Código: | MDCM2111 | Sigla: | MINV |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MDCM | Aviso nº 9882/2017 | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 40,83 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas
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Microsoft Office Excel
Mendeley
SPSS
Microsoft Powerpoint
QDA Miner Lite
GNU PSPP
Microsoft Office PowerPoint
Português
1. Introdução
1.1. Tipologia de Trabalhos
1.2. Estrutura e Normas
2. O Problema de Investigação
2.1. Características e a ética de investigação
2.2. Discussão do problema de investigação
2.3. Estratégia de investigação
3. Base de fundamentação do trabalho científico: a Revisão de Literatura
3.1 Objetivo e planeamento da pesquisa
3.2 Fontes de informação e tipos de análise
3.3 Método de construção da revisão bibliográfica
4. Etapas operacionais do Processo de Investigação
4.1. Construção do quadro de Hipóteses/Objetivos
4.2. Identificação e seleção de variáveis
4.3. Métodos de Investigação
4.3.1. Definição do método científico
4.3.2. Técnicas amostrais
4.4. Técnicas de recolha de dados
4.4.1. Classificação das técnicas
4.4.2. Instrumentos de recolha de dados
4.4.2.1 A entrevista
4.4.2.2 O questionário
5. Metodologias quantitativas de investigação
5.1. Análise e contextualização Empírica
5.5.1. Métodos comparativos e estatísticos
5.5.2. Análises de dados e interpretação de resultados
5.5.2.1 Construção e procedimentos posteriores de uma base de dados
5.5.2.2 Análise descritiva das variáveis
5.5.2.3 Testes paramétricos
5.5.2.4 Testes não paramétricos
5.5.2.5 Modelo de regressão linear
5.5.2.6 Introdução à análise fatorial
5.5.3. Conclusões e linhas de orientação futura
6. Metodologias qualitativas de investigação
6.1. Métodos de recolha de dados
6.1.1. A observação
6.1.2. A entrevista individual e de grupo
6.1.3. Outras estratégias qualitativas para a recolha de dados (abordagem biográfica, observação direta e análise documental)
6.2. Método qualitativo de análise de dados
6.2.1 A análise de conteúdo: codificação, categorização e interpretação da informação
Os dois primeiros objetivos são atingidos no final do programa, com o culminar da realização do trabalho de projeto. O 3º objetivo é explorado nos três primeiros capítulos do programa. Importa notar que para a gestão de referências bibliográficas utiliza-se o software Mendeley, na medida que permite a recolha e inserção de citações e referências bibliográficas em texto. O 4º objetivo é tratado nos pontos 5 e 6 do programa com recurso às metodologias quantitativas e qualitativas. O 5º objetivo é explorado na realização do paper/artigo científico.
Creswell, John and Creswell, David ;Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, 5th ed., Sage, 2017 |
Coutinho, Clara Pereira;Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Almedina, 2019 |
Real de Oliveira, E.; Ferreira, P. ;Métodos de Investigação: da interrogação à descoberta científica, Vida Económica, 2014. ISBN: 978-989-76805-3-3 |
Tan, Willie ;Research Methods: A Practical Guide For Students And Researchers, 1st ed., World Scientific, 2017 |
Patton, M. ;Qualitative Research & Evaluation Methods, 3rd ed., London: Sage , 2009 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas de orientação tutorial combinando a exposição teórica dos principais conceitos, metodologias e técnicas com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, assim como outros instrumentos de apoio, designadamente os software Mendeley, GNU PSPP, QDA Miner Lite e Microsoft Excel, bases de dados disponíveis em diferentes organismos e publicações de artigos científicos disponíveis em revistas académicas de referência. No decurso das aulas será incentivada a proatividade e atitude crítica dos alunos face aos assuntos em discussão.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Orientação tutorial | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Estudo | Estudo | 104 | |
Total: | 160 |
Um teste de avaliação contínua: 40%
Realização de um paper/artigo científico: 60%
Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Um teste de avaliação final: 60%
Realização de um paper/artigo científico: 40%
Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
De forma a se atingirem os objetivos descritos anteriormente, as aulas englobam a apresentação de conteúdos teóricos onde se utiliza o programa Microsoft PowerPoint. Na aplicação dos conteúdos lecionados, são disponibilizados aos estudantes casos práticos, exercícios, e bases de dados para serem aplicadas os conhecimentos adquiridos. Relativamente ao 3º objetivo, utiliza-se o programa o Mendeley, e no 4º objetivo para fazer face às metodologias quantitativas utiliza-se os software Microsoft Excel e o GNU PSPP, e para se fazer face às metodologias qualitativas recorre-se à utilização do software QDA Miner Lite. Quanto ao 5º objetivo, avalia-se com a realização do artigo científico.