade do Minho

Área de Investigação
Gestão
Estratégia e Empreendedorismo
Turismo e Lazer
Marketing 
Gestão Empresas e Organizações S/ Fins Lucrativos

Unidades de Investigação/Centros
CICET - FCVC

Publicações (mais relevantes)
Livros e Capítulos de Livros
Teles, A.; Vilaça, A. (2022) Caminhos para um turismo lento - Conceção, Planeamento e Gestão de Itinerários Turísticos, Editora Vida Económica, Porto
Teles, A.; Vilaça, A. (2021) Piscinas nos Empreendimentos Turísticos; Paraíso ou Pesadelo? - Obrigações Legais, Abordagem Técnica e de Gestão, Editora Vida Económica, Porto
Cerdeiras, A., Vilaça, A., Costa, D., Molho, C. & outros (2020). Impacto da COVID-19 na atividade económica das empresas turísticas da região do Minho, Edição Aproturm. www.aproturm.com
Cerdeiras, A., Vilaça, A., Costa, D., Molho, C. & outros (2020). Impacto da COVID-19 na atividade económica das empresas turísticas da região do Minho, Pós-Verão, Edição Aproturm. www.aproturm.com
Ferreira, J. P., Vilaça, A., Molho, C.; Cerdeiras, A. & outros (2020). Plano de sustentabilidade para o turismo 2020-2023. Minho - Contributos APROTURM. www.aproturm.com
Vilaça, A. & Cerdeiras, A. (2020). Planeamento e Conceção de Itinerários Turísticos, Edições Espaço Visual.
Vilaça, A. & Cerdeiras, A. (2020). Empreendedorismo na Conceção de Itinerários Turísticos, Edições Espaço Visual.
Vilaça, A. (2020). Gestão Empresarial em Unidades de Turismo, Edições Espaço Visual.
Vilaça, A. & Cerdeiras, A. (2020). Marketing Turístico Unidades de Turismo Rural, Edições Espaço Visual.
Costa, V., Moura, A., Vilaça, Abílio C. & outros (2019). Perfil e Tendências do Capital Humano no Setor do Turismo. Apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e pelo POCI-01-0145-FEDER-023622, ISBN 978-989-5489-4-4. http://hdl.handle.net/11110/1798
Vilaça, A. & Bandeira, M. (2013). Braga, a centralidade de uma cidade bimilenar. In J. A. Fernandes & M. E. Sposito (Org.), A Nova Vida do Velho Centro nas cidades portuguesas e brasileiras (pp. 151-170). CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. https://doi.org/10.4000/confins.10603

Conferências/Workshops e Proceedings
Vilaça, A. (2008). [Sessão de Abertura]. Congresso Internacional Turismo Cultural e Religioso: Oportunidades e Desafios para o Século XXI. https://www.academia.edu/8923818/Turismo_cultural_e_religioso_oportunidades_e_desafios_para_o_s%C3%A9culo_XXI
Vilaça, A. & Pereira V. (2008). Introdução. Proceedings do Congresso Internacional Turismo Cultural e Religioso: Oportunidades e Desafios para o Século XXI (pp. 15-19). https://www.academia.edu/8923818/Turismo_cultural_e_religioso_oportunidades_e_desafios_para_o_s%C3%A9culo_XXI
Vilaça, A. (2008). O Despertar para uma nova Realidade Empresarial. Proceedings do Congresso Internacional Turismo Cultural e Religioso: Oportunidades e Desafios para o Século XXI (pp. 88-90). https://www.academia.edu/8923818/Turismo_cultural_e_religioso_oportunidades_e_desafios_para_o_s%C3%A9culo_XXI

Outras Publicações
Vilaça, A. (2022). A importância do território na gestão de alojamentos e empreendimentos turísticos. Vida Económica.
Vilaça, A. (2021). Piscinas: Um equipamento turístico fundamental para aumentar o tempo de retenção de hóspedes num alojamento e melhorar a intensidade da experiência turística. Vida económica.
Vilaça, A. (2021). Ética e responsabilidade social no turismo - um apelo para que não deturpem as prioridades no Pós-Covid 19. Vida Económica
Vilaça, A. (2021). Vieira do Minho, o turismo e as invasões francesas. Vida Económica
Vilaça, A. (2020). O controle de gestão dos eventos públicos com impacto no turismo. Vida Económica
Vilaça, A. (2020). Smart Cities e Turismo Urbano um caminho com futuro. Vida Económica
Vilaça, A. (2020). Hotelaria no Algarve e na Madeira enfrentam o BREXIT. Vida Económica
Vilaça, A. (2019). Cidades Turísticas. Vida Económica
Vilaça, A. (2019). O transporte aéreo agarrado do turismo continuará a gerar poluição. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). O paradigma do marketing digital nas PMEs Portuguesas para conquistar novos mercados. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). A métrica na gestão hoteleira. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). O marketing turístico e o seu contributo na afirmação de Portugal. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). Contributo para hospitalidade turística mas ambiciosa na cidade do Porto. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). Ética e conflitualidade no Turismo. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). Ética no Turismo e a gestão do capital humano. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). Ética no Turismo e as relações laborais - O Trabalhador. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). Ética e publicidade no Turismo. Vida económica.
Vilaça, A. (2018). Portugal, país do vinho e enoturismo. Vida económica.
Vilaça, A. (2017). Novos desafios para a hotelaria do Porto. Vida económica.


Experiência profissional
Presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Minho-APROTURM desde 2019
Presidente da Direção da Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, desde 2012.
Presidente do Conselho Estratégico Nacional para o Artesanato, Arte Popular e Cultura da Associação Industrial Portuguesa, desde 2009.
Vice-Presidente da Direção da Cooperativa - Instituto de Formação para o Comércio Turismo e Serviços, desde 2012.
Docente do ISAG desde março de 1997.
Vogal do Conselho de Direção do ISAG, de 2013 a 2015.
Membro da Comissão Consultiva IEFP para certificação de produções artesanais tradicionais (CCCPAT), Sistema Nac. de Qualif. e Certif. de Prod. Artesanais Tradicionais, DL nº 121/2015 de 30 de junho.
Vogal do Conselho Científico do ISAG desde 2020
Vogal do Conselho Científico dos Mestrados desde 2020


Researcher IDs
CIÊNCIAVITAE: C512-7388-8DE3