Código: | MDCM2108 | Sigla: | DCNI |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MDCM | Aviso nº 9882/2017 | 1º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Orientação Tutorial: | 9,00 |
Docência - Horas
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Português
Resumo descritivo da unidade curricular
A finalidade principal desta unidade curricular é capacitar os responsáveis desta função empresarial para entenderem os novos contextos globais, e saberem integrá-los na função e atividades de vendas. Tal implica conhecer os procedimentos inerentes ao planeamento e à direcção e organização de uma equipa comercial e de outros instrumentos ou sistemas de vendas. Para além disso, todo o trabalho comercial tem igualmente que providenciar os necessários mecanismos de controlo, quer em termos de resultados, quer em termos comportamentais, para se garantir um bom desempenho empresarial.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais sobre a Direção Comercial e Negócios Internacionais, esta unidade curricular permitirá que os alunos saibam:
a) Diagnosticar os mercados nacionais e internacionais;
b) Planear e organizar uma estrutura comercial;
c) Desenvolver sensibilidade e capacidade de motivação de equipas;
d) Definir uma abordagem adequada aos mercados;
e) Elaborar, orçamentar, implementar, monitorizar e controlar um plano de vendas;
f) Desenvolver sistemas de vendas para vários tipos de produtos e mercados.
g) Medir e avaliar cada investimento,definindo acções de melhoria.
h) Desenvolver métodos de retenção de clientes.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) Estabelecer a interligação entre a estratégia da empresa e a estratégia comercial das empresas;
b) Saber analisar os novos contextos competitivos internacionais
c) Saber criar, estruturar e adaptar os Departamentos Comerciais para as necessárias ações no mercado nacional e internacional;
d) Saber alocar recursos afetos ao plano de vendas em função dos objetivos fixados;
e) Planear, monitorizar e controlar o trabalho dos sistemas de vendas;
f) Criar sistemas de incentivos para equipas comerciais.
g) Como criar relações de confiança e desenvolver uma rede de contactos forte.
h) Comunicar de forma eficaz e eficiente a proposta de valor.
i) Como captar clientes de outras marcas ou concorrentes.
- Os objetivos «Diagnosticar os mercados nacionais e internacionais», «Planear e organizar uma estrutura comercial» e «Definir uma abordagem adequada aos mercados» serão alcançados, de forma transversal, com os conteúdos programáticos plasmados em todos os capítulos;
- O objetivo «Desenvolver sensibilidade e capacidade de motivação de equipas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 5 e 7;
- O objetivo «Elaborar, orçamentar, implementar, monitorizar e controlar um plano de vendas» será alcançado com os conteúdos programáticos retratados no Capítulo 4;
- O objetivo «Desenvolver sistemas de vendas para vários tipos de produtos e mercados» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 6 e 3;
- O objetivo «Medir e avaliar cada investimento, definindo ações de melhoria» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos Capítulos 7 e 2;
- O objetivo «Desenvolver métodos de retenção de clientes» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos Capítulos 1, 4 e 7.
Cateora, Philip R., Gilly, Marcy C.,Graham, John L. ;Marketing Internacional, McGraw Hill, 2013. ISBN: 9788580551457 |
William Ury,Bruce Patton e Roger Fisher;Como conduzir uma negociação-chegar ao sim, Lua de Papel , 2015 |
Carvalho, J. Crespo;Logistica e Cadeia de Abastecimento, Edições Silabo, 2017 |
Bertuzzi, Trish;The Sales Development Playbook, Moore-Lake, 2016 |
Keith Ferrazzi;Nunca almoce sozinho , Actual Editora (A Bíblia do networking ) |
Charles Duhigg;A força do habito , Dom Quixote |
Nicola Minervini;Exportar: Competitividade e Internacionalização, Makron Books, 1997 |
Dale Canergie;Como fazer amigos e influenciar pessoas, Lua de Papel , 1937 |
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Trabalhos de grupo | Projectos | 30 | |
Estudo pessoal autónomo | Estudo | 74 | |
Total: | 160 |
1 - Realização de trabalho de grupo: 35%
2 - Realização de prova escrita individual: 65%
Nos termos do Regulamento do Mestrado:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito individual: 100%
O trabalho de grupo consiste na introdução de uma bebida nova no mercado Português concorrente das marcas Coca Cola e Pepsi.
Conforme regulamento do curso.
Conforme regulamento do curso.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Direção Comercial e Negócios Internacionais; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.