Pesquisa de Mercados
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TMDCM1S
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa proporcionar um conhecimento da prática de pesquisa de mercado, que é uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão em qualquer sistema. Os estudos de mercado não são garantia de sucesso em um processo de tomada de decisão. É o seu uso inteligente e criativo que pode fazer a diferença. Além da função de "compreensão" clientes e potenciais clientes, estudos de mercado também são importantes na percepção do comportamento e intenções dos concorrentes. De acordo com os objetivos da pesquisa de mercado, irá identificar os diferentes tipos de estudos de mercado (tradicionais e inovadoras), as metodologias recorrentes (qualitativas e quantitativas).
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de saberes direcionado para a prática da pesquisa de mercado. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Sensibilizar os alunos para a finalidade da pesquisa de mercado e os diferentes tipos de estudos (tradicionais e inovadoras)
- Identificar as diferentes metodologias (quantitativas e qualitativas) a serem adotadas de acordo com os objetivos da pesquisa
- Desenhar um plano de pesquisa de mercado, quer de caráter quantitativo incluindo o inquérito por questionário: quer de caráter qualitativo com recurso ao processo de tracing (observação num espaço físico) ao descrever as etapas para a preparação, realização e exploração de uma pesquisa de mercado
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final, os alunos deverão ser capazes de:
1) Para assimilar a terminologia e linguagem técnica usada em pesquisas de mercado;
2) Compreender uma pesquisa de mercado implica sensibilidades em áreas multidisciplinares como a psicologia, a sociologia, estatística, economia e gestão, entre outros;
3) Perceba que o uso de pesquisa de mercado só reduz o risco associado com a implementação do processo de tomada de decisões na gestão e comercialização;
4) Determinar a natureza e objectivos precisos um plano de investigação, identificando os métodos e técnicas;
5) Conhecer as novas tendências com recurso às neurociências aplicadas ao consumo e ao business.
Programa
1. A descrição da pesquisa de mercado nos sistemas
1.1.Os objetivos e os diferentes tipos de estudos
1.2. Breves considerações sobre o Comportamento do Consumidor: Fatores intervenientes e Condutas de compra
1.3. Novas tendências no domínio da pesquisa de mercados: Neurociências aplicadas ao Consumo/NeuroMarketing:
1.3.1. Finalidades e Ferramentas (Invasivas e não invasivas)
1.3.2. NeuroBusiness: Emoções; Criatividade, Inovação e Tendências
2. O design da pesquisa de mercado
2.1. A organização da pesquisa de mercado: etapas e procedimentos
2.2. As fontes de informação: Informação Secundária e Informação Primária
2.3. As normas éticas
3. Os principais tipos de estudos qualitativos:
3.1. Processo de Tracing;
3.2. Entrevistas individuais: funções; Princípios fundamentais: diversificação e saturação.
3.3. Tipos e modalidades de amostras;
3.4. Focus Group: contributos e descrição;
3.5. Técnicas de criatividade;
3.6. Cliente oculto; Teste clínico: Vantagens e inconvenientes
4. Metodologia de investigação de carácter quantitativo:
4.1. Os principais tipos de estudos quantitativos: Inquéritos aos hábitos e atitudes; Inquéritos repetitivos: barómetros e painéis; Regras fundamentais sobre a construção do inquérito por questionário e formas de enviesamento.
4.2. Métodos de recolha de dados (vantagens e inconvenientes)
4.3. Pré teste.
4.4. Amostragem no domínio da investigação quantitativa: Amostras probabilísticas e não probabilísticas.
Bibliografia Principal
Hair, Joseph, Jr. ; Celsi ; Mary Wolfinbarger ; Ortineau David, J. Bush, Robert P.; Essentials of Marketing Research. )., Ed. McGraw-Hill Education (3rd Edition, 2012 |
Lopes, José Luís Pessoa;Fundamental dos Estudos de Mercado, Lisboa: , Edições Sílabo, (2ª Edição), 2011 |
Bibliografia Complementar
Camargo, P.; Neuromarketing: Descodificando a Mente do Consumidor. , Edições IPAM, (1ª Edição)., 2009 |
Guerra C. I.;Pesquisa qualitativa e Análise de conteúdo., Editora Principia, 2006 |
Observações Bibliográficas
Serão facultados artigos associados aos conteúdos desenvolvidos nas aulas
Métodos de Ensino
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos maioritariamente em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos (modelos de inquéritos, relatórios de pesquisa de mercado), construção de ferramentas (quantitativas e qualitativas) de recolha de dados e exposição de trabalhos individuais e/ou de grupo.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Orientação Tutorial |
Participação Presencial |
10 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
5 |
|
Trabalhos individuais |
Projectos |
35 |
|
Estudo autónomo do aluno |
Estudo |
65 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- Relatório relativo ao Processo de Tracing e exercícios práticos - 15%
- Realização de trabalho de projeto interdisciplinar em grupo - 35%
- Realização de prova escrita individual - 50%
Avaliação Final
- Realização de trabalhos (Relatório qualitativo relativo ao processo de tracing ou relatório do projeto de trabalho) - 35%
- Realização de prova(s) escritas individuais - 65%