Código: | RB209 | Sigla: | LIAR |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPRB | Aviso n.º 13032/2018_Novo Plano | 1º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos alcancem, no final do semestre, o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.
Competências a desenvolver
- Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
- Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
- Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com algum grau de flexibilidade e fluência.
- Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.
Conteúdos temáticos:
1. O mundo do trabalho e do empreendedorismo
1.1 Escolher/candidatar-se a um emprego
1.2 Criar uma empresa
1.3 Direitos, deveres e rotinas profissionais
2. Comer fora
2.1 Descrever pratos
2.2 Cozinha regional e festivais gastronómicos
2.3 Turismo gastronómico: técnicas de marketing e venda
3. Turismo rural
3.1 Preocupações ambientais e sustentabilidade
3.2 Os habitantes e as empresas locais
3.3 Fazer previsões e falar sobre o estado do tempo
4. Atrações e eventos
4.1 Diferentes atrações turísticas para diferentes tipos de visitante
4.2 Oportunidades de negócio
Conteúdos gramaticais:
- Tempos verbais (futuro)
- Verbos modais
- Orações relativas
- A passiva
- Outros que surjam a partir de questões colocadas pelos alunos ou no decorrer da análise de documentos da atualidade
Vocabulário:
- Saudações e apresentações
- Dar conselhos
- Fazer previsões
- Termos e expressões específicos de cada área temática do programa
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem.
Robin Walker and Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007 |
Dictionary of Leisure, Travel and Tourism, A&C Black Publishers, 2006 |
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017 |
global.oup.com |
www.britishcouncil.org |
www.cambridge.org |
Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global do curso. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de grupo e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalhos praticos | Trabalho laboratorial ou de campo | 45 | |
Estudo autónomo | Estudo | 36 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho de grupo | Projectos | 19 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Total: | 160 |
Testes Escritos: 35% + 35%
Trabalho de Grupo: 30%
a) Plano, estrutura e conteúdo: (5%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão final: (25%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
O grupo deve ser composto no máximo por quatro elementos. Os alunos devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- submissão do plano de projeto e da versão final do trabalho através da plataforma e-Learning;
- nível de proficiência e fluência em língua inglesa demonstrado durante a apresentação e defesa do projeto.
A não apresentação do trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e, por sua vez, implica a sua passagem para o regime de avaliação final.
Nos termos do Regulamento:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
Teste escrito individual: 100%
As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, uma vez que as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos de grupo fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.