Neurobusiness
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Conhecer de que forma o conhecimento sobre o cérebro, a mente e o comportamento humano contribui para desenvolver estratégias de comunicação, promoção, comercialização e negociação na tomada de decisão no campo do Business.
O módulo envolve áreas multidisciplinares das ciências sociais do comportamento, permitindo que os participantes tenham uma visão holística dos contributos do Neurociência Cognitiva Aplicada, Economia Comportamental ou Psicologia para a compreensão do comportamento humano no contexto das empresas e do negócio utilizando insights dessas ciências visando desenvolver técnicas, processos e sistemas capazes de impulsionar o crescimento dos negócios e da performance.
Porque o Business envolve pessoas, e é cada vez mais H2H, é fulcral perceber o consumidor na sua dimensão emocional, identificando estímulos e meios que envolvem de forma impactante as gerações.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER E ADQUIRIR
a) Identificar as principais metodologias de aplicação das neurociências para o estudo dos processos de tomada de decisão e respetivos processos a áreas do Marketing e do Negócio.
b) Conhecer as técnicas e ferramentas utilizadas no âmbito da Neurociência Cognitiva Aplicada.
c) Reconhecer os principais sistemas sensoriais e a forma como estes interagem com o consumidor/colaborador e as respetivas variáveis.
d) Identificar e explicar algumas decisões e comportamentos em ambiente de consumo.
e) Perceber os principais insights resultantes de estudos científicos aplicáveis ao Neurobusiness.
Programa
Estação 1
O Consumidor como Ser Emocional: o consumidor do futuro
O que é a Neurociência Aplicada ao Consumo
Ferramentas da Neurociência Aplicada ao Consumo
Estudo de neurociência aplicada ao consumo: ferramentas e métricas
Estação 2
Neurociência aplicada à Comunicação (conceitos, casos e Insights)
Neurociência aplicada ao Design de Espaços de Consumo (conceitos, casos e Insights)
Estação 3
Neurociência aplicada à Web (conceitos, casos e Insights)
Neurociência aplicada à Negociação, uma relação emocional (conceitos, Modelo de Conversão e 3 Insights)
Estação 4
Criação de um Espaço Sensorial de Consumo (dinâmica de grupo)
10 Insights indispensáveis para os Negócios do Futuro
Estação 5
Inteligência Emocional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O desenvolvimento das aulas decorrerão conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular. Serão fornecidos todos os elementos de informação para que os alunos assimilam os conhecimentos científicos e técnicos estipulados nos objetivos da unidade curricular. Serão apresentados casos práticos por cada ponto do programa por forma a desenvolver a discussão e reflexão crítica.
Bibliografia Principal
Rodrigues, F.; Diogo, J. & Oliveira, M.;Princípios de Neuromarketing. Neurociência Cognitiva apicada ao consumo, Espaço e Design, PsicoSoma, 2015 |
Carvalho, J. E.;Neuroeconomia: Ensaio sobre a Sociobiologia do Comportamento., Edições Sílabo, 2009 |
Camargo, P.;Neuromarketing: Descodificando a Mente do Consumidor. , Edições IPAM, 2009 Remondes, et al. Marketing Digital e Ecommerce ¿ 3., PsicoSoma, 2019 |
Métodos de Ensino
Expositivo e reflexivo fazendo recurso à discussão de casos práticos, visualização vídeos e testemunho de um convidado da área do NeuroBusiness. Método ativo e projetivo com atividade com recurso a Legos.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
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Total: |
0 |
Avaliação Contínua
Participação + Exercício Prático