Marketing de Serviços e B2B
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Cursos
Sigla |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MDCM |
Aviso nº 9882/2017 |
1º |
4 ECTS |
39 |
107 |
Horas Efetivamente Lecionadas
MDCM1
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Através da combinação de conhecimento académico e profissional, as matérias lecionadas sobre Marketing de Serviços e Marketing B2B, apoiadas pela realização de exercícios práticos, permitirão:
- Dotar os estudantes de competências e conhecimentos específicos de Marketing de Serviços e Marketing B2B;
- Gerir as atividades de Marketing em empresas do setor dos serviços e do setor industrial;
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
-1 Desenvolver competências para selecionar e usar as metodologias e os instrumentos adequados à gestão de uma empresa de serviços;
-2 Compreender as especificidades da procura de bens industriais e as implicações para a gestão de marketing;
-3 Saber compatibilizar a oferta e a procura de serviços;
-4 Desenvolver competências para tomar decisões fundamentadas no mercado B2B;
-5 Saber gerir uma carteira de relações com os clientes B2B.
Competências a desenvolver
Após a aprovação na U.C. os estudantes deverão ser capazes de gerir eficientemente as atividades de marketing de uma empresa de serviços e de uma empresa que atue no mercado B2B.
Programa
1. Introdução ao Marketing de Serviços
1.1 Conceito de Serviço: distinção entre bens e serviços
1.2 Razões subjacentes ao estudo do Marketing de Serviços
1.3 Natureza dos Serviços características e desafios
1.4 Categorias de serviços
1.5 Os 7 P do Marketing de Serviços
2. A experiência e processo de prestação do serviço
2.1 Processos e Experiências
2.2 A gestão da experiência e expectativas
2.3 Fase pré-compra.
2.4 Fase do encontro de serviço.
2.5 Fase pós-encontro
3. Novos serviços, Gestão da qualidade e Produtividade
3.1 Desenvolvimento de novos serviços.
3.2 Servitização
3.3 O conceito de qualidade
3.4 Gestão da qualidade nos serviços
3.5 A produtividade nos serviços
3.6 Estratégias de qualidade e produtividade nos serviços
4. Estratégias de Marketing para Organizações de Serviços
4.1 O Marketing-Mix dos Serviços
4.2 Segmentação dos serviços
4.3 A criação de valor nos serviços
4.4 A gestão dos relacionamentos
4.5 A ação comercial na empresa de serviços
4.6 Marketing de Serviços em Contextos Específicos
5. Introdução ao Marketing B2B
5.1 Definição de mercado B2B
5.2 Diferenças entre Marketing B2B e marketing de consumo
5.3 Classificação dos produtos em B2B
5.4 Classificação dos clientes B2B
5.5 Estratégia global B2B
5.6 A ética em B2B
6. Segmentação do mercado em B2B
6.1 Diferenças de segmentação entre B2C e B2B
6.2 O processo de segmentação (STP)
6.3 Posicionamento
6.4 Preço
7. O futuro do marketing B2B
7.1 Comunicação
7.2 Globalização
7.3 O fator tecnológico
8. Gestão de contas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os capítulos 1, 2 e 3 vão ao encontro do proposto nos objetivos 1 e 2, que tem como objetivo o desenvolvimento do marketing nos serviços;
- O capítulo 4 permite aceder ao objetivo 3 permitindo compatibilizar a oferta de serviços.
- Os capítulos 5, 6, 7 e 8 dão resposta aos objetivos 4 e 5 na medida em que apresentam os conceitos fundamentais de empresas B2B.
Bibliografia Principal
Wirtz, J. and Lovelock, C.;Essentials of Services Marketing, 3rd Edition, Pearson Education Limited, England, 2018 |
Zimmerman, A. and Blythe, J.;Business to Business Marketing Management A global perspective, 2nd. Edition, Routledge, 2013 |
Bibliografia Complementar
Lovelock, C. and Wirtz, J.;Marketing de Servicios. Personal, Tecnología y Estrategia, Septime Edition, Pearson Educación, México, 2015 |
Kleinaltenkamp, M., Plinke, W., Wilkinson, I. and Geiger, I. Editors ;Fundamentals of Business-to-Business Marketing Mastering Business Markets, Springer International Publishing, Switzerland, 2015 |
Mathur, U.C. ;Business to Business Marketing, New Age International (P) Limited, Publishers, 2008 |
Métodos de Ensino
A estratégia pedagógica centra-se em diversas metodologias de ensino/aprendizagem, nomeadamente metodologias ativas, expositivas, interrogativas e de resolução de exercícios.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
2 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
2 |
|
Outras |
Participação Presencial |
9 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
64 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
- Realização de um trabalho de grupo submetido através da plataforma E-Learning: 30% (25% para o trabalho e 5% para a apresentação)
- Realização de um trabalho de pesquisa individual com recurso ao portal ABI-INFORM, submetido através da plataforma E- Learning: 5%
- Realização de um teste escrito: 65%
Nos termos do Regulamento do Mestrado:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Realização de exame final com duração de duas horas e ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.