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Gestão da Marca

Código: MDCM2103    Sigla: GMAR

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MDCM Aviso nº 9882/2017 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

MDCM1

Teórico-Práticas: 42,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,60

Software

Microsoft Powerpoint

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa contribuir para a aprendizagem da natureza da marca e de como criar, construir, alavancar e rejuvenescer uma marca, no contexto da Era Digital.
Todas as empresas têm uma marca, uma identidade, um nome, uma reputação, que as distinguem da concorrência. Contudo, apesar de muitas empresas reconhecerem a importância das marcas, são ainda relativamente poucas as que poderão afirmar que possuem uma marca forte, duradoura e sustentável num contexto de globalização e incerteza. Geridas de uma forma conveniente, as marcas poderão ser o ativo mais valioso das empresas. Efetivamente, uma marca bem gerida pode criar a fidelização do cliente e um reconhecimento de nome de tal forma fortes que permitam enfrentar a forte concorrência globalizada. Nesta unidade curricular, é proporcionada uma abordagem aprofundada da gestão da marca numa perspetiva estratégica e holística.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais sobre o tema da gestão da marca com a realização de exercícios práticos e estudos de casos, esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Explicar a natureza complexa e dinâmica da marca e identificar os seus componentes, no contexto da Era Digital;
2. Mostrar como se implementa um processo integrado e sistemático de gestão da marca, que contribua para potenciar a fidelização dos clientes, a vantagem competitiva e a rendibilidade da organização;
3. Fundamentar como se gere uma marca ao longo do tempo e no contexto da globalização;
4. Explicar como se gere uma marca em contextos especiais.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Reconhecer algumas das questões contemporâneas e futuras encaradas pelos gestores de marca, e identificar formas de as ultrapassar;
2. Analisar as caraterísticas do processo de gestão da marca e do plano estratégico da marca;
3. Conduzir uma análise estratégica da marca;
4.Gerar ideias sobre uma estratégia de marca para cenários de marca simulados e contextos diferenciados;
5. Desenvolver a plataforma de uma marca, usando os principais conceitos de gestão da marca.

Programa

1. Introdução à marca.
1.1 Natureza multidimensional e significado da marca na Era Digital.
1.2 Papéis e benefícios da marca.
1.3 Requisitos da marca.
2. Natureza e modelização da gestão da marca.
2.1 Natureza da gestão da marca.
2.2 Modelos de gestão da marca.
2.3 Conceitos fundamentais de gestão da marca.
2.4 Modelo do sistema de gestão da marca por processos.
3. Gestão da marca no tempo: extensão, reforço, rejuvenescimento, e revitalização da marca.
4. Gestão da marca no contexto da globalização.
5. Gestão da marca em contextos especiais.
5.1 Gestão da marca em PME.
5.2 Gestão de marcas industriais e B2B.
5.3 Gestão de marcas de serviços.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
- O objetivo 1 será alcançado com o capítulo 1, o qual permitirá adquirir o conhecimento e a articulação dos conceitos salientes relativos à natureza dinâmica da marca e aos seus papéis, benefícios e requisitos para o sucesso;
- O objetivo 2 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos no capítulo 2, que identificará e explicará os principais modelos de gestão da marca identificados na literatura académica e profissional;
- No que respeita ao objetivo 3, será através dos capítulos 3 e 4 que se visará o seu cumprimento;
- Finalmente, o objetivo 4 será alcançado através do capítulo 5, que salientará as adaptações que o gestor da marca terá de respeitar em certos contextos organizacionais.

Bibliografia Principal

Tavares, Victor;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2015
Keller, Kevin Lane, 4ª Edição;Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, Pearson Prentice Hall, 2013

Bibliografia Complementar

Aaker, David;Relevância da Marca, Editora Bookman, 2011
Abreu, João (Coordenador);Empresariato: Casos de Sucesso Empresarial: Branding, Editora IDIOTEQUE, 2018
Blázquez, Fernando G. ;Pessoas e Marcas na História do Mundo, Editora Livros D Hoje, 2014
Creating Powerful Brands in Consumer, Service and Industrial Markets;de Chernatony, L. e Malcolm McDonald, 3ª Edição, Elsevier, Butterworth-Heinemann, 2003

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino/aprendizagem estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto interdisciplinar, a visita a uma empresa, assim como a análise de situações reais relacionadas com a construção de marcas nacionais e internacionais de referência. Desta forma, os alunos farão uma aprendizagem das várias fases do processo de gestão da marca, com consideração das oportunidades e ameaças particulares enfrentadas por marcas de sucesso (e pelas marcas das empresas em que estejam envolvidos a trabalhar ou uma marca que pretendam estudar) e construção de cenários possíveis para o seu desenvolvimento. Para o efeito, os alunos serão encorajados a trazer os materiais relacionados com tais marcas para as sessões das aulas, e terão a oportunidade de aplicar às mesmas os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular.
O trabalho de projeto interdisciplinar previsto é o corolário natural deste modelo de ensino/aprendizagem e visa a aplicação dos conceitos, modelos e processos transmitidos no decurso das aulas a uma situação real.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Orientação Tutorial  Participação Presencial  9
Avaliação  Teste/Exame  2
Trabalhos de grupo  Projectos  50
Estudo autónomo  Estudo  54
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Análise e discussão de relatório sobre uma empresa visitada: 10%
- Realização de
case studies e de um trabalho de projeto interdisciplinar em grupo: 25%
- Realização de prova escrita individual: 65%

Nos termos do Regulamento do Mestrado:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação referidos no nº 2 do Art. 26º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão de marcas.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de marcas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão da marca transmitidos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das marcas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.