• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MDCMU209

Simulações Comerciais e de Marketing

Código: MDCMU209    Sigla: SMCMKT

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso n.º 13833/2011 6 ECTS 1 1

Horas Efetivamente Lecionadas

TMDCM2S

Teórico-Práticas: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,67

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
Este jogo é uma simulação sofisticada que promove o raciocínio ao nível de todas as decisões, apostando no aprender fazendo. Assim, cada um será o Gestor da sua empresa e terá de analisar os consumidores e suas necessidades e planear estratégias: seleccionando o seu
target e definindo Produto, Preço, Promoção e Distribuição, de forma a criar um produto atractivo e competitivo.
O Jogo de Gestão é um método de ensino completamente novo, que se baseia na simulação de cada uma das variáveis que actuam num mercado real e competitivo.
O modelo utilizado na unidade curricular é em tudo idêntico ao utilizado no mundo real: os alunos não só planificam as acções, como as executam e conferem os resultados das suas acções, repetindo este ciclo de forma continuada.

Objectivos e resultados esperados da aprendizagem:
- Aplicar de forma integrada e prática conceitos e técnicas de gestão e marketing;
- Adaptação das vivências teóricas á realidade prática e competitiva das empresas;
- Compreender as alterações do ambiente e as suas respectivas implicações em termos de gestão;
- Saber trabalhar em equipa.

Competências a desenvolver:
- Análise de mercados e concorrência
- Planificação de um plano de negócios
- Execução de Planos de Gestão a curto e longo prazo
- Controlo e analise de resultados
- Análise de mercados e concorrência
- Planificação de um plano de negócios
- Execução de Planos de Gestão a curto e longo prazo
- Controlo e analise de resultados


Programa

1 Apresentação da Unidade Curricular e do Simulador
2 Modelos de Gestão e Metodologia de Simulação
3 Simulação Teste, Análise do Cenário da Empresa e Mercado
4 Plano de Negócios
5 Análise de Resultados e Preparação da Decisão
6 Apresentação e Discussão dos Resultados Globais

Bibliografia Principal

COVELLO, Joseph A.; HAZELGREN Brian;Your First Business Plan, Sourcebooks, 2005
BRITO Carlos Melo, LENCASTRE Paulo;Novos horizontes do Marketing, Dom Quixote, 2014

Bibliografia Complementar

SKIDELSKY Robert;Keynes ¿ O Regresso do Mestre, Texto Editores, 2012
COELHO Carlos; ROCHA Paulo;Brand Taboos, Booknomics, 2007

Observações Bibliográficas

www.praxismmt.com
Documento Cenário da Empresa

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino está assente num programa de simulação de gestão denominado MMT10. Este programa simula as principais varáveis na gestão de uma empresa.
A metodologia de simulação tem como base quatro princípios base:

- Aprender fazendo
- O aluno tem uma atitude 100% activa neste método, e a disciplina só acontece com os ¿inputs¿ do aluno.
- Ensaio, erro, novo ensaio¿
- Na gestão a experiência é um factor determinante para a segurança da decisão. Com este método é permitido ao aluno repetir e aprender com os erros.
- Obter resultados
- A simulação permite ao aluno obter resultados concretos e quantitativos das suas decisões.
- Interferências
- Este método de simulação tem como base o princípio da interferência, isto é, tal como no mercado real, as decisões das outras empresas (grupos de trabalho) vão interferir nos resultados da minha empresa.    


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Tutorial Orientation  Participação Presencial  10
Group work  Projectos  75
Personal study  Estudo  30
  Total: 160

Avaliação Contínua

Simulação nível 1 - 15% (30% Avaliação quantitativa / 70% Avaliação qualitativa)

Simulação nível 2 - 20% (30% Avaliação quantitativa / 70% Avaliação qualitativa)

Simulação nível 3 - 55% (30% Avaliação quantitativa / 70% Avaliação qualitativa)

Avaliação 360º - 10%


Avaliação Final

Avaliação Final

Teste Escrito Individual - Avaliação e Análise de planos de gestão: 100%
Total:100%