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Marketing Digital

Código: MDCM2106    Sigla: MDIG

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Página Web:https://www.isag.pt/isag/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=MDCM2106&pv_periodo_pe=1S&p_ano_lectivo=2019
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso nº 9882/2017 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

MDCM1

Teórico-Práticas: 26,92
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Durante os últimos anos uma revolução tecnológica ímpar está a promover uma economia digital, com consequências ao nível dos modelos de negócio, criando um mercado verdadeiramente global. Estas alterações também se manifestaram em alterações profundas dos comportamentos dos consumidores, cujo papel é cada vez mais ativo e participativo nas organizações por forma a usufruírem de uma experiência de compra integrada e verem as suas expectativas serem superadas. Esta unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos estudantes ao nível do Marketing Digital, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no contexto da Estratégia de Marketing. Mais do que operacionalizar as ações de marketing nos canais digitais, os alunos irão desenvolver capacidades estratégicas e analíticas.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Identificar os desafios, vantagens e riscos associados a um novo contexto em que uma estratégia digital é fundamental no meio empresarial.
- Enquadrar os conceitos, técnicas e estratégias de marketing no ambiente digital, com recurso às melhores práticas.
- Implementação de ações de marketing, com recurso às ferramentas, serviços e outros instrumentos tecnológicos no contexto digital.
- Desenvolver competências para implementar diferentes disciplinas digitais num plano de marketing. 

Competências a desenvolver
- Saber formular uma estratégia de Marketing com recursos a várias disciplinas digitais e reconhecer a importância da sua utilização;
- Desenvolver capacidades de compreensão, estratégicas e analíticas no contexto digital;
- Compreender como implementar a componente digital numa estratégia de marketing e monitorizar a sua implementação, recorrendo a algumas aplicações específicas.


Programa

1. Introdução ao Marketing Digital.
1.1. Marketing tradicional e marketing digital.
1.2. Definição de marketing digital e meio digital
1.3. Vantagens e Desvantagens do meio digital
1.4. O papel do meio digital num plano de marketing integrado
2. Introdução às Disciplinas Digitais
2.1. Canais digitais offline, online e internet
3. Disciplinas Digitais: Redes Sociais
3.1. Redes Sociais e os seus papéis
3.2. Tipos de conteúdos para as redes sociais
3.3. Consumer engagement
4. Disciplinas Digitais: Marketing de conteúdos e SEO
4.1. A era dos conteúdos digitais
4.2. Native advertising
4.3. Influencers e líderes de opinião
4.4. SEO
4.5. Estratégia e gestão de conteúdos
5. Disciplinas Digitais: Display and Search Advertising
5.1. Publicidade em Display
5.2. Programmatic buying e marketplaces
5.3. Motores de Busca
5.4. Adwords
6. Disciplinas Digitais: e-Commerce e Plataformas de CRM
6.1. Plano e estratégia de e-Commerce.
6.2. Recursos Tecnológicos.
6.3. Plataformas de CRM
7. Disciplinas Digitais: e-Mail Marketing e Mobile Marketing
7.1. Email marketing
7.2. Mobile Marketing
8. Big Data e a importância da ética no contexto digital.
9. Desenhar e Gerir a Estratégia Digital
9.1. O papel do digital do funil de marketing
9.2. Seleção das disciplinas digitais
9.3. Integração, monitorização e otimização dos canais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Identificar os desafios, vantagens e riscos associados a um novo contexto em que uma estratégia digital é fundamental no meio empresarial» será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulo 1 e 2;
- O objetivo «Enquadrar os conceitos, técnicas e estratégias de marketing no ambiente digital, com recurso às melhores práticas» será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulos 3, 4, 5, 6 e 7;
- O objetivo «Implementação de ações de marketing, com recurso às ferramentas, serviços e outros instrumentos tecnológicos no contexto digital» será alcançado com os conteúdos programáticos abordados nos Capítulos 3, 4, 5, 6 e 7;
- O objetivo «Desenvolver competências para executar as diferentes fases de um plano de marketing digital» será alcançado com os conteúdos programáticos dos objetivos previamente abordados e os temas dos Capítulos 8 e 9.

Bibliografia Principal

Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H.; Marketing 4.0 - Mudança do tradicional para o digital. , Actual Editora., 2017
Baynast., A, Lendrevie., J, Lévy., J, Dionísio., P & Rodrigues, V;Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote, 2018

Bibliografia Complementar

Novais de Paula, A., Zeferino, A., Faustino, P., Gouveia, M., Coutinho, V., & Carvalho, F.;Marketing Digital para Empresas - Guia prático para aumento das vendas na Internet., Edições Perfil Criativo, 2019
Faustino, Paulo.;Marketing Digital na Pratica, Marcador, 2019
Marques, Vasco;Marketing Digital de A a Z - Guia essencial de marketing digital, Digital 360, 2019

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  2
Trabalhos de grupo  Projectos  30
Orientação Tutorial  Participação Presencial  9
Estudo pessoal autónomo  Estudo  36
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Uma prova escrita individual, com uma ponderação de 65% na classificação final;
- Um trabalho prático de pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning, com uma ponderação de 35% na classificação final (25% do trabalho e 10% da apresentação).

Nos termos do Regulamento do Mestrado:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5.Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o previsto no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação em Marketing Digital; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.