• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Pessoal > Abílio Vilaça
Opções Pessoais

Abílio Vilaça

Fotografia de Abílio da Cunha Vilaça
Nome: Abílio da Cunha Vilaça
Sigla: ACV
Estado: Activo

Contactos

Email: avilaca@isag.pt
Telefone: 220303200
Extensão Telefónica: 220303200

Funções

Categoria: Professor Adjunto
Ligação: Contrato por tempo indeterminado - Integral
Área: Turismo

Short CV

Formação académica
Especialista com reconhecimento pelo CTC da Instituição proponente (ISAG) em Turismo  
Especialista com Provas Públicas (Artigo. 6º do DL nº 206/2009) em Estratégia e Empreendedorismo 
Mestre em Gestão de Empresas com especialização em Marketing - Universidade do Minho
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática - Universidade do Minho

Área de Investigação
Turismo
Estratégia e Empreendedorismo
Marketing
Gestão Empresas e Organizações S/ Fins Lucrativos

Unidades de Investigação/Centros
NIDISAG - Núcleo de Investigação do ISAG

Publicações (mais relevantes)
Livros e Capítulos de Livros

Vilaça, Abílio; Pereira, Varico, 2008, Turismo Cultural e Religioso - Oportunidades e Desafios para o Século XXI¿, TUREL ¿ TCR - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, CRL, Braga, LIVRO DE ATAS do Congresso Internacional realizado na Póvoa de Varzin, 21 a 24 de Abril de 2008 e apoiado pela OMT, CCDRN, XUNTA DE GALÍCIA

Vilaça, Abílio, 2008, O Despertar para uma nova Realidade Empresarial  (pag. 88 e seguintes), Turismo Cultural e Religioso ¿ Oportunidades e Desafios para o Século XXI, Congresso Internacional, Póvoa de Varzim, Abril 2008TUREL ¿ TCR ¿ Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, CRL, Braga

Vilaça, Abílio; Pereira, Varico 2008, INTRODUÇÃO da Publicação das ATAS do Congresso subordinado à temática ¿ Turismo Cultural e Religioso ¿ Oportunidades e Desafios para o Século XXI, Congresso Internacional, Póvoa de Varzim, Abril 2008, TUREL - TCR¿ Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, CRL, Braga

Vilaça, A. & Bandeira, M. (2013). Braga, a centralidade de uma cidade bimilenar. In J. A. Fernandes & M. E. Sposito (Org.), A Nova Vida do Velho Centro nas cidades portuguesas e brasileiras (pp. 151-170). CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território.

Vilaça, Abílio; Barbosa, José; Costa, Teresa e outros, 2013, APICA-Promoção para a Conciliação da Vida Pessoal e Profissional¿, Adere Minho, Financiado pelo CIG/ POPH /QREN - Programa Promover a Igualdade Construindo Alicerces.

Costa, Vânia; Moura, Andreia, Vilaça, Abílio C. e outros, 2019, - Perfil e Tendências do Capital Humano no Setor do Turismo¿, Apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e pelo POCI-01-0145-FEDER-023622, ISBN 978-989-5489-4-4.

Vilaça, Abílio C; Cerdeiras, António, 2020, Planeamento e Conceção de Itinerários Turísticos, Edições Espaço Visual, Gondomar

Vilaça, Abílio C. ; Cerdeiras, António, 2020, Empreendedorismo na Conceção de Itinerários Turísticos, Edições Espaço Visual, Gondomar

Vilaça, Abílio C., 2020,Gestão Empresarial em Unidades de Turismo¿, Edições Espaço Visual, Gondomar 

Vilaça, Abílio C.; Cerdeiras, António, 2020,Marketing Turístico  Unidades de Turismo Rural, Edições Espaço Visual, Gondomar 

Outras Publicações
Vilaça, A. (2021, janeiro). Ética e responsabilidade social no turismo - uma apelo para que não deturpem as prioridades no pós-covid 19. Vida económica.
Vilaça, A. (2021, janeiro). Ética e responsabilidade social e turismo - um apelo para que não deturpem as prioridades no Pós-Covid. Vida económica.
Vilaça, A. (2020, agosto). SMART Cities e Turismo Urbano um caminho com futuro. Vida económica.
Vilaça, A. (2019, março). Cidades Turísticas. Vida económica.
Vilaça, A. (2019, junho). O transporte aéreo agarrado do turismo continuará a gerar poluição. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, setembro). O paradigma do marketing digital nas PMEs Portuguesas para conquistar novos mercados. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, novembro). A métrica na gestão hoteleira. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, maio). Ética e publicidade no turismo. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, dezembro). O marketing turístico e o seu contributo na afirmação de Portugal. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, março). Contributo para hospitalidade turística mas ambiciosa na cidade do Porto. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, março). Ética e conflitualidade no Turismo. Vida económica. 
Vilaça, A. (2018, abril). Ética no Turismo e a gestão do capital humano. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, maio). Ética no Turismo e as relações laborais - O Trabalhador. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, julho). Ética e publicidade no Turismo. Vida económica.
Vilaça, A. (2018, junho). Portugal, país do vinho e enoturismo. Vida económica.
Vilaça, A. (2017, agosto). Novos desafios para a hotelaria do Porto. Vida económica.

Experiência profissional
Presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Minho-APROTURM desde 2019
Presidente da Direção da Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho, desde 2012.
Presidente do Conselho Estratégico Nacional para o Artesanato, Arte Popular e Cultura da Associação Industrial Portuguesa, desde 2009.
Vice-Presidente da Direção da Cooperativa - Instituto de Formação para o Comércio Turismo e Serviços, desde 2012.
Docente do ISAG desde março de 1997.
Vogal do Conselho de Direção do ISAG, de 2013 a 2015.
Membro da Comissão Consultiva IEFP para certificação de produções artesanais tradicionais (CCCPAT), Sistema Nac. de Qualif. e Certif. de Prod. Artesanais Tradicionais, DL nº 121/2015 de 30 de junho.
Vogal do Concelho Científico do ISAG desde 2020
Vogal do Concelho Científico dos Mestrados desde 2020


Ligações
ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-9101-8067
Ciência ID: C512-7388-8DE3