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Finanças Empresariais

Código: MGE2104    Sigla: FEMP

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGE Aviso n.º 9883/2017, de 25 de agosto 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MGE1

Teórico-Práticas: 45,00
Orientação Tutorial: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Software

Microsoft Office PowerPoint

Microsoft Office Excel

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de conceitos fundamentais de Finanças Empresariais com destaque para as grandes temáticas do valor da empresa.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Combinando-se os conhecimentos (académicos e profissionais) sobre o tema das Finanças Empresariais com a realização de exercícios práticos e case studies, esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, abordando as questões mais relevantes sobre a atividade financeira da empresa, isto é, os conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte à análise e tomada de decisões financeiras em contexto de certeza e incerteza.
2. Descrever a empresa através do perfil contabilístico e financeiro.
3. Avaliar o desempenho económico-financeiro da empresa.
4. Abordar as principais fontes de financiamento de curto e médio longo prazo de uma empresa.
5. Aprofundar os temas do diagnóstico financeiro, das questões estratégicas e estruturais da tomada de decisões financeiras, das decisões mais importantes de criação e de estabilização do valor, e dos processos de reafetação de valor na empresa.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Dominar os principais conceitos, instrumentos e ferramentas das Finanças Empresariais;
- Conhecer e saber aplicar os principais modelos e processos de avaliação de empresas;
- Aplicar metodologias analíticas para realizar o diagnóstico financeiro de uma empresa;
- Analisar informações sobre as características financeiras das empresas;
- Saber tomar decisões de investimento e financiamento.

Programa

1. Introdução às finanças empresariais
1.1. Conceito de gestão financeira
1.2. Os fluxos económicos e os fluxos financeiros
1.3. Tipologia de decisões financeiras
1.4. O risco, retorno e o custo de oportunidade de capital
1.5. O objetivo da gestão financeira

2. Informação Contabilística e Financeira
2.1. Objetivos essenciais
2.2. Principiais documentos contabilísticos e financeiros: a sua compreensão e análise
2.2.1. Balanço: análise e descrição dos seus elementos
2.2.2. Demonstração de resultados: análise e descrição dos elementos que a compõe
2.3. A problemática do equilíbrio financeiro
2.4. A determinação do Free Cash-Flow

3. Análise de Rácios
3.1. Introdução
3.2. Rácios de atividade
3.3. Rácios de rendibilidade
3.4. Rácios de funcionamento
3.5. Rácios de endividamento e liquidez

4. Instrumentos de financiamento
4.1. Modalidades de financiamento de curto prazo
4.1.1. Desconto de papel comercial
4.1.2. Créditos documentários de importação
4.1.3. Desconto de documentos de exportação
4.1.4. Desconto de livranças
4.1.5. Contas correntes caucionadas
4.1.6. Descoberto autorizado em conta de depósito à ordem
4.1.7. Cartões de crédito
4.1.8. Factoring
4.2. Modalidades de financiamento de longo prazo
4.2.1. Capitais próprios
4.2.2. Capital Alheio
4.2.3. Leasing
4.2.4. Empréstimos obrigacionistas
4.2.5. Financiamentos externos

5. Avaliação de empresas
5.1. Introdução
5.2. Métodos baseados no rendimento da organização
5.2.1. Método dos dividendos
5.2.2. Método dos Free Cash-Flows descontados
5.2.3. Método do Economic Vaue Added e Market Value Added
5.2.4. Método do Valor Atual Ajustado (Adjusted Present Value)
5.3. Métodos Patrimoniais
5.4. Método dualista
5.5. Método de avaliação por comparação
5.6. Método das médias dos restantes modelos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo é abordado no capítulo 1 do programa, onde são identificados os diferentes fluxos económico-financeiros.
O 2º objetivo "Descrever a empresa através do perfil contabilístico e financeiro" é explorado no 2º capítulo através de exercícios e casos práticos.
O 3º objetivo "Avaliar o desempenho económico-financeiro da empresa" é tratado no capítulo 3 com a realização de trabalhos aplicados a empresas reais.
O objetivo 4 "Abordar as principais fontes de financiamento de curto e médio longo prazo de uma empresa" é desenvolvido no capítulo 4.
Por último, o 5º objetivo recorre-se à avaliação das empresas considerando os diferentes modelos de análise, nomeadamente métodos patrimoniais e de rendimento.

Bibliografia Principal

Vieito, J. & Maquieira, C. ;Finanças Empresariais - Teoria e Prática, Escolar Editora, 2013. ISBN: ISBN: 9789725923665 (2ª Edição)
Brealey, R. & Myers, S. ;Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 2013. ISBN: ISBN: 9788580552386 (10ª Edição)

Bibliografia Complementar

Ross, S., Westerfield, R. & Jaffe, J.;Corporate Finance, McGraw-Hill, 2016. ISBN: 978-0077861759 (11th Edition)

Métodos de Ensino

Através de aulas teórico-práticas, será efetuada a combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica das questões de tomada de decisões financeiras e estudo de casos reais ilustrativos de cada problema. Será requerida aos estudantes a sua intervenção na discussão dos problemas teóricos e suas implicações práticas. Além disso, através da organização dos alunos em grupos de trabalho, serão realizados estudos aplicados sobre temas a definir.

Numa lógica teórico-prática, recorre-se a um conjunto de estratégias que incluem a exposição teórica, análise de casos práticos, elaboração e apresentação de trabalhos. Os conteúdos programáticos serão abordados com o intuito de ensinar a concetualizar, desenvolver e sistematizar as importantes questões a analisar no domínio das Finanças Empresariais. Através da discussão e participação dos estudantes na análise de casos reais e exercícios práticos, procurar-se-á desenvolver o sentido crítico sobre os vários modelos e instrumentos apresentados nas sessões presenciais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Momento de Avaliação Individual  Teste/Exame  2
Orientação tutorial  Participação Presencial  9
Estudo Autónomo  Estudo  104
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Dois relatórios a serem inseridos na plataforma e-learning do ISAG, cada um com ponderação de 10%;

- Um teste de avaliação contínua com uma ponderação de 80%.
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Um teste com uma ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos e exercícios e em formato "PDF". Nos diferentes capítulos também se recorre ao programa Microsoft Excel.