Código: | MGE2105 | Sigla: | GMKT |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGE | Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 39,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
A UC de Gestão de Marketing pretende familiarizar os alunos com as tendências mais significativas do marketing actual, focalizando a sua atenção particular no planeamento estratégico de marketing e nas realidades corporizadas pelas abordagens do marketing colaborativo e de co-criação. A aprendizagem resultante destas práticas conduzirá à elaboração de um Plano de Marketing devidamente sustentado pelos conteúdos programáticos, pelo suporte bibliográfico e pelo apoio da empresa designada para o efeito.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Competências a desenvolver
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a evolução das tendências de marketing;
- Reconhecer a importância das abordagens características do marketing holístico;
- Caracterizar os elementos mais significativo do marketing colaborativo e de co-criação;
- Conceber um planeamento estratégico de marketing;
- Dominar as ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um Plano de Marketing.
1. Tendências de Marketing do século XXI
1.1 Do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0: perspectiva evolutiva
1.2 As novas realidades do Marketing
1.3 O Marketing Holístico
2. O Marketing Colaborativo
2.1 O Marketing e as redes sociais
2.2 Estratégias de Marketing Digital
2.3 O Marketing Intelligence
2.4 O Marketing da autenticidade e dos valores
2.5 O Marketing da co-criação
3. O Planeamento Estratégico em Marketing
3.1 A definição da Missão
3.2 As unidades estratégicas do negócio
3.3 A gestão dos recursos
3.4 Análise das oportunidades de crescimento
3.5 A cultura organizacional
3.6 As dimensões da inovação no Marketing
4. O Plano de Marketing *
4.1 A estrutura do Plano de Marketing
4.1.1 Diagnóstico
4.1.2 Estratégia
4.1.3 Implementação
4.1.4 Avaliação
* (em associação com uma empresa a designar)
- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
Este objetivo será atingido através dos conteúdos dos Capítulos 1.1 e 1.2 do programa, que abordam a evolução do conceito de marketing
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
Este objetivo está ligado ao capítulo 1.3, que se centra neste ponto da matéria.
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
Este objetivo será conseguido através dos conteúdos inseridos no Capítulo 2.3, que abordam este conceito e as suas principais características.
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
Este objetivo relaciona-se com a matéria lecionada nos capítulos 3.1 a 3.6, que descreve as diversas fases do planeamento de marketing.
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Este objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos capítulos 4.1 a 4.4, que abordam as fases sequenciais da elaboração de um Plano de Marketing.
Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane;Marketing Management, Upper Saddle River: Prentice Hall, 2015 |
Kotler, Philip et al;Marketing 4.0, Lisboa: Actual Editora, 2017 |
Brito, Carlos Melo e Lencastre, Paulo;Novos Horizontes do Marketing, Lisboa, D. Quixote, 2014 |
Brito, Pedro Quelhas e Campos, Pedro;Novas Tendências em Marketing Intelligence, Lisboa: Actual Editora, 2013 |
Dodson, Ian;The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns, New Jersey: Willey and Sons, 2016 |
Marques, Vasco;Marketing Digital 360, Lisboa: Actual Editora, 2015 |
Torres, Hugo;PME - Plano de Marketing Empresarial, Porto: Edições Afrontamento, 2013 |
As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta aos ambientes e tendências de marketing mais recentes.
A participação de uma empresa no âmbito da realização de um Plano de Marketing dará oportunidade aos alunos de trabalharem com dados reais, num cenário de proximidade e colaboração que permitirá o desenvolvimento de uma experiência eficaz e produtiva.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 59 | |
Total: | 160 |
Prova escrita individual: 65%
Trabalho de grupo: Plano de Marketing 25% (Submissão da 1ª parte via plataforma e-learning - 10% + versão final: 15%)
Relatório (Visita - Olicargo): 10%
Nos termos do Regulamento do Mestrado:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Exame Final: 100%
- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos disponibilizados nas sessões.
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
Neste caso serão lançados desafios para serem resolvidos na sala de aula sob orientação do docente
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos e dos exemplos práticos disponibilizados nas sessões.
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
O foco neste objetivo será reforçar os conteúdos lecionados com a presença de um convidado (Seminário).
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Este objetivo será atingido através da realização de um projeto de grupo: um Plano de Marketing, incluindo sessões de tutoria fora do âmbito das aulas.