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Sistemas de Controlo de Gestão

Código: MBA33    Sigla: SCG

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MBAEX Plano de Estudos 2020 4 24 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 24,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

OBJETIVOS

Neste módulo pretende-se que os participantes tomem conhecimento da necessidade, da utilidade e dos principais instrumentos do Controlo de Gestão e seus sistemas. Assim, privilegiou-se uma abordagem ampla, colocando os participantes em contato com várias ferramentas e sistemas do Controlo de Gestão
Compreender a relevância do Controlo de Gestão e alguns dos seus principais instrumentos.
O Controlo de Gestão como função agregadora e multidisciplinar dentro da organização
Desenvolvimento de conhecimentos que permitam acompanhar e integrar o desenvolvimento de instrumentos de sistemas de Controlo de Gestão nas organizações.
Compreender como as ferramentas de Controlo de Gestão se podem transformar em instrumentos para implementação da estratégia e criação e valor nas organizações.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS


Conhecimento do papel e importância da função de controller
Familiarizar os participantes com ferramentas do Controlo de Gestão
Dotar os participantes com os conhecimentos para integração de equipas responsáveis pela implementação ou desenvolvimento de Sistemas de Controlo de Gestão ou acompanhar a sua evolução
Fomentar uma visão integrada e análise quantitativa de várias áreas da empresa
Obtenção de conhecimentos de Activity Based Costing (Custeio Baseado nas Atividades) Balanced Scorecard, Key Performance Indicators (KPI¿s), Elaboração de Orçamentos e Gestão Baseada no valor.

Programa

I - O que é o controlo de Gestão

1. Importância do Controlo de gestão
2. A função de Controlo de Gestão e a sua participação na estratégia
3. O perfil e o papel do Controller de Gestão


II - Sistemas de Produção

1. Manufacturing/Nonmanufacturing Operations
2. Categorias Sistemas Produção e de Sistemas Prestação Serviços
3. Desafios particulares Sistemas Prestação Serviços


III - Custos, Sistemas de Custeio e Análise "Preço-Volume-Resultados"

1. Tipos de Custos
2. Análise Preço-Volume-Resultado

a. Em empresas de serviços
b. Existência de vários produtos

IV - Custeio Baseado nas Atividades - CBA (Activity Based Costing)

1. A mudança da realidade: importância crescente dos custos indiretos
2. Overcosting, Undercosting e Product-cost Cross-Subsidization
3. Redefinição Sistemas de Custeio
4. Activity Based Costing System
5. Hierarquias de Custos
6. Implementação do CBA
7. Time Driven Activity Based Costing (TDABC)
8. Activity Based Costing/Management (ABC/M)
9. Implementação do ABC/M
a. Benefícios e Méritos
b. Dificuldades e Críticas


V - Planeamento e Orçamentação

1. A Gestão Orçamental
2. A função e importância do orçamento
3. Tipos de Orçamentos
4. O orçamento como ferramenta de planeamento e implementação estratégica
5. Construção de orçamentos
6. Controlo Orçamental

VI - A Gestão Baseada no Valor (Value-Based Management)

1. A Margem de Contribuição Residual [Residual Income]
2. Economic Value Added®
3. Market Value Added



VII - Balanced Scorecard

1. O Balanced Scorecard (BSC)
2. Tableau de Bord versus BSC
3. As 4 perspetivas do BSC
4. O BSC como Sistema de Gestão Estratégica
5. Key Performance Indicators (KPI's)
6. Indicadores lead e indicadores lag
7. A integração do MCR, do EVA e do ABC no BSC
8. Os mapas estratégicos
9. A implementação do BSC
10. Dificuldades Implementação do BSC

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos seleccionados constituem os que se consideraram como relevantes na temática do controlo de gestão, tendo em consideração a natureza da UC e atenta a realidade empresarial nacional.

Assim, introduz-se o maior número de temas que são relevantes no Controlo de Gestão, privilegiando uma abordagem de banda larga, colocando os alunos em contacto com as ferramentas mais relevantes e de maior utilização prática.

Bibliografia Principal

Datar, Srikant, Madhav V. Rajan;Horngre's Cost Accounting - A Managerial Emphasis, Pearson, 2018. ISBN: 978-1-292-21154-1 (16ª edição)
Jordan, H., Neves, J. C. D., & Rodrigues, J. A.;O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, Áreas Editora, 2005. ISBN: 972-8472-88-99 (6ª edição)

Bibliografia Complementar

Neves, João Carvalho;Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa, Texto Editores, 2011. ISBN: 978-972-47-4297-7
Carlos Borralho;Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão, Edições Sílabo, 2018. ISBN: 978-972-618-975-6
Young, S. David, Stephen F. O'Byrne;EVA and Value-Based Management, McGraw-Hill, 2001. ISBN: 0-07-136439-0
Kaplan, Robert S., David P. Norton;The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action, Harvard Business Review Press, 1996. ISBN: 978-0875846514
Kaplan, Robert S., David P. Norton;Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press, 2004. ISBN: 978-1591391340

Métodos de Ensino

Os Conteúdos Programáticos do módulo são apresentados nas aulas e sempre que adequado e possível, ilustrados com exemplos. Serão também propostos casos para discussão e análise em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

A avaliação contínua será aferida pela participação ativa e interessada nos alunos em sala de aula, pela sua intervenção, realização e discussão dos casos propostos e das matérias lecionadas.

Entende-se que os participantes apresentam uma atitude empenhada e contribuem para o bom desenvolvimento dos trabalhos, em proveito da apreensão das matérias propostas.

A realização do trabalho individual será também uma oportunidade de desenvolver os conteúdos programáticos ministrados, pela exploração própria e aplicação dos referidos conteúdos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através de uma exposição dos conteúdos e sua relevância, os alunos entrarão em contacto e tomarão conhecimento da temática, problemática e importância.

A utilização de exemplos facilitará compreensão dos temas, bem como permitirão o contacto com a realidade e demonstração da aplicabilidade e relevância das ferramentas.

Será ainda utilizada a metodologia de análise/resolução de casos que permitem a consolidação das matérias e exemplificação da prática do Controlo de Gestão.