• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MDCMU210

Projecto de Dissertação ou de Trabalho de Projeto ou de Estágio Profissional

Código: MDCMU210    Sigla: PRJDIS

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso n.º 13833/2011 4 ECTS 1 1

Horas Efetivamente Lecionadas

TMDCM2S

Orientação Tutorial: 31,00

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR:
Esta unidade curricular agrega um conjunto de informações essenciais para a execução do trabalho final de mestrado, orientando os alunos no cumprimento das principais etapas do processo de investigação e/ou reflexão e no seguimento de uma metodologia estruturada e logicamente sequencial, que vai desde a escolha do tema e definição do problema até à análise crítica dos resultados e conclusões.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM:
A elaboração do trabalho final individual constitui-se como o principal objetivo desta unidade curricular, procurando que os alunos cumpram as principais normas de execução dos trabalhos científicos, revelando conhecimento sobre as fases do processo de investigação e estrutura do trabalho. Para além disso pretende-se também:
1) Manter os alunos focados e motivados na execução do trabalho científico, com base na sua orientação e acompanhamento permanente;
2) Dotar o aluno da capacidade para encontrar o ponto de partida do seu trabalho, designadamente na definição e caracterização do problema de investigação e respetivo plano estratégico de ação;
3) Sensibilizar os alunos para a importância da revisão de literatura tanto numa fase pré-projecto para ajudar na escolha do tema a estudar, como numa fase posterior para criação da base de sustentação teórica de todo o trabalho empírico;
4) Ajudar na definição do método científico no âmbito do processo de investigação, identificando as principais fontes de informação e técnicas de recolha de dados;
5) Conferir atitude crítica para análise dos resultados do trabalho de forma a retirar ilações conclusivas tendentes à explicação do problema identificado.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
Com o corpo de conhecimentos adquiridos os alunos deverão ser capazes de:
1) Compreender o processo de criação e desenvolvimento de um trabalho de investigação;
2) Identificar analiticamente problemas e definir um plano de trabalho para os estudar, identificando as melhores técnicas de recolha de dados para o efeito;
3) Utilizar ferramentas de apoio à análise estatística dos dados recolhidos, de forma a sustentar uma análise crítica dos resultados;
4) Realizar uma boa gestão do tempo na execução de cada fase do trabalho de investigação de forma a garantir o cumprimento de prazos pré-definidos.

Programa

1. Introdução
1.1. Tipologia de Trabalhos
1.2. Estrutura e Normas

2. O Problema de Investigação
2.1. Características e a ética de investigação
2.2. Discussão do problema de investigação
2.3. Estratégia de investigação

3. Base de fundamentação do trabalho científico: a Revisão de Literatura
3.1 Objetivo e planeamento da pesquisa
3.2 Fontes de informação e tipos de análise
3.3 Método de construção da revisão bibliográfica

4. Etapas operacionais do Processo de Investigação
4.1. Construção do quadro de Hipóteses/Objectivos
4.2. Identificação e selecção de variáveis
4.3. Métodos de Investigação
4.3.1. Definição do método científico
4.3.2. Técnicas amostrais
4.4. Técnicas de recolha de dados
4.4.1. Classificação das técnicas
4.4.2. Instrumentos de recolha de dados
4.4.2.1 A entrevista
4.4.2.2 O questionário
4.5. Análise e contextualização Empírica
4.5.1. Métodos comparativos e estatísticos
4.5.2. Análises de dados e interpretação de resultados
4.5.2.1 Construção e procedimentos posteriores de uma base de dados
4.5.2.2 Análise descritiva das variáveis
4.5.2.3 Testes paramétricos
4.5.2.4 Testes não paramétricos
4.5.2.5 Modelo de regressão linear
4.5.2.6 Introdução à análise factorial
4.5.3. Conclusões e linhas de orientação futura

Bibliografia Principal

Hill, M. & Hill A.;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2009

Bibliografia Complementar

Real de Oliveira, E.; Ferreira, P.;Métodos de Investigação: da interrogação à descoberta científica, Grupo Editorial Vida Económica, 2014

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas de orientação tutorial combinando a exposição teórica dos principais conceitos, metodologias e técnicas com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, assim como outros instrumentos de apoio, designadamente aplicações como o SPSS e publicações em papel diversas. No decurso das aulas será incentivada a pro-atividade e atitude crítica dos alunos face aos assuntos em discussão.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalhos individuais  Trabalho laboratorial ou de campo  40
Estudo autónomo  Estudo  37
  Total: 107

Avaliação Contínua

Um teste de avaliação contínua: 45%
Pré-Projeto do trabalho final: 15%
Relatório final do Projeto de Dissertação, ou trabalho de projeto, ou estágio profissional: 40%.

Avaliação Final

Teste de Avaliação Final: 50%
Relatório final do Projeto de Dissertação, ou trabalho de projeto, ou estágio profissional: 50%.