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Gestão de Marketing

Código: PGDCM01    Sigla: GMKT

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGDCM Plano de Estudos - 2020 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

PGDCM

Teórico-Práticas: 34,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Resumo descritivo da unidade curricular
A UC de Gestão de Marketing pretende familiarizar os alunos com as tendências mais significativas do marketing atual, focalizando a sua atenção particular no planeamento estratégico de marketing e nas realidades corporizadas pelas abordagens do marketing colaborativo e de cocriação. A aprendizagem resultante destas práticas conduzirá à elaboração de um Plano de Marketing devidamente sustentado pelos conteúdos programáticos e pelo suporte bibliográfico.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Disponibilizar uma perspetiva sobre as tendências fundamentais do marketing contemporâneo;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing de conteúdos;
- Interpretar e dominar os conceitos da Comunicação de Marketing;
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.


Competências a desenvolver
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a evolução das tendências de marketing;
- Reconhecer a importância das abordagens características do marketing de conteúdos;
- Caracterizar os elementos mais significativos da comunicação de marketing;
- Conceber um planeamento estratégico de marketing;
- Dominar as ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um plano de marketing.

Programa


1. Tendências fundamentais de Marketing
1.1 O novo poder dos consumidores
1.2 Paradoxos de Marketing
1.3 As subculturas digitais

2. O Marketing de Conteúdos
2.1 O storytelling
2.2 Planeamento
2.3 Amplificação

3. Comunicação de Marketing
3.1 Estratégias
3.2 Ferramentas
3.3 Implementação

4. O Plano de Marketing
4.1 A estrutura do Plano de Marketing
4.2 Diagnóstico
4.3 Estratégia
4.4 Implementação
4.5 Avaliação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


- Disponibilizar uma perspetiva sobre as tendências fundamentais do marketing contemporâneo;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos dos subcapítulos 1.1 a 1.3 do programa, que abordam a evolução do conceito de marketing

- Descrever as vantagens operacionais do marketing de conteúdos;
Este objetivo está ligado aos subcapítulos 2.1 a 2.3, que se centram neste ponto da matéria.

- Interpretar e dominar os conceitos da Comunicação de Marketing;
Este objetivo será conseguido através dos conteúdos inseridos nos subcapítulos 3.1 a 3.3, que abordam este conceito e as suas principais características.

- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico e operacional de marketing;
Este objetivo relaciona-se com a matéria lecionada nos subcapítulos 4.1 a 4.5, que descrevem as diversas fases do planeamento de marketing.

- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Este objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos subcapítulos 4.1 a 4.5, que abordam as fases sequenciais da elaboração de um Plano de Marketing.

Bibliografia Principal

Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane;Marketing Management, Prentice Hall, 2015
Kotler, P.;Marketing 4.0, Editora Atual, 2017

Bibliografia Complementar

Brito, Carlos Melo e Lencastre;Novos Horizontes do Marketing, D. Quixote, 2014
Dodson, Ian;The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns, Wiley and Sons, 2016
Torres, Hugo;Plano de Marketing Empresarial, Edições Afrontamento,, 2013

Métodos de Ensino


As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta aos ambientes e tendências de marketing mais recentes.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho de Grupo  Projectos  45
Avaliação  Teste/Exame  2
Orientação tutorial  Participação Presencial  9
Estudo autónomo  Estudo  59
  Total: 160

Avaliação Contínua


Prova escrita individual: 65%

Trabalho de grupo: Plano de Marketing: 35% (submissão via elearning platform / base de dados Turnitin)

Nos termos do regulamento geral:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final


Exame final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


- Disponibilizar uma perspetiva sobre as tendências fundamentais do marketing contemporâneo;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos disponibilizados nas sessões.
- Descrever as vantagens operacionais do marketing de conteúdos;
Neste caso serão lançados desafios para serem resolvidos na sala de aula sob orientação do docente
- Interpretar e dominar os conceitos da Comunicação de Marketing;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos e dos exemplos práticos disponibilizados nas sessões.
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
O foco neste objetivo será reforçar os conteúdos lecionados com a presença de um convidado (Seminário).
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing e um estudo de caso.
Este objetivo será atingido através da realização de um projeto de grupo: um Plano de Marketing, incluindo sessões de tutoria fora do âmbito das aulas.