Código: | MGE2107 | Sigla: | GPOP |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 4 ECTS | 39 | 106 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas princípios científicos de gestão das operações necessários para produzir os bens e serviços fornecidos por uma organização. A gestão de operações específica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção e de serviços para assegurar a sustentabilidade da estratégia global da empresa. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, considerando os princípios de base do LEAN Manufacturing e as ferramentas mais adequadas ao Layout Fabril, garantem uma melhor compreensão dos sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda ministrados os conhecimentos mais atuais no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Proporcionar conhecimentos de Gestão de Operações que permitam identificarem técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização;
- Reforçar o domínio científico e técnico sobre o planeamento a curto e médio prazos;
- Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento LEAN, a gestão da cadeia de fornecimento e a gestão de serviços;
- Capacitar os alunos para a racionalização da utilização dos recursos das organizações;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Conceber sistemas de gestão de operações num processo produtivo integrado
- Diagnosticar e resolver problemas de gestão das operações
- Identificar os constrangimentos de um sistema produtivo
- Implementar as correções ao nível da gestão das operações
- Aplicar os conhecimentos na otimização de sistemas de produção existentes
- Selecionar e utilizar métodos e técnicas da gestão de operações para a resolução de problemas
1. Os componentes da gestão de operações
2. A gestão de operações na estratégia empresarial
2.1. A Gestão da Produção em Processos Industriais
3. Planeamento e controlo de operações ( MRP, JIT e OPT)
4. O pensamento lean manufacturing
5. A Qualidade na Gestão de Operações
6. O layout de Sistemas de Operações
7. Gestão da cadeia de fornecimento (SCM)
8. A manutenção industrial e a gestão de operações
9. Sistemas de informação e avaliação da gestão de operações
10. O "Global Compact" e a coerência da Gestão de Operações e da Produção
A UC estrutura-se em 10 temáticas integradas e fundamentais na Gestão de Operações e da Produção de empresas e outras organizações, iniciando-se pela identificação das componentes da GO e sua ligação á estratégia empresarial. Considera-se os instrumentos estruturantes e de garantia do planeamento e controlo de operações, com recurso ás metodologias mais recentes de lean manufacturing, jit, kanban e kayzen. São trabalhados os métodos de layout organizacional, numa perspetiva de implementação de sistemas de qualidade. Faz-se um especial estudo da Cadeia de Fornecimento (Supply Chain Management) e das suas componentes como estrutura nuclear da Cadeia de Valor das organizações e Empresas, sem deixar de considerar as questões do tratamento dos sistemas de informação e avaliação da gestão de operações. Abordagem ao Global Compact das nações Unidas e a Gestyão das Operações e da Produção.
Chopra, S;Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th edition, Pearson, 2019 |
COURTIS, A. [et all];Gestão da Produção, para uma gestão industrial ágil, criativa e cooperante (7ª Ed.), Lidel, 2011., 2011 |
Krajewsky and Ritzman;Operations Management 6Th Edition, Addison Wesley, 2016. ISBN: ISBN: 9780090177987 |
Jacobs, F. Robert; Berry, Willian; Whybark D; Wollmann Thomas;Manufacturing Planning and Control for Supply Chain Management: The CPIM Reference, Second Edition, Kindle Edition, 2018 |
Pinto, João Paulo;Gestão de Operações na Indústria e Serviços, LIDEL ¿ Edições Técnicas, 2010. ISBN: ISBN: 9789727577415 |
Pinto, João Paulo;Pensamento LEAN, LIDEL, Edições Técnicas ( 6ª Edição), 2014. ISBN: 978-989-752-032-7 |
Recorrer-se-á a aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão os conceitos, metodologias e técnicas da gestão de operações, planeamento, gestão da cadeia de fornecimento, avaliação de desempenho das operações e implementação do sistema de informação para gestão. Os conceitos e técnicas serão exemplificados por via da resolução de problemas e da análise de casos.
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os vários temas da Gestão de Operações em contexto de sala da aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e que será aplicada na resolução e defesa de casos práticos. Para o efeito, utilizar-se-ão programas de software específicos existentes no mercado e exposições teóricas com recurso a data show. Será ainda fomentada a elaboração de relatórios de apresentação oral dos resultados obtidos em contexto simulado de reuniões de direção de empresa.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Orientação Tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Estudo pessoal autónomo | Estudo | 65 | |
Total: | 106 |
Exame Final Individual 100%
A Coerência das metodologias é garantida por um processo de ensino orientado pelo professor que define as estratégias e técnicas a serem utilizadas, nomeadamente uma abordagem adaptada pelo professor que determina o uso de informações, orienta a escolha dos recursos a serem utilizados, Todos os temas serão previamente remetidos para os alunos via sistema SIGARRA.
Serão utilizados os métodos de ensino coletivo e ensino em grupo em que se adotará a Exposição e Exposição Mista das matérias com apresentaão de casos de estudo para debate e discussão em aula.