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Estratégia de Marketing

Código: MDCMU101    Sigla: ESTMKT

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso n.º 13833/2011 6 ECTS 1 1

Horas Efetivamente Lecionadas

TMDCM1S

Teórico-Práticas: 40,83
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo da unidade curricular

A UC de Estratégia de Marketing pretende familiarizar os alunos com as tendências mais significativas do marketing atual, focalizando a sua atenção particular no planeamento estratégico de marketing e nas realidades corporizadas pelas abordagens do marketing colaborativo e de cocriação. A aprendizagem resultante destas práticas conduzirá à elaboração de um Plano de Marketing devidamente sustentado pelos conteúdos programáticos, pelo suporte bibliográfico e pelo apoio da empresa designada para o efeito.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

- Disponibilizar uma perspetiva evolutiva do Marketing nos últimos anos;

- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;

- Interpretar e dominar os conceitos de Marketing Intelligence;

- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;

- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.

Competências a desenvolver

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

- Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a evolução das tendências de marketing;

- Reconhecer a importância das abordagens características do marketing holístico;

- Caracterizar os elementos mais significativo do marketing colaborativo e de cocriação;

- Conceber um planeamento estratégico de marketing;

- Dominar as ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um Plano de Marketing.

Programa

1. Tendências de Marketing do século XXI
1.1 Do Marketing 1.0 ao Marketing 3.0: perspectiva evolutiva
1.2 As novas realidades do Marketing
1.3 O Marketing Holístico
2. O Marketing Colaborativo
2.1 O Marketing e as redes sociais
2.2 Estratégias de Marketing Digital
2.3 O Marketing Intelligence
2.4 O Marketing da autenticidade e dos valores
2.5 O Marketing da co-criação
3. O Planeamento Estratégico em Marketing
3.1 A definição da Missão
3.2 As unidades estratégicas do negócio
3.3 A gestão dos recursos
3.4 Análise das oportunidades de crescimento
3.5 A cultura organizacional
3.6 As dimensões da inovação no Marketing
4. O Plano de Marketing
4.1 A estrutura do Plano de Marketing
4.1.1 Diagnóstico
4.1.2 Estratégia
4.1.3 Implementação
4.1.4 Avaliação


Bibliografia Principal

KOTLER, Philip, et al;Marketing 3.0, Lisboa: Actual Editora, 2015
KOTLER, Philip & KELLER, Kevin Lane;Marketing Management, Upper Saddle River: Prentice Hall, 2012

Bibliografia Complementar

LENDREVIE, Jacques, et al;Mercator da Língua Portuguesa, Teoria e Prática do Marketing, Lisboa: D. Quixote, 2015
MARQUES, Vasco;Marketing Digital 360, Lisboa: Actual Editora, 2015
TORRES, Hugo;PME, Plano de Marketing Empresarial, Lisboa: Edições Afrontamento, 2011
DODSON, Ian;The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns, New York: Wiley and Sons, 2016
BRITO, Carlos Melo e LENCASTRE, Paulo;Novos Horizontes do Marketing, Lisboa: D. Quixote, 2014
BRITO, Pedro Quelhas e CAMPOS, Pedro;Novas Tendências em Marketing Intelligence, Lisboa: Actual Editora, 2013

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta aos ambientes e tendências de marketing mais recentes.
A participação de uma empresa no âmbito da realização de um Plano de Marketing dará oportunidade aos alunos de trabalharem com dados reais, num cenário de proximidade e colaboração que permitirá o desenvolvimento de uma experiência eficaz e produtiva.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho de Grupo  Projectos  60
Estudo autónomo  Estudo  45
Orientação Tutorial  Estudo  10
  Total: 160

Avaliação Contínua

Prova escrita individual: 50%
Trabalho de grupo: 50% (40% escrita + 10% apresentação)

Avaliação Final

Teste: ponderação - 100%