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Marketing de Serviços e B2B

Código: MDCM2109    Sigla: MSERV

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso nº 9882/2017 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

MDCM1

Teórico-Práticas: 23,00
Orientação Tutorial: 0,00

MDCM1ERASM

Teórico-Práticas: 15,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Através da combinação de conhecimento académico e profissional, as matérias lecionadas sobre Marketing de Serviços e Marketing B2B, apoiadas pela realização de exercícios práticos, permitirão:
- Dotar os estudantes de competências e conhecimentos específicos de Marketing de Serviços e Marketing B2B;
- Gerir as atividades de Marketing em empresas do setor dos serviços e do setor industrial;

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

-1 Desenvolver competências para selecionar e usar as metodologias e os instrumentos adequados à gestão de uma empresa de serviços;
-2 Compreender as especificidades da procura de bens industriais e as implicações para a gestão de marketing;
-3 Saber compatibilizar a oferta e a procura de serviços;
-4 Desenvolver competências para tomar decisões fundamentadas no mercado B2B;
-5 Saber gerir uma carteira de relações com os clientes B2B.

Competências a desenvolver
Após a aprovação na U.C. os estudantes deverão ser capazes de gerir eficientemente as atividades de marketing de uma empresa de serviços e de uma empresa que atue no mercado B2B.

Programa

1. Introdução ao Marketing de Serviços.
1.1 Conceito de Serviço: distinção entre bens e serviços
1.2 Razões subjacentes ao estudo do Marketing de Serviços
1.3 Natureza dos Serviços: características e desafios
1.4 Categorias de serviços
1.5 Os 7 P do Marketing de Serviços
Acompanhamento dos trabalhos: regime tutorial.

2. A experiência e processo de prestação do serviço
2.1 Processos e Experiências
2.2 A gestão da experiência e expectativas
2.3 Fase pré-compra.
2.4 Fase do encontro de serviço.
2.5 Fase pós-encontro.

3. Novos serviços, Gestão da qualidade e Produtividade
3.1 Desenvolvimento de novos serviços.
3.2 Servitização
3.3 O conceito de qualidade
3.4 Gestão da qualidade nos serviços
3.5 A produtividade nos serviços
3.6 Estratégias de qualidade e produtividade nos serviços

4. Estratégias de Marketing para Organizações de Serviços
4.1 O Marketing-Mix dos Serviços
4.2 Segmentação, Targeting e Posicionamento
4.3 A criação de valor nos serviços
4.4 A gestão dos relacionamentos
4.5 A ação comercial na empresa de serviços
4.6 Marketing de Serviços em Contextos Específicos

5. Introdução ao Marketing B2B
5.1 Definição de mercado B2B
5.2 Diferenças entre Marketing B2B e marketing de consumo
6. Gestão de contas


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:

- Os capítulos 1, 2 e 3 vão ao encontro do proposto nos objetivos 1 e 2, que tem como objetivo o desenvolvimento do marketing nos serviços;

- O capítulo 4 permite aceder ao objetivo 3 permitindo compatibilizar a oferta de serviços.

- Os capítulos 5, 6, 7 e 8 dão resposta aos objetivos 4 e 5 na medida em que apresentam os conceitos fundamentais de empresas B2B.

Bibliografia Principal

Zimmerman & Blythe ;Business to Business marketing Management: a global prespective, Routledeg, 2013. ISBN: 9780415537025
Wirtz & Lovelock ;Strategy in the comtemporary World, Oxford, 2018. ISBN: 9780192536891

Bibliografia Complementar

Lovelock, C. and Wirtz, J.;Marketing de Servicios. Personal, Tecnología y Estrategia, Septime Edition, Pearson Educación, México, 2015
Kleinaltenkamp, M., Plinke, W., Wilkinson, I. and Geiger, I. Editors ;Fundamentals of Business-to-Business Marketing Mastering Business Markets, Springer International Publishing, Switzerland, 2015
Mathur, U.C. ;Business to Business Marketing, New Age International (P) Limited, Publishers, 2008

Métodos de Ensino

A estratégia pedagógica centra-se em diversas metodologias de ensino/aprendizagem, nomeadamente metodologias ativas, expositivas, interrogativas e de resolução de exercícios.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  2
Seminário  Participação Presencial  2
Orientação Tutorial  Estudo  9
Trabalhos Grupo  Projectos  40
Estudo Autonomo  Estudo  24
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Realização de dois trabalhos de grupo submetidos através da plataforma E-Learning: 20% + 20%

- Pesquisa individual com recurso ao portal ABI-INFORM, submetido através da plataforma E- Learning.

- Realização de um teste escrito: 60%

Nos termos do Regulamento do Mestrado:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Realização de exame final com duração de duas horas e ponderação de 100%.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em concordância com o regulamento do ciclo de estudos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em concordância com o regulamento do ciclo de estudos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.