• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MDCMU208

Finanças Aplicadas à Direcção Comercial

Código: MDCMU208    Sigla: FINADC

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Finanças

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso n.º 13833/2011 6 ECTS 1 1

Horas Efetivamente Lecionadas

TMDCM2S

Teórico-Práticas: 43,83
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,67

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
Esta unidade curricular visa munir o discente das ferramentas financeiras mais importantes para o exercício da atividade de direção comercial.

Objetivos e resultados esperados da unidade curricular:
Esta unidade curricular pretende que os discentes:
Percebam a linguagem utilizada pelos "financeiros", permitindo uma capacidade acrescida de diálogo com importantes setores da empresa e do mercado;
Saibam interpretar os principais elementos da Contabilidade, nomeadamente o Balanço e a Demonstração de Resultados;
Compreender o conceito de cash-flows;
Compreendam a problemática do equilíbrio financeiro;
Saibam avaliar uma empresa numa ótica de rácios financeiros;
Compreendam as diferentes fontes de financiamento;
Saibam quais as regras sobre a qual se deve cingir a concessão de crédito;
Saibam avaliar financeiramente a empresa.

Competências a desenvolver:
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
Identificar quais os elementos que compõe o Balanço e a Demonstração de Resultados de uma organização;
Determinar e interpretar os principais rácios económico-financeiros;
Compreender as diferentes formas de financiamentos;
Saber estabelecer uma política correta de crédito;
Saber os principais conceitos de rentabilidade;
Saber estabelecer um sistema de incentivos financeiros para a sua equipa comercial.

Programa

1. Corporate Governance
1.1. Definição e fundamentos
1.2. Teoria de Agencia
1.3. Mecanismos

2. Informação Contabilística e Financeira
2.1. Objetivos essenciais
2.2. Principiais documentos contabilísticos e financeiros: a sua compreensão e análise
2.2.1. Balanço: análise e descrição dos seus elementos
2.2.2. Demonstração de resultados: análise e descrição dos elementos que a compõe
2.3. A problemática do equilíbrio financeiro
2.4. A determinação do Free Cash Flow

3. Análise de Rácios
3.1. Introdução
3.2. Rácios de atividade
3.3. Rácios de rendibilidade
3.4. Rácios de funcionamento
3.5. Rácios de endividamento e liquidez

4. Instrumentos de financiamento
4.1. Modalidades de financiamento de curto prazo
4.1.1. Desconto de papel comercial
4.1.2. Créditos documentários de importação
4.1.3. Desconto de documentos de exportação
4.1.4. Desconto de livranças
4.1.5. Contas correntes caucionadas
4.1.6. Descoberto autorizado em conta de depósito à ordem
4.1.7. Cartões de crédito
4.1.8. Factoring
4.2. Modalidades de financiamento de longo prazo
4.2.1. Capitais próprios
4.2.2. Capital Alheio
4.2.3. Leasing
4.2.4. Empréstimos obrigacionistas
4.2.5. Financiamentos externos

5. Avaliação de empresas
5.1. Introdução
5.2. Métodos baseados no rendimento da organização
5.2.1. Método dos dividendos
5.2.2. Método dos Free Cash Flows descontados
5.2.3. Método do Economic Vaue Added e Market Value Added
5.2.4. Método do Valor Atual Ajustado (Adjusted Present Value)
5.3. Métodos Patrimoniais
5.4. Método dualista
5.5. Método de avaliação por comparação
5.6. Método das médias dos restantes modelos

Bibliografia Principal

Vieito, João Paulo & Maquieira, Carlos;Finanças: Teoria e Prática, Escolar Editora, 2013
Brealey, Richard; Myers, Stewart, Marcus, Alan;Fundamentals of Corporate Finance, McGraw-Hill, 2011

Bibliografia Complementar

Esperança, José Paulo e Matias, Fernanda;Finanças Empresariais, Textos Editores, 2009
Silva, Eduardo Sá;Gestão Financeira ¿ Análise de Fluxos Financeiros, Vida Económica, 2013

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos maioritariamente através de aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão conceitos, metodologias e técnicas, com recurso a bibliografia, textos informativos e meios audiovisuais. Em todos os temas recorre-se à realização de exercícios práticos e discussão de resultados de empresas atuais.
A metodologia de ensino contempla igualmente a realização de um trabalho em grupo, que visa promover a capacidade de análise e pesquisa de informação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Trabalho de Grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  30
Estudo pessoal autónomo  Estudo  71
Orientação Tutorial  Trabalho laboratorial ou de campo  10
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Realização de trabalho de grupo: 40%
Realização de prova escrita individual: 30% cada teste.


Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular