• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MDCM2104

Pesquisa de Mercados

Código: MDCM2104    Sigla: PMER

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso nº 9882/2017 4 ECTS 39 106

Horas Efetivamente Lecionadas

MDCM1

Teórico-Práticas: 22,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,60

Software

Microsoft Powerpoint

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa proporcionar um conhecimento da prática da pesquisa de mercados, sendo esta uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão em qualquer sistema. Os estudos de mercado não são garantia de sucesso num processo de tomada de decisão. É a sua utilização inteligente e criativa que pode fazer a diferença. Para além da função de compreender os clientes e potenciais clientes, os estudos de mercado são também importantes na perceção do comportamento e intenções dos concorrentes. Em função dos objetivos da pesquisa de mercado, identificar-se-ão os diferentes tipos de estudos de mercado (tradicionais e inovadoras), as metodologias recorrentes (qualitativas e quantitativas).

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de saberes direcionado para a prática da pesquisa de mercado. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:

- Sensibilizar os alunos para a finalidade da pesquisa de mercado e os diferentes tipos de estudos (tradicionais e inovadoras;
- Identificar as diferentes metodologias (quantitativas e qualitativas) a serem adotadas de acordo com os objetivos da pesquisa;
- Desenhar um plano de pesquisa de mercado, quer de caráter quantitativo incluindo o inquérito por questionário: quer de carater qualitativo com recurso ao processo de tracing (observação num espaço físico) ao descrever as etapas para a preparação, realização e exploração de uma pesquisa de mercado.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:

- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada na pesquisa de mercado;
- Compreender que uma pesquisa de mercado implica sensibilidades em domínios multidisciplinares como a psicologia, a sociologia, a estatística, a economia e a gestão entre outras;
- Perceber que a utilização de uma pesquisa de mercado apenas reduz o risco associado à implementação da tomada de decisões ao nível da gestão e marketing;
- Determinar em função da natureza e precisão dos objetivos um plano de pesquisa, identificando os métodos e técnicas;
- Conhecer as novas tendências com recurso às neurociências aplicadas ao consumo e ao business.

Programa

1. Descrição da pesquisa de mercado
1.1.Os objetivos e os diferentes tipos de estudos
1.2. Breves considerações sobre o Comportamento do Consumidor: Fatores intervenientes e Condutas de compra
1.3. Novas tendências no domínio da pesquisa de mercados: Neurociências aplicadas ao Consumo/NeuroMarketing:
1.3.1. Finalidades e Ferramentas (Invasivas e não invasivas)
1.3.2. NeuroBusiness: Emoções; Criatividade, Inovação e Tendências
1.4. Design da pesquisa de mercados
1.4.1. Fontes de informação: Informação Secundária e Informação Primária
1.4.2. As normas éticas
2. Metodologia de investigação de carácter quantitativo:
2.1. Os principais tipos de estudos quantitativos: Inquéritos aos hábitos e atitudes; Inquéritos repetitivos: barómetros e painéis; Regras fundamentais sobre a construção do inquérito por questionário e formas de enviesamento.
2.2. Métodos de recolha de dados (vantagens e inconvenientes).
2.3. Pré teste.
3. Os principais tipos de estudos qualitativos:
3.1. Processo de Tracing.
3.2. Entrevistas individuais: funções; Princípios fundamentais: diversificação e saturação.
3.3. Tipos e modalidades de amostras.
3.4. Focus Group: contributos e descrição.
3.5. Técnicas de criatividade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem ao programa permitirá aos alunos a aquisição de conhecimentos previstos nos objetivos de aprendizagem e apoiados pela bibliografia indicada e textos de apoio facultado no decorrer das aulas.
O objetivo 1 é abordado no capítulo 1 que faz referência às diferentes categorias de pesquisa de mercados (clássicas e modernas)
Os objetivos 2 a 3 são atingidos nos capítulos 2 e 3, onde se procede à identificação das principais metodologias de pesquisa de mercados, métodos e técnicas utilizadas (quantitativa e qualitativa).

Bibliografia Principal

Hair, Joseph, Jr. ; Celsi ; Mary Wolfinbarger ; Ortineau David, J. Bush, Robert P. ; Essentials of Marketing Research., Ed. McGraw-Hill Education, 2012. ISBN: 13: 978-0073404820 ((3rd Edition).)
Lopes, José Luís Pessoa;Fundamental dos Estudos de Mercado: , Edições Sílabo, 2011

Bibliografia Complementar

Abreu, J.;Casos de Sucesso Empresarial ¿ Branding. Empresariato, Idioteque, 2017. ISBN: : 978-989-99319-9-2.
Camargo, P.;Neuromarketing: Descodificando a Mente do Consumidor. , Edições IPAM, 2009. ISBN: 9789728641191 ((1ª Edição))
Hill, Manuela; Hill, Andrew;Investigação por Questionário, Lisboa: , Edições Sílabo., 2009. ISBN: 9789726182733 ((2ª Edição))
Carvalho, J. E. ;Neuroeconomia: Ensaio sobre a Sociobiologia do Comportamento., Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-527-7 ((1ª Edição))

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos, maioritariamente, em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos (modelos de inquéritos, relatórios de pesquisa de mercado), construção de ferramentas (quantitativas e qualitativas) de recolha de dados e exposição de trabalhos individuais e/ou de grupo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas Teórico-Prático  Participação Presencial  30 2019-01-28
Orientação Tutorial  Trabalho laboratorial ou de campo  9 2019-01-28
Estudo Pessoal Autónomo  Trabalho laboratorial ou de campo  67
  Total: 106

Avaliação Contínua

Avaliação Contínua

- Análise e discussão de relatório sobre uma empresa visitada: 10%
- Realização de um trabalho de projeto interdisciplinar em grupo: 25%
- Realização de prova escrita individual: 65%

Nos termos do Regulamento do Mestrado:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Avaliação final:

Realização de 1 trabalho: 30%

Prova escrita: 70%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerão conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular. Serão fornecidos todos os elementos de informação para que os alunos assimilam os conhecimentos científicos e técnicos estipulados nos objetivos da unidade curricular. Serão apresentados casos práticos por cada ponto do programa por forma a desenvolver a discussão e reflexão crítica. Os trabalhos de grupo darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos no programa da unidade curricular. As apresentações dos trabalhos constituem um importante motor para a partilha de conhecimentos bem como para a capacidade de análise crítica.