Código: | MDCMU101 | Sigla: | ESTMKT |
Página Web: | http://elearning.isag.pt |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MDCM | Aviso n.º 13833/2011 | 1º | 6 ECTS | 1 | 1 |
Teórico-Práticas: | 40,83 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
A UC de Estratégia de Marketing pretende familiarizar os alunos com as tendências mais significativas do marketing atual, focalizando a sua atenção particular no planeamento estratégico de marketing e nas realidades corporizadas pelas abordagens do marketing colaborativo e de cocriação. A aprendizagem resultante destas práticas conduzirá à elaboração de um Plano de Marketing devidamente sustentado pelos conteúdos programáticos, pelo suporte bibliográfico e pelo apoio da empresa designada para o efeito.
- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
No final desta unidade curricular, os alunos
deverão ser capazes de:
- Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a
evolução das tendências de marketing;
- Reconhecer a importância das abordagens características do marketing holístico;
- Caracterizar os elementos mais significativo do marketing colaborativo e de cocriação;
- Conceber um planeamento estratégico de marketing;
- Dominar as
ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um Plano de
Marketing.
1. Tendências de Marketing do século XXI
1.1 Do Marketing 1.0 ao Marketing 3.0: perspectiva evolutiva
1.2 As novas realidades do Marketing
1.3 O Marketing Holístico
2. O Marketing Colaborativo
2.1 O Marketing e as redes sociais
2.2 Estratégias de Marketing Digital
2.3 O Marketing Intelligence
2.4 O Marketing da autenticidade e dos valores
2.5 O Marketing da co-criação
3. O Planeamento Estratégico em Marketing
3.1 A definição da Missão
3.2 As unidades estratégicas do negócio
3.3 A gestão dos recursos
3.4 Análise das oportunidades de crescimento
3.5 A cultura organizacional
3.6 As dimensões da inovação no Marketing
4. O Plano de Marketing
4.1 A estrutura do Plano de Marketing
4.1.1 Diagnóstico
4.1.2 Estratégia
4.1.3 Implementação
4.1.4 Avaliação
KOTLER, Philip, et al;Marketing 3.0, Lisboa: Actual Editora, 2015 |
KOTLER, Philip & KELLER, Kevin Lane;Marketing Management, Upper Saddle River: Prentice Hall, 2012 |
LENDREVIE, Jacques, et al;Mercator da Língua Portuguesa, Teoria e Prática do Marketing, Lisboa: D. Quixote, 2015 |
MARQUES, Vasco;Marketing Digital 360, Lisboa: Actual Editora, 2015 |
TORRES, Hugo;PME, Plano de Marketing Empresarial, Lisboa: Edições Afrontamento, 2011 |
DODSON, Ian;The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns, New York: Wiley and Sons, 2016 |
BRITO, Carlos Melo e LENCASTRE, Paulo;Novos Horizontes do Marketing, Lisboa: D. Quixote, 2014 |
BRITO, Pedro Quelhas e CAMPOS, Pedro;Novas Tendências em Marketing Intelligence, Lisboa: Actual Editora, 2013 |
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Trabalho de Grupo | Projectos | 60 | |
Estudo autónomo | Estudo | 45 | |
Orientação Tutorial | Estudo | 10 | |
Total: | 160 |
Teste: ponderação - 100%