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Comunicação Empresarial Integrada

Código: PGDCM02    Sigla: CEI

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGDCM Plano de Estudos - 2020 4 ECTS 30 107

Horas Efetivamente Lecionadas

PGDCM

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No atual contexto de mudança do paradigma estruturante da Comunicação Empresarial, observam-se profundas alterações nos modelos de negócio numa crescente fragmentação de públicos, meios e audiências, onde os profissionais de marketing se deparam com fenómenos interessantíssimos, como a hibridação da linguagem (cívica e comercial), as marcas a recorrerem aos pronomes (como o "I" e o "MY"), a cocriação a assumir protagonismo, a criação de conteúdos em conjunto com a capacidade de propiciar experiências a serem sinónimo de valor acrescentado, e a massificação persuasiva a dar lugar à segmentação e ao envolvimento.
É este o campo de atuação da presente unidade curricular: operacionalizar as políticas de comunicação expressas nas estratégias de marketing das organizações, percebendo a importância da comunicação eficientemente integrada: tanto numa perspetiva de rentabilização de resultados, como no reforço de um discurso bidirecional com os seus públicos mais relevantes, conducente a relações transparentes e a um impacto positivo da atividade empresarial na opinião pública.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Sendo a docência baseada na transmissão de conhecimentos académicos e de práticas profissionais no âmbito da comunicação empresarial integrada, e consubstanciada na realização de exercícios práticos e estudos de casos, a presente unidade curricular permitirá aos alunos:
- Obter novos conhecimentos e competências relacionados com a comunicação empresarial;
- Desmistificar a terminologia própria da área;
- Saber articular a estratégia da empresa com a estratégia de comunicação;
- Planear a comunicação empresarial numa conjuntura onde o marketing relacional e as possibilidades/oportunidades, proporcionadas pelas novas tecnologias, fizeram emergir uma nova abordagem da Comunicação de Marketing;
- Compreender como planear, implementar e monitorizar uma estratégia de comunicação empresarial integrada.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a importância da comunicação empresarial e da cultura organizacional na implementação da estratégia global das organizações;
- Reconhecer o papel da comunicação dirigida na relação com os públicos;
- Compreender a importância do público interno na possível efetivação dos objetivos da organização;
- Saber estabelecer uma comunicação eficiente e permanente com os órgãos de comunicação social;
- Saber definir uma estratégia de comunicação com recurso aos diversos suportes comunicacionais;
- Conhecer as várias ferramentas do processo comunicacional e contextualizar a comunicação integrada no processo de Marketing Global;
- Saber caracterizar e relacionar os componentes e fatores dos processos de comunicação, ao interpretar situações concretas e ao propor soluções;
- Saber diagnosticar o impacto da comunicação em diferentes contextos organizacionais;
- Saber propor ações de comunicação em resposta a objetivos previamente definidos;
- Elaborar um plano de comunicação.

Programa

1. A Comunicação Empresarial
1.1. O processo de comunicação
1.2.Tipos de comunicação
2.A comunicação no contexto do marketing
2.1. Estratégia de Comunicação.
2.2. Análise e diagnóstico
2.3. Definição de objetivos e do posicionamento
2.4. Alvos de marketing
2.5. Alvos de comunicação
3.O Mix de Comunicação
3.1.Publicidade
3.2.Relações Públicas
3.2.1.Patrocínio e Mecenato
3.2.2.Organização de eventos e protocolo empresarial.
3.3.Força de Vendas
3.5. Marketing Direto
3.6.Promoções e Merchandising
4. Comunicação Digital
4.1. Novos públicos e novas tendências de comunicação
4.2. Storytelling, redes sociais e blogues.
5. Comunicação Interna
5.1.1. Estruturas formais e informais das organizações
5.1.2.Comunicação de crise
6. O plano de Comunicação Integrado
6.2. Monitorização e avaliação de resultados- Os objetivos «Obter novos conhecimentos e competências relacionados com a comunicação empresarial» e «Desmistificar a terminologia própria da área» serão alcançados, de forma transversal, com os conteúdos programáticos plasmados em todos os Capítulos;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Saber articular a estratégia da empresa com a estratégia de comunicação» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1,2 e 3.
- O objetivo «Planear a comunicação empresarial numa conjuntura onde o marketing relacional e as possibilidades/oportunidades, proporcionadas pelas novas tecnologias, fizeram emergir uma nova abordagem da Comunicação de Marketing» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 4 e 5.
- O objetivo «Compreender como planear, implementar e monitorizar uma estratégia de comunicação empresarial integrada» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 6.

Bibliografia Principal

Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J. e Dionísio, P.; Rodrigues, V.;Mercator-O Marketing na Era Digital. , Publicações Dom Quixote, 2018. ISBN: ISBN: 978-972-20-6591-7
Rego, A;Comunicação Pessoal e Organizacional-teoria e pratica , Edições Silabo, 2016. ISBN: ISBN: 9789726188520

Bibliografia Complementar

Lendrevie, J.; Baynast, A.; Dionísio, P.; Rodrigues, V;Publicitor: comunicação 360º online offline,, Dom Quixote, 2010. ISBN: 9789722043298
Paula, A., Zeferino, A., Carvalho, F., Gouveia, M., Faustino, P., Coutinho;Marketing Digital Para Empresas, Editora Perfil Criativo, 2019. ISBN: 978-989-54139-4-2
Amaral,I.;Imagem e Sucesso, Casa das Letras, 2018. ISBN: 9789897418853

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva teórico-prática, com referências à realidade nacional ou internacional sempre que oportuno. Será utilizado o método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e o método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. A utilização de métodos ativos com recurso a situações reais e trabalhos práticos será também contemplada.
Prevendo-se o acompanhamento tutorial nos trabalhos de grupo na elaboração de uma analise critica à estratégia de comunicação de uma empresa durante o período natalício.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalho Grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  30 2020-12-15
Avaliação  Teste/Exame  2
Estudo pessoal autónomo  Estudo  36
Outras  Participação Presencial  9
  Total: 107

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua:
Teste Escrito: 70%
Plano de Comunicação: 30%
a) Diagnóstico: (5%) - documento com submissão através da plataforma e-learning;
b) Versão final: (25%) - documento com submissão através da plataforma e-learning.

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Comunicação Empresarial integrada; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.