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Gestão de Marketing

Código: MGE2105    Sigla: GMKT

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 39,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A UC de Gestão de Marketing pretende familiarizar os alunos com as tendências mais significativas do marketing actual, focalizando a sua atenção particular no planeamento estratégico de marketing e nas realidades corporizadas pelas abordagens do marketing colaborativo e de co-criação. A aprendizagem resultante destas práticas conduzirá à elaboração de um Plano de Marketing devidamente sustentado pelos conteúdos programáticos, pelo suporte bibliográfico e pelo apoio da empresa designada para o efeito.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.

Competências a desenvolver
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

- Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a evolução das tendências de marketing;
- Reconhecer a importância das abordagens características do marketing holístico;
- Caracterizar os elementos mais significativo do marketing colaborativo e de co-criação;
- Conceber um planeamento estratégico de marketing;
- Dominar as ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um Plano de Marketing.

Programa

1. Tendências de Marketing do século XXI

1.1 Do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0: perspectiva evolutiva
1.2 As novas realidades do Marketing
1.3 O Marketing Holístico

2. O Marketing Colaborativo

2.1 O Marketing e as redes sociais
2.2 Estratégias de Marketing Digital
2.3 O Marketing Intelligence
2.4 O Marketing da autenticidade e dos valores
2.5 O Marketing da co-criação

3. O Planeamento Estratégico em Marketing

3.1 A definição da Missão
3.2 As unidades estratégicas do negócio
3.3 A gestão dos recursos
3.4 Análise das oportunidades de crescimento
3.5 A cultura organizacional
3.6 As dimensões da inovação no Marketing

4. O Plano de Marketing *

4.1 A estrutura do Plano de Marketing
4.1.1 Diagnóstico
4.1.2 Estratégia
4.1.3 Implementação
4.1.4 Avaliação
* (em associação com uma empresa a designar)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos dos Capítulos 1.1 e 1.2 do programa, que abordam a evolução do conceito de marketing

- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
Este objetivo está ligado ao capítulo 1.3, que se centra neste ponto da matéria.

- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
Este objetivo será conseguido através dos conteúdos inseridos no Capítulo 2.3, que abordam este conceito e as suas principais características.

- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
Este objetivo relaciona-se com a matéria lecionada nos capítulos 3.1 a 3.6, que descreve as diversas fases do planeamento de marketing.


- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Este objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos capítulos 4.1 a 4.4, que abordam as fases sequenciais da elaboração de um Plano de Marketing.

Bibliografia Principal

Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane;Marketing Management, Upper Saddle River: Prentice Hall, 2015
Kotler, Philip et al;Marketing 4.0, Lisboa: Actual Editora, 2017

Bibliografia Complementar

Brito, Carlos Melo e Lencastre, Paulo;Novos Horizontes do Marketing, Lisboa, D. Quixote, 2014
Brito, Pedro Quelhas e Campos, Pedro;Novas Tendências em Marketing Intelligence, Lisboa: Actual Editora, 2013
Dodson, Ian;The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns, New Jersey: Willey and Sons, 2016
Marques, Vasco;Marketing Digital 360, Lisboa: Actual Editora, 2015
Torres, Hugo;PME - Plano de Marketing Empresarial, Porto: Edições Afrontamento, 2013

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta aos ambientes e tendências de marketing mais recentes.
A participação de uma empresa no âmbito da realização de um Plano de Marketing dará oportunidade aos alunos de trabalharem com dados reais, num cenário de proximidade e colaboração que permitirá o desenvolvimento de uma experiência eficaz e produtiva.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho de Grupo  Projectos  45
Avaliação  Teste/Exame  2
Orientação tutorial  Participação Presencial  9
Estudo Autónomo  Estudo  59
  Total: 160

Avaliação Contínua

Prova escrita individual: 65%

Trabalho de grupo: Plano de Marketing 25% (Submissão da 1ª parte via plataforma e-learning - 10% + versão final: 15%)

Relatório (Visita - Olicargo): 10%

Nos termos do Regulamento do Mestrado:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos disponibilizados nas sessões.
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
Neste caso serão lançados desafios para serem resolvidos na sala de aula sob orientação do docente
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos e dos exemplos práticos disponibilizados nas sessões.
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
O foco neste objetivo será reforçar os conteúdos lecionados com a presença de um convidado (Seminário).
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Este objetivo será atingido através da realização de um projeto de grupo: um Plano de Marketing, incluindo sessões de tutoria fora do âmbito das aulas.