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Gestão de Marketing

Código: MGE2105    Sigla: GMKT

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE 29 Aviso nº 9883/2017 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 38,92
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
João Nuno Morais Lopes   3,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,60
João Nuno Morais Lopes   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Nuno Morais Lopes Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A UC de Gestão de Marketing pretende familiarizar os alunos com as tendências mais significativas do marketing actual, focalizando a sua atenção particular no planeamento estratégico de marketing e nas realidades corporizadas pelas abordagens do marketing colaborativo e de co-criação. A aprendizagem resultante destas práticas conduzirá à elaboração de um Plano de Marketing e um Estudo de Caso devidamente sustentado pelos conteúdos programáticos e pelo suporte bibliográfico.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
-Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização um estudo de caso.

Competências a desenvolver
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a evolução das tendências de marketing;
- Reconhecer a importância das abordagens características do marketing holístico;
- Caracterizar os elementos mais significativo do marketing colaborativo e de co-criação;
- Conceber um planeamento estratégico de marketing;
- Dominar as ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um plano de marketing e um estudo de caso.

Programa

1. Tendências de Marketing do século XXI
1.1 Do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0: perspectiva evolutiva
1.2 As novas realidades do Marketing
1.3 O Marketing Holístico
2. O Marketing Colaborativo
2.1 O Marketing e as redes sociais
2.2 Estratégias de Marketing Digital
2.3 O Marketing Intelligence
2.4 O Marketing da autenticidade e dos valores
2.5 O Marketing da co-criação
3. O Planeamento Estratégico em Marketing
3.1 A definição da Missão
3.2 As unidades estratégicas do negócio
3.3 A gestão dos recursos
3.4 Análise das oportunidades de crescimento
3.5 A cultura organizacional
3.6 As dimensões da inovação no Marketing
4. O Plano de Marketing
4.1 A estrutura do Plano de Marketing
4.2 Diagnóstico
4.3 Estratégia
4.4 Implementação
4.5 Avaliação
4.6.Como calcular o Orçamento de Marketing

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos dos Capítulos 1.1 e 1.2 do programa, que abordam a evolução do conceito de marketing

- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
Este objetivo está ligado ao capítulo 1.3, que se centra neste ponto da matéria.

- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
Este objetivo será conseguido através dos conteúdos inseridos no Capítulo 2.3, que abordam este conceito e as suas principais características.

- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
Este objetivo relaciona-se com a matéria lecionada nos capítulos 3.1 a 3.6, que descreve as diversas fases do planeamento de marketing.


- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Este objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos capítulos 4.1 a 4.6, que abordam as fases sequenciais da elaboração de um Plano de Marketing.

Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização um estudo de caso.
Este objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos capítulos 1 a 4, que são os temas para elaborarem o estudo de caso.

Bibliografia Principal

Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane;Marketing Management, Upper Saddle River: Prentice Hall, 2015
Kotler, Philip et al;Marketing 4.0, Lisboa: Actual Editora, 2017

Bibliografia Complementar

Brito, Carlos Melo e Lencastre, Paulo;Novos Horizontes do Marketing, Lisboa, D. Quixote, 2014
Brito, Pedro Quelhas e Campos, Pedro;Novas Tendências em Marketing Intelligence, Lisboa: Actual Editora, 2013
Dodson, Ian;The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns, New Jersey: Willey and Sons, 2016
Marques, Vasco;Marketing Digital 360, Lisboa: Actual Editora, 2015
Torres, Hugo;PME - Plano de Marketing Empresarial, Porto: Edições Afrontamento, 2013

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta aos ambientes e tendências de marketing mais recentes. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho de Grupo  Projectos  45
Avaliação  Teste/Exame  2
Orientação tutorial  Participação Presencial  9
Estudo autónomo  Estudo  59
  Total: 160

Avaliação Contínua

Prova escrita individual: 60%

Trabalho de grupo: estudo de caso 30% (Submissão via plataforma e-learning)

3 Atividades inseridas na plataforma E-Learning

Participação em seminário científico  (apresentação e discussão de estudo de caso): 10%

Nos termos do Regulamento do Mestrado:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos disponibilizados nas sessões.
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
Neste caso serão lançados desafios para serem resolvidos na sala de aula sob orientação do docente
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos e dos exemplos práticos disponibilizados nas sessões.
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
O foco neste objetivo será reforçar os conteúdos lecionados com a presença de um convidado (Seminário).
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing e um estudo de caso.
Este objetivo será atingido através da realização de dois projetos de grupo: um Plano de Marketing e um estudo de caso, incluindo sessões de tutoria fora do âmbito das aulas.