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Gestão da Marca

Código: MDCMU104    Sigla: GEMARC

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso n.º 13833/2011 6 ECTS 1 1

Horas Efetivamente Lecionadas

TMDCM1S

Teórico-Práticas: 42,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
Esta unidade curricular visa contribuir para a aprendizagem da natureza da marca e de como criar, construir, alavancar e rejuvenescer uma marca.
Todas as empresas têm uma marca, uma identidade, um nome, uma reputação, que as distinguem da concorrência. Contudo, apesar de muitas empresas reconhecerem a importância das marcas, são ainda relativamente poucas as que poderão afirmar que possuem uma marca forte, duradoura e sustentável num contexto de globalização e incerteza.
Geridas de uma forma conveniente, as marcas poderão ser o ativo mais valioso das empresas. Efetivamente, uma marca bem gerida pode criar a fidelização do cliente e um reconhecimento de nome de tal forma fortes que permitam enfrentar a forte concorrência globalizada. Nesta unidade curricular, é proporcionada uma abordagem aprofundada da gestão da marca numa perspetiva estratégica e holística.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem:
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais sobre o tema da gestão da marca com a realização de exercícios práticos e estudos de casos, esta unidade curricular permitirá que os alunos:
- Obtenham novos conhecimentos e competências relacionadas com a marca e gestão da marca;
- Saibam como articular a estratégia da empresa com a estratégia da marca;
- Compreendam como implementar um processo integrado e sistemático de gestão da marca, que contribua para potenciar a fidelização dos clientes, a vantagem competitiva e a rendibilidade da organização.

Competências a desenvolver:
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a natureza complexa da marca e identificar os seus componentes;
- Identificar as caraterísticas do processo de gestão da marca e do plano estratégico da marca;
- Conduzir uma análise estratégica da marca;
- Gerar ideias sobre uma estratégia de marca para cenários de marca simulados e contextos diferenciados;
- Desenvolver a plataforma de uma marca, usando os principais conceitos de gestão da marca;
- Reconhecer algumas das questões contemporâneas encaradas pelos gestores de marca e identificar as formas de as ultrapassar;
- Examinar como se gere uma marca ao longo do tempo e no contexto da globalização.

Programa

1. Introdução à marca.
1.1 Natureza multidimensional e significado da marca.
1.2 Papéis e benefícios da marca.
1.3 Requisitos da marca.
2. Natureza e modelização da gestão da marca. 
2.1 Natureza da gestão da marca.
2.2 Modelos de gestão da marca.
2.3 Conceitos fundamentais de gestão da marca.
2.4 Modelo do sistema de gestão da marca por processos.
3. Gestão da marca no tempo: extensão, reforço, rejuvenescimento, e revitalização da marca.
4. Gestão da marca no contexto da globalização.
5. Gestão da marca em contextos especiais.
5.1 Gestão da marca em PME.
5.2 Gestão de marcas industriais e B2B.
5.3 Gestão de marcas de serviços.

Bibliografia Principal

Tavares, Victor;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2015
Keller, Kevin Lane;Strategic Brand Management – Building, Measuring, and Managing Brand Equity, 3ª Edição: Pearson Prentice Hall, 2008

Bibliografia Complementar

Aaker, David;Relevância da Marca, Editora Bookman, 2011
Blázquez, Fernando G. ;Pessoas e Marcas na História do Mundo, Editora Livros D Hoje, 2014
de Chernatony, L. e Malcolm McDonald;Creating Powerful Brands in Consumer, Service and Industrial Markets, 2ª Edição. Oxford: Butterworth Heinemann, 1998

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies, um trabalho de projeto interdisciplinar e a análise de situações reais relacionadas com a construção de marcas nacionais fortes e de referência. Desta forma, os alunos farão uma aprendizagem das várias fases do processo de gestão da marca, com consideração das oportunidades e ameaças particulares enfrentadas por marcas de sucesso (e pelas marcas das empresas em que estejam envolvidos a trabalhar ou uma marca que pretendam estudar) e construção de cenários possíveis para o seu desenvolvimento. Para o efeito, os alunos serão encorajados a trazer os materiais relacionados com tais marcas para as sessões das aulas, e terão a oportunidade de aplicar às mesmas os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular.
O trabalho de projeto interdisciplinar previsto é o corolário natural deste modelo de ensino/aprendizagem e visa a aplicação dos conceitos, modelos e processos transmitidos no decurso das aulas a uma situação real.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Orientação Tutorial  Participação Presencial  10
Trabalhos de grupo  Projectos  50
Estudo autónomo  Estudo  50
Avaliação  Teste/Exame  5
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:

- Análise, discussão e resolução de
case studies e exercícios: 15%
- Realização de trabalho de projeto interdisciplinar em grupo: 35%
- Realização de prova escrita individual: 50%


Avaliação Final


- Análise, discussão e resolução de case study ou realização de trabalho de projeto individual escrito: 35%
- Teste escrito individual: 65%